Top_default

Energia consciente

LORENZO ENRICO FELICE LORENZETTI EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

Nosso projeto trabalha o consumo consciente. Somos três turmas dos 3º anos da Emeb Lorenzo Enrico Felice Lorenzetti e estamos trabalhando com o consumo de Energia Elétrica a partir do Livro didático sobre A água.

Atividades:

Atividades do livro sobre a energia elétrica, a importância da água. Rodas de conversa sobre os nossos hábitos. Faremos cartazes e panfletos que serão distribuídos numa caminhada pelo bairro. Nas aulas de Informática os alunos farão o percurso do site Edukatu.

Desejos:

Desejo que estes alunos tornem-se cidadãos melhores, mais conscientes. Desejo que nosso bairro aprende a cuidar melhor da natureza, pois vivemos numa área de manancial. E que esta Escola seja referência em consumo consciente nesta cidade.

Pessoas:

Nosso projeto envolve os professores e alunos dos terceiros anos, a diretora e a professora de informática.

Novidades da Equipe

12. O que você achou do percurso?

12
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Eu gostei de participar deste projeto. Aprendi muito, juntamente com os alunos. Gostei da roda de conversa que a Milena realizou com as turmas, dando exemplos reais dos perigos que a energia tem. Finalizamos com a passeata, utilizando radio com microfone, momento em que os próprios alunos puderam falar e demonstrar a comunidade tudo o que aprenderam.

0
0
2 meses

11. Hora de celebrar!

12
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Nos adoramos o projeto e todo o percurso que fizemos juntos. Creio que será uma aprendizagem para a vida inteira deles.

0
0
2 meses

10. Feira de Ciências

12
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_img-20191025-wa0028

Resposta:

Em nossa escola fizemos uma passeata pelo bairro, conscientizando os moradores sobre a importância de economizar energia. Os alunos foram protagonistas desse evento do começo ao fim, com a construção de cartazes em grupos, e com o protagonismo deles pelas ruas do bairro.

0
0
2 meses

09. As alternativas para a energia

12
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_20191104_170533

Resposta:

Juntamente com a Papp realizamos o experimento na sala com os alunos. Eu e todos os alunos gostamos muito.

0
0
2 meses

08. Escolhas com economia

12
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Escolheria a etiqueta A, pois o refrigerador gasta menos energia.

0
0
2 meses

01. Por onde começar?

17
Jun

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

O vídeo traz a importância da conscientização do consumo consciente. De pensar em atitudes do nosso dia a dia, como atitudes simples de jogar o papel no lixo, apagar a luz quando sair de uma ambiente.

0
0
7 meses

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
LORENZO ENRICO FELICE LORENZETTI EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_21192951_1749648138396054_4183347640299297288_n
EMEB LORENZO ENRICO FELICE LORENZETE
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP