Top_img_20200823_090824

Reciclagem

ESCOLA MUNICIPAL BATISTA | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos para o consumo consciente quanto à preservação do meio ambiente. Para que possam entender de que forma podem ajudar a minimizar a poluição do Meio Ambiente, mostrando atitudes que ajudam a diminuir a poluição.

Atividades:

• Ensinar sobre as práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como papel, garrafas plásticas e outros materiais); • Assistir filmes sobre preservação do meio ambiente e reciclagem. • Construir e colocar latas de lixo apropriadas para a coleta de material reciclável; • Fazer diversas atividade que ensine a separar o lixo, a reaproveitar e até construir brinquedos com o material reciclado. • Construir uma maquete sobre o meio ambiente; • sobre reciclagem, e sua Falar importância; • Discutir a ideia da separação do lixo e o reaproveitamento de embalagens. • Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo; • Construir um brinquedos.

Desejos:

• Que o aluno tenha atitudes consciente com a preservação do meio ambiente, cuidando dos recursos naturais encontrados no mesmo.

Pessoas:

• O projeto é composto basicamente com os alunos do 5º ano da escola municipal Batista, que são 48 alunos.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

5
Nov

Blank

Resposta:

09. Catadores de recicláveis

22
Set

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Bem, é impossível fazer essa atividade já que estamos enfrentando uma pandemia a covid 19.

05. Feira de trocas

15
Set

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_img_20200915_200330

Resposta:

Foi sugerido que os alunos fizesse essa atividade junto com a família devido ao momento que estamos enfrentanda o corvid19 nossas crianças é família não podem está em qualquer lugar então foi sugerido que fizessem uma troca dentro de casa com a família de coisas que eles não queriam mais, mas que serve para o outro

03. Um dia na sua casa

15
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_screenshot_2020-09-21-17-04-00-024_com.whatsapp

Resposta:

Foi sugerido que os alunos separasse em casa o lixo que pudesse ser reciclado ou reaproveitado e usando sua criatividade construir se algo. Antes de fazer a atividade passei um vídeo "6 idéias para reciclar garrafa plástica,do YouTube, para mostrar aos alunos com podemos recicla o lixo.

02. Menos é mais

15
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_img-20200909-wa0189

Resposta:

Para realizar essa atividade eu passei um vídeo com o título “ Sustentabilidade” esta é a família Souza, mostrando a facilidade de ser sustentável, encontrado no YouTube. Para facilitar o aprendizagem do aluno, para o reconhecimento do aluno o que é ser sustentável. Depois pedir que cada aluno fizesse a sua história em quadrinho mostrando uma forma de ser sustentável alguns alunos desenharam outros resolveram produzir texto. Deixei o momento livre para que cada aluno escolhesse a sua produção.

03. Desafio o ar que eu respiro

5
Set

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

2
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BATISTA
CANDEIAS, BA

e mais 45 membros (ver todos)