Top_default

PIRAMIDE DA NECESSIDADE

TOMOHARU KIMBARA EMEB | VALINHOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O PROJETO NASCEU DO CONVITE DA S.E DE VALINHOS PARA INCLUIR NOS CONTEÚDOS DO PLANO DE ENSINO A PARCEIRA COM A ONG EDUKATU. o OBJETIVO É DESPERTAR NAS CRIANÇAS DO 3º ANO, A RESPONSABILIDADE E A CONSCIÊNCIA SOBRE A NECESSIDADE DE TUDO QUE CONSUMIMOS E COMPRAMOS. a PIRAMIDE DA NECESSIDADE PESQUISADA E ENCONTRADA NO INTERNET, TRAZ INDAGAÇÕES BÁSICAS SOBRE O ASSUNTO. POR SER UMA COMUNIDADE RURAL, NOSSOS ALUNOS TEM UM PODER AQUISITIVO BEM RESTRITO, NEM POR ISSO, DEIXAM DE SER "BONS CONSUMISTAS". NADA MELHOR QUE TRATAR DESTE ASSUNTO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE.

Atividades:

EM ANDAMENTO, IREMOS PRIMEIRO ASSISTIR AOS VÍDEOS DISPONIBILIZADOS PELO AKATU.

Desejos:

PREOCUPAÇÃO DE TODOS A RESPEITO DAQUILO QUE SE ADQUIRE SEM NECESSIDADE REAL E O DESTINO QUE PODE SER DADO ÀS COISAS QUE NÃO NOS SERVE MAIS.

Pessoas:

TRABALHAREMOS COM A POSSIBILIDADE DE ENVOLVER DE INICIO OS ALUNOS DO 3ºANO E SUAS FAMILIAS.

Novidades da equipe

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

29
Nov

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

OBSERVANDO A ESCOLA!!! ANDAMOS POR ALGUNS LUGARES ONDE TEM TORNEIRAS. ENCONTRAMOS MAIORES PROBLEMAS NOS BANHEIROS MAS NÃO POR VAZAMENTOS E SIM PORQUE AS CRIANÇAS NÃO FECHAM AS TORNEIRAS ATÉ O FIM. ENTÃO PASSAMOS NAS SALAS PARA AVISAR SOBRE O DESPERDÍCIO E COLOCAMOS ALGUNS AVISO! "AMIGOS...SEMPRE CONFIRAM SE AS TORNEIRAS ESTÃO FECHADAS"!!!

0
0
mais de 4 anos

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

29
Nov

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

OBSERVANDO A ESCOLA!!! ANDAMOS POR ALGUNS LUGARES ONDE TEM TORNEIRAS. ENCONTRAMOS MAIORES PROBLEMAS NOS BANHEIROS MAS NÃO POR VAZAMENTOS E SIM PORQUE AS CRIANÇAS NÃO FECHAM AS TORNEIRAS ATÉ O FIM. ENTÃO PASSAMOS NAS SALAS PARA AVISAR SOBRE O DESPERDÍCIO E COLOCAMOS ALGUNS AVISO! "AMIGOS...SEMPRE CONFIRAM SE AS TORNEIRAS ESTÃO FECHADAS"!!!

0
0
mais de 4 anos

02. Observando a água em nossa casa

29
Nov

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

RELATO DA ALUNA LARISSA FURTADO RAMOS DA SILVA EM MINHA CASA MORAM SEIS PESSOAS E SERÃO SETE QUANDO O BEBÊ DA MINHA TIA NASCER. COM TANTA GENTE MORANDO JUNTO GASTAMOS MESMO MUITA ÁGUA PORQUE FAZEMOS MUITAS COISAS QUE UTILIZAM A ÁGUA. O LUGAR E HORA EM QUE MAIS SE CONSOME ÁGUA EM CASA É NA HORA DO BANHO. MEU PRIMO MESMO FICA MUITO TEMPO TOMANDO BANHO, ATÉ MINHA TIA FICAR BRAVA COM ELE. MINHA MÃE É A QUE DEMORA MENOS TEMPO. COM CERTEZA A HORA DO BANHO É QUE A ÁGUA VAI PARA O RALO! DEPOIS DE SABER MAIS SOBRE OS RECURSOS NATURAIS, FALO COM TODOS DE CASA SOBRE COMO PODEMOS ECONOMIZAR. VAMOS ESPERAR AS MUDANÇAS NA CONTA DE ÁGUA.

0
0
mais de 4 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

27
Nov

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

PROJETO EDUKATU – PESQUISA: PERCURSO TERRA 1- RODA DE CONVERSA: ASSUNTO: “TUDO O QUE CONSUMIMOS VEM DA TERRA E VOLTA PARA A TERRA” COM A TURMA FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA E DISCUTIMOS SOBRE O MOMENTO EM QUE CADA UMA DAS FAMÍLIAS FAZEM COMPRAS NO MÊS. A PESQUISA FOI SOBRE OS PRODUTOS QUE SÃO ADQUIRIDOS, A PEDIDO DAS CRIANÇAS. SEGUE A TABELA DA PESQUISA: ALUNOS SALGAD. DANONE IORGURTE BOLINHO REFRIG. BOLACHA SUCO LEITE AMANDA ANA X X GIOVANNA X X X GYOVANNA X X X X X X KAROL X LARISSA X X X X LORRANY X X X X X LUCAS X X X RALLYSON X WESDREY X X 2- TIPOS DE LIXO PRODUZIDOS - PLÁSTICO - PAPEL - CAIXINHAS - ALUMÍNIO 3- SELEÇÃO DE RESÍDUOS NESTA TURMA, SOMENTE EM TRÊS RESIDÊNCIAS SE FAZ A SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS PELA FAMÍLIA. 4- ALIMENTOS SAUDÁVEIS POR SE TRATAR DE UMA COMUNIDADE RURAL, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS SÃO PRODUZIDOS E CONSUMIDOS CONSTANTEMENTE, EMBORA NEM TODAS AS CRIANÇAS SEJAM ADEPTAS DESTES ALIMENTOS.

0
0
mais de 4 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP
Thumb_sq_default
TOMOHARU KIMBARA EMEB
VALINHOS, SP

e mais 5 membros (ver todos)