Top_default

Conscientizar para viver bem

THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais.

Atividades:

Identificar os materiais reutilizáveis, relacionando-os ao consumo de recursos naturais e evitando o uso desnecessário. Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista suas propriedades (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Propor ações para o descarte adequado de diferentes materiais do cotidiano. Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais. Trabalhar com agricultura orgânica e conscientizar sobre a alimentação saudável.

Desejos:

Desejamos ter alunos conscientes e que transmitam as vivencias aprendidas as famílias.

Pessoas:

Sim. Nosso projeto envolve todos os alunos da escola, pois realizamos diariamente a coleta durante a merenda de resíduos orgânicos para compostagem. Realizamos também a coleta seletiva nas salas de aula. E a comunidade participa da ação de troca de óleo de cozinha por sabão

Novidades da equipe

05. Avaliação

27
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Observamos que após o projeto os alunos estão mais conscientes no momento de se servir, que os restos papéis da sala de aula estão ficado separados. Também observamos que em alguns momentos as caixas de papelão que recebemos com os alimentos ou materiais escolares estão sendo reaproveitadas. Além de continuar a participar da coleta de óleo que trocamos por sabão, que toda a comunidade local nos procuram para fazer.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por ´Viviane da Rocha elias

04. Mão na massa!

27
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Realizamos estudos em sala de aula, participamos dos momentos de manipulação dos materiais para compostagem, plantamos e estamos esperando para colher. Também realizamos uma Oficina com a Milena do Edukatu, oficinas com a CRAISA (Saladas de verduras e frutas) Palestras e jogos sobre alimentação saudável.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por ´Viviane da Rocha elias

03. Desenhando a Campanha

27
Set

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Fizemos cartazes para explicar as cores e as possibilidades de reciclagem. A turma do 5º ano passou em todas as salas entregado folder e explicando sobre a importância de contribuir com o meio ambiente.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por ´Viviane da Rocha elias

02. Planejando a campanha

27
Set

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nós colocamos um balde na merenda para recolher os restos de alimentos, ou seja casca de banana, resto da maça ou de alguma outra fruta que é servida. No final do dia, um grupo de aluno acompanha os funcionários da limpeza responsável pela compostagem. Vamos até a horta de colocamos estes restos de alimentos e cobrimos com terra. Calculamos que dia diariamente temos 3 quilos de resíduos.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por ´Viviane da Rocha elias

02. Menos é mais

30
Jul

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

0
0
mais de 5 anos
Publicado por ´Viviane da Rocha elias

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
THEREZINHA MONTEIRO DE BARROS NOSE PROFA EMEIEF
SANTO ANDRE, SP