Top_default

LABORATÓRIO DE INTELIGENCIA DO AMBIENTE URBANO

EMEF PROF JUDITH MACEDO DE ARAUJO | PORTO ALEGRE - RS

Projeto da equipe

Ideias:

No ano de 1999 a então professora de geografia Cleonice de Carvalho criou um grupo de ecoguias chamado de Amigos do Planeta Verde, em uma parceria tutorada pelo professor Rualdo Menegat, da UFRGS. O grupo passou a atuar na alfabetização ecológica, visando ampliar a conscientização ambiental a compreensão das intricadas relações que se estabelecem entre os humanos e o meio. O projeto iniciado na EMEF Judith foi ampliado para mais de 30 escolas municipais e passou a se chamar Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano. Desde a sua criação até hoje, passaram pelo LIAU da EMEF Judith 4 professores e, pelo menos, 600 estudantes. A relevância socioambiental do Projeto se estrutura a partir da busca por uma pedagogia da autonomia, ativa e participativa, baseada na resolução de situações-problema e na seleção de temas de interesse da comunidade escolar e da realidade vivida, da sua geograficidade.

Atividades:

1) Ampliar a rede de trocas e a economia solidária junto à comunidade; 2) Expandir a qualidade dos tutoriais produzidos postados no youtube; 3) Aprofundar o estudo e mapeamento das áreas de risco da região; 4) Produzir novas maquetes com uso de iluminação e auto-relevo; 5) Criar um relógio solar; 6) Criar uma Espiral de Ervas; 7) Qualificar o estudo das PANC’s; 8) Montar um aquário representando o ambiente lacustre da região; 9) Produzir vasos e fontes de água (ecossistemas); 10) Organizar a Gincana Ecológica da EMEF Judith; 11) Aumentar o número de turmas dos ciclos iniciais atendidas pelo LIAU; 12) Promover novas saídas de campo; 13) Produzir pesquisa sobre Percepção Ambiental; 14) Criar campanha de cuidado para com o espaço escolar; 15) Plantar e distribuir mudas de árvores nas ruas do bairro; 16) Construir uma cisterna para reuso da água da chuva; 17) Construir uma casa ecológica (materiais recicláveis); 18) Mapear e emplacar espécies de plantas da trilha do morro Pelado; 19) Pintar uma rosa-dos-ventos no pátio da escola; 20) Construir um Sistema Solar em escala e proporção de dimensões; 21) Promover o “Cinema Verde” e o “Ecodebate”.

Desejos:

Desejo participar da criação de uma escola "verde", uma referência em sustentabilidade e alfabetização ecológica, para que se possa influenciar a comunidade carente que a cerca. Valorizar a economia local e o seu desenvolvimento comunitário, apresentando outra proposta de trabalho e renda que não os trabalhos braçais ou o tráfico de drogas. O presente projeto existe ha quase 20 anos e não pretendemos finalizá-lo.

Pessoas:

Estamos reestruturando a Horta da Escola para que ela possa se tornar uma horta comunitária. O LIAU desenvolve atividades direta com os 30 estudantes inscritos no projeto e os 900 alunos da EMEF JUdith. Para além disso, fazemos trocas de mudas e plantio de arvores na comunidade.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF PROF JUDITH MACEDO DE ARAUJO
PORTO ALEGRE, RS