Top_default

Desenvolvimento Sustentável

ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Sim! Por perceber a quantidade de descarte de alimentos e outros lixos orgânicos ,percebemos a necessidade de trabalharmos com esse tema,após conversa com os alunos vimos que muitos deles percebiam a quantidade de resto de alimentos, cascas de frutas e outros estava sendo jogados fora na escola e em suas casas também. Dai pensamos no que fazer para diminuir o desperdicio?

Atividades:

Na hora do recreio pegar somente a quantidade de merenda suficiente. Fazer adubo com casca de bananas. Usar as cascas do ovo como adubo para planta e na alimentação. Orientar os familiares em casa quanto ao reaproveitamento de cascas de frutas e outros.

Desejos:

O objetivo principal desse projeto é fazer com que os alunos percebam que podemos fazer mais pelo meio ambiente,com menos desperdicio fazendo com que as nossas fontes de alimentação não entre em escarces

Pessoas:

Esse projeto envolve os alunos das duas turmas do 4 ano seus pais e funcionários da escola principalmente as merendeiras.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

30
Nov

Blank

Resposta:

Os meus alunos tiveram dificuldades porque a sua maioria não tem acesso a internet,por serem de baixa renda e alguns pais estão desempregados e sem condições de colocarem crédito no celular. Aqueles poucos que conseguiram foi depois de muitas tentativas e erros. Não consegui adaptar as atividades para minha aluna com autismo,por isso ela não realizou as atividades. Senti grande dificuldade em realizar essas tarefas por conta do isolamento social, infelizmente não tivemos muito suporte.

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

18
Nov

Blank

Resposta:

Por conta da dificuldade de acesso a internet e a dificuldade de impressão das atividades na escola que trabalho meus parte de meus alunos não fizeram as atividades. Os que fizeram tiveram dificuldades de acessar a plataforma por conta de falta de entendimento de algumas informações.

04. Como seriam?

14
Out

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a água presente nas coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria em sua produção e na quantidade de água consumida?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

03. Entrevista

14
Out

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como economizar água?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito e onde, e se tem água. Depois disso, peça sugestões de como o balde pode ajudar a reduzir o desperdício de água.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

Por conta do distanciamento social devido ao covid19 essa atividade não pode ser realizada.

02. De onde vêm as coisas?

14
Out

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1.Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2.Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais, principalmente a água, presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3.Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

O balde é feito de alumínio A cola é feita de látex retirada da seringueira canetas feitas de plástico Todos esses materiais precisam de energia para serem transformados e a água também é utilizada como fonte de energia

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

14
Out

Agora é a hora de pensar como podemos colocar o que você em prática! Vamos lá?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_https___i.pinimg.com_originals_ce_f3_1b_cef31be05cf80a58c9b12eedd3ddf30b

Resposta:

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

28
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

A forma que podemos economizar observando como a utilizamos.

08. Desafio: uso integral de alimentos

28
Set

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

Aqui na nossa escola não pudemos fazer essa atividade por conta do distanciamento social por conta da pandemia de covid19

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

28
Set

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Verificou-se alguns vazamentos na escola, avisamos ao dono do prédio que é alugado,porém o mesmo não tomou nenhuma providência.

02. Observando a água em nossa casa

28
Set

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Aqui em casa onde se gasta mais água é na lavagem de roupas (máquina de lavar) e nos banhos muito longos, já expliquei que a maior parte da água da Terra é salgada e que pode acabar mais eles continuam achando que nossas fontes naturais são infinitas. Então estipulamos tempo para tudo, mais as vezes o povo esquece.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20200809_230104_351
ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ASBREMFO ASSOC B RECREAT MORAD DA R DAS FONTES
CANDEIAS, BA