Top_download

O lixo é seu

ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Trabalhar sustentabilidade faz parte do processo de ensino e aprendizagem nas escolas.Conscientizar os nossos jovens em relação AOS CUIDADOS COM O meio ambiente, é tão necessário quanto as demais temáticas que estão dentro do currículo. Muitos deles não são instruídos de forma correta em relação a preservação do meio ambiente. O lixo por exemplo, é exposto em qualquer local, inclusive à sala de aula; daí a necessidade de se trabalhar projetos de conscientização. Esse tema ja trabalhei em outras escolas, a que estou lotada atualmente é o meu segundo ano de trabalho, por isso se encontra em implementação, adequações a nova realidade. É conhecendo a clientela que surgem as ideias de trabalhar projetos ou temáticas.

Atividades:

Quando trabalhei foram atividades de conscientização, como o que é lixo?Coleta seletiva dentro da escola, palestras em parceria com uma empresa que realizava esse trabalho no município, quando solicitávamos( Empresa Novelis), produzimos objetos reciclando materiais, apresentamos um desfile e outros materiais recicláveis passamos para uma ONG que recolheu na escola.

Desejos:

Espero que as pessoas aprendam no minimo preservar o local que vivem, e que os alunos absorvam o conhecimento e se tornem multiplicadores de atitudes conscientes de preservação do meio ambiente.

Pessoas:

Como citei na questão anterior, foi com o envolvimento de pessoas da comunidade, ONGS, empresas , alunos e professores.

Novidades da equipe

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

4
Nov

Medium_sem_t_tulo

Resposta:

Olá, relato das atividades 1 e 2, do Percurso Turma que Recicla. Essas atividades foram enviadas para todos os alunos, cerca de sessenta, tanto pelo whatsapp, quanto pelo google sala de aula,Porem o retorno não foi satisfatório. Não houve necessidade de modifica-las, pois entendemos que são coerentes com o nível de conhecimento dos alunos. Não apresentaram duvidas no momento que houve para dialogo, entretanto não deram o retorno esperado. As atividades foram trabalhadas permeando a temática: O lixo é seu, para despertar interesse aos alunos, mas não foi o bastante para motiva-los. As atividades são boas ,mas o momento não foi oportuno para esse trabalho. Olá, relato das atividades 3 e 4. As atividades 3 e 4, foram enviadas a todos os alunos, seguindo a mesma proposta das atividades anteriores, abordando a temática: O lixo é seu.Foi apresentada aos alunos, houve aceitação, demonstraram compreensão, mas pouco retorno. Como mencionei no relato anterior, o momento o qual estamos vivendo, não foi propicio para o desenvolvimento desse trabalho. Porem, alguns alunos, os quais deram retorno das atividades, responderam com seriedade. Fizeram registros do lixo produzido no decorrer da semana e retornaram pelo whatsapp e google sala de aula. Segue em anexo, uma imagem dessa atividade. As demais questões foram respondidas com clareza e conseguiram distinguir o que tem no seu lixo, que não é lixo. Portanto,no tocante a essas questões, objetivo alcançado em parte, por alguns dos alunos. Olá, relatório referente ao desenvolvimento das atividades 5,6 e 7. As referidas atividades foram encaminhadas aos alunos, via os mesmos canais de comunicação que utilizamos no momento: Whatsapp e Google sala de aula. Dessa forma, para que todos tivessem acesso, entretanto, assim como as atividades anteriores, poucos deram retorno, não por falta de acesso e sim pouco interesse. Haja vista, não houve necessidade de adaptá-las, foram enviadas na integra e em primeiro momento, não houve duvidas em relação a proposta de cada atividade. Porem, ao retornarem a questão cinco, que seria a feira de trocas, foi pouco pensado, poderiam planejar melhor. As atividades 6 e 7, nota-se que houve compreensão e responderam com coerência, deu para perceber que houve entendimento entre o que são resíduos e o que são rejeitos. Porem, muitas outras ações , como: observar resultados do projeto, em relação mudanças de atitudes das pessoas, na escola, na comunidade e nas famílias, ficaram por acontecer. Muitos deles não ficaram sabendo da existência do projeto, foi muito complicado realizar esse trabalho a distancia. Posso dizer que, tudo girou em torno de poucos alunos os quais se envolveram de fato, poucas famílias, o professor e coordenação. Esse é o meu sentimento em relação ao desenvolvimento desse projeto. Olá, registro das atividades 8,9,10 e 11. Nessa etapa, finalizando o trabalho com os alunos, poderia está escrevendo bons relatos sobre as atividades desenvolvidas, no entanto, não vou relatar algo que não aconteceu. A proposta de trabalho é boa, necessária nas escolas, mas o momento não foi oportuno a esse trabalho. A começar pelo envolvimento da equipe escolar, que não foi possível, poucos alunos se envolveram, já são uma juventude com pouca vontade de estudar e de forma remota , mais difícil ficou. Finalizo com a sensação, de que o projeto não alcançou 30% do objetivo. Esse não é o trabalho que gosto de desenvolver, vejo como um faz de conta. Em relação as atividades citadas seguimos o mesmo procedimento das anteriores, onde todos tiveram acesso,as postagens, aos vídeos, mas poucos deram retorno. A tabela do lixo acharam que não deveriam repetir e não fizeram, mesmo com orientações, pouco interessante pra eles. A atividade 8, alguns conseguiram baixar no celular e jogar, já a atividade 9, que foi uma pesquisa para visitar pontos de descarte ou cooperativa, acredito que o momento não foi oportuno, devido a pandemia, onde estamos vivendo com restrições e bastante cuidados. Os vídeos foram enviados a todos, pelo WhatsApp, as últimas atividades as quais dependiam desse recurso, foram respondidas com convicção. Finalizo com a sensação de dever cumprido, porém objetivos não alcançados.

1
0
mais de 3 anos

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

4
Nov

Blank

Resposta:

Olá, relato da atividade 1 e 2, do Percurso Turma que Recicla. Essas atividades foram enviadas para todos os alunos, cerca de sessenta, tanto pelo whatsapp quanto pelo google sala de aula,Porem o retorno não foi satisfatório. Não houve necessidade de modifica-las, pois entendemos que são coerentes com o nível de conhecimento dos alunos. Não apresentaram duvidas no momento que houve para dialogo, entretanto não deram o retorno esperado. As atividades foram trabalhadas permeando a temática: O lixo é seu, para despertar interesse aos alunos, mas não foi o bastante para motiva-los. As atividades são boas ,mas o momento não foi oportuno para esse trabalho.

1
0
mais de 3 anos

01. Diário de Mesa

24
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar com uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

Minha alimentação de hoje, dia 24/08 Feijão preparado em casa, acompanhado de arroz branco, peixe fresco, digo não era congelado, preparado também em casa grelhado e salada de verduras. Uma hora apos a refeição ingerir suco de jenipapo feito com a fruta e natural por conta do frio.

1
0
mais de 3 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img-20200820-wa0039
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL PAPA PAULO VI
CANDEIAS, BA

e mais 10 membros (ver todos)