Top_default

Tintas naturais: o que os alimentos colorem?

MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB | VALINHOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Nossos alunos têm experimentado a criação de tintas ou tinturas pela mistura de cascas, sementes moídas, suco de verduras. As misturas foram feitas e diluídas em água, álcool de cereais e vinagre branco. A ideia surgiu como alternativa ao reuso de materiais orgânicos, como a casca da beterraba, borra de café, cascas de cebola. Temos estimulado a observação dos resíduos que descartamos, principalmente no preparo dos alimentos. Também foram trazidos vidros de conserva e garrafas plásticas para abrigarmos as tinturas produzidas.

Atividades:

  • Observação dos materiais
  • Tipos de misturas
  • Processos de misturas homogêneas e heterogêneas
  • Diluição e observação de diferentes substâncias
  • Transformação da matéria
  • Criação de desenhos e produções artísticas com os materiais
  • Escrita e leitura das receitas e modos de preparo das tintas
  • Produção de material escrito para a divulgação das nossas atividades para as famílias

Desejos:

Desejamos que as crianças consigam observar outros usos, além dos habituais, para os alimentos. Que eles conheçam as histórias de diversos povos que utilizam elementos naturais como possibilidades artísticas. E que possam criar materiais de pintura sem depender da compra do produto pronto. Desejamos estimular a criatividade e o senso científico para as misturas de substâncias.

Pessoas:

São três turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, equipe gestora e famílias, aproximadamente 60 famílias, a princípio.

Novidades da equipe

04. Mão na massa!

28
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

0
0
quase 5 anos
Publicado por Mariana Montoro Moretti

03. Desenhando a Campanha

28
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Fizemos a coleta dos materiais ao longo do semestre e utilizamos para acomodar as tintas naturais e medir as quantidades.

0
0
quase 5 anos
Publicado por Mariana Montoro Moretti

03. Desenhando a Campanha

28
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Fizemos a coleta dos materiais ao longo do semestre e utilizamos para acomodar as tintas naturais e medir as quantidades.

0
0
quase 5 anos
Publicado por Mariana Montoro Moretti

02. Planejando a campanha

28
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nossas turmas realizaram pesquisas com materiais de embalagens para a construção de sólidos geométricos, medidas de capacidades e fabricação de tintas naturais. Todas as crianças arrecadaram potes e vidros, gerando mais de 20 embalagens para os três projetos.

0
0
quase 5 anos
Publicado por Mariana Montoro Moretti

03. Banho e desperdício não combinam

22
Out


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Mariana Montoro Moretti

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
MARLI APARECIDA BORELLI BAZETTO PROFESSORA EMEB
VALINHOS, SP