- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Atividade em grupo \0/
Você e sua equipe têm agora um desafio!
É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.
Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.
1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.
Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!
Resposta:
OBSERVANDO A ESCOLA!!!
ANDAMOS POR ALGUNS LUGARES ONDE TEM TORNEIRAS.
ENCONTRAMOS MAIORES PROBLEMAS NOS BANHEIROS MAS NÃO POR VAZAMENTOS E SIM PORQUE AS CRIANÇAS NÃO FECHAM AS TORNEIRAS ATÉ O FIM.
ENTÃO PASSAMOS NAS SALAS PARA AVISAR SOBRE O DESPERDÍCIO E COLOCAMOS ALGUNS AVISO!
"AMIGOS...SEMPRE CONFIRAM SE AS TORNEIRAS ESTÃO FECHADAS"!!!
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Atividade em grupo \0/
Você e sua equipe têm agora um desafio!
É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.
Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.
1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.
Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!
Resposta:
OBSERVANDO A ESCOLA!!!
ANDAMOS POR ALGUNS LUGARES ONDE TEM TORNEIRAS.
ENCONTRAMOS MAIORES PROBLEMAS NOS BANHEIROS MAS NÃO POR VAZAMENTOS E SIM PORQUE AS CRIANÇAS NÃO FECHAM AS TORNEIRAS ATÉ O FIM.
ENTÃO PASSAMOS NAS SALAS PARA AVISAR SOBRE O DESPERDÍCIO E COLOCAMOS ALGUNS AVISO!
"AMIGOS...SEMPRE CONFIRAM SE AS TORNEIRAS ESTÃO FECHADAS"!!!
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?
Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?
1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).
2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.
3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!
Resposta:
RELATO DA ALUNA LARISSA FURTADO RAMOS DA SILVA
EM MINHA CASA MORAM SEIS PESSOAS E SERÃO SETE QUANDO O BEBÊ DA MINHA TIA NASCER.
COM TANTA GENTE MORANDO JUNTO GASTAMOS MESMO MUITA ÁGUA PORQUE FAZEMOS MUITAS COISAS QUE UTILIZAM A ÁGUA.
O LUGAR E HORA EM QUE MAIS SE CONSOME ÁGUA EM CASA É NA HORA DO BANHO.
MEU PRIMO MESMO FICA MUITO TEMPO TOMANDO BANHO, ATÉ MINHA TIA FICAR BRAVA COM ELE.
MINHA MÃE É A QUE DEMORA MENOS TEMPO.
COM CERTEZA A HORA DO BANHO É QUE A ÁGUA VAI PARA O RALO!
DEPOIS DE SABER MAIS SOBRE OS RECURSOS NATURAIS, FALO COM TODOS DE CASA SOBRE COMO PODEMOS ECONOMIZAR.
VAMOS ESPERAR AS MUDANÇAS NA CONTA DE ÁGUA.
- Natureza
- -
- Percurso Terra
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
PROJETO EDUKATU – PESQUISA: PERCURSO TERRA
1- RODA DE CONVERSA:
ASSUNTO: “TUDO O QUE CONSUMIMOS VEM DA TERRA E VOLTA PARA A TERRA”
COM A TURMA FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA E DISCUTIMOS SOBRE O MOMENTO EM QUE CADA UMA DAS FAMÍLIAS FAZEM COMPRAS NO MÊS.
A PESQUISA FOI SOBRE OS PRODUTOS QUE SÃO ADQUIRIDOS, A PEDIDO DAS CRIANÇAS.
SEGUE A TABELA DA PESQUISA:
ALUNOS SALGAD. DANONE IORGURTE BOLINHO REFRIG. BOLACHA SUCO LEITE
AMANDA
ANA X X
GIOVANNA X X X
GYOVANNA X X X X X X
KAROL X
LARISSA X X X X
LORRANY X X X X X
LUCAS X X X
RALLYSON X
WESDREY X X
2- TIPOS DE LIXO PRODUZIDOS
- PLÁSTICO
- PAPEL
- CAIXINHAS
- ALUMÍNIO
3- SELEÇÃO DE RESÍDUOS
NESTA TURMA, SOMENTE EM TRÊS RESIDÊNCIAS SE FAZ A SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS PELA FAMÍLIA.
4- ALIMENTOS SAUDÁVEIS
POR SE TRATAR DE UMA COMUNIDADE RURAL, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS SÃO PRODUZIDOS E CONSUMIDOS CONSTANTEMENTE, EMBORA NEM TODAS AS CRIANÇAS SEJAM ADEPTAS DESTES ALIMENTOS.