O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | CANDEIAS - BA
Projeto da equipe
Ideias:
Que existe um projeto no sentido de despertar a conscientização das pessoas. E esse projeto já é comum realizar na escola fazendo com que os alunos tenham uma relação com o meio ambiente, compreendendo a importância do meio ambiente e o uso do lixo nesse processo. Continuamente são realizados ações , atividades voltadas para despertar os alunos e da comunidade escolar para a importância do meio ambiente de forma devida.
Atividades:
As atividades são exibição de vídeos, confecção de materiais concretos, utilização do espaço de dentro da casa para eles explorarem e identificar aquilo que pode ser reutilizados, a participação dele na culinária no manuseio da terra, no plantio de sementes.
Desejos:
Que todos tenham consciência de como reutilizar os resíduos no seu cotidiano. Para que se sensibilizem da importância de reduzir, reutilizar r reciclar.
Pessoas:
A comunidade do entorno não está envolvida de forma significativa considerando o isolamento social. Em respeito em preservação á vida dos alunos e dos familiares, as atividades não estão sendo realizadas, envolvendo a comunidade em si, está limitada os espaços físico da cesta do aluno. Mas no entanto a equipe da escola está envolvida na realização dessas atividades.
1- Sim, pois foi de forma online ou impressas.
2- Sim, todas as atividades, porquê eles são alunos especiais.
3- Não
4- Sim
5- Sim, foram mandados nos grupos.
6- A sugestão é que as atividades seja pensada para o público especial tanbém
7- Sim
Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!
Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.
Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).
E aí, é só colocar suas ideias em prática!
Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.
Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Vamos nessa?
Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?
Resposta:
Foi desenvolvida com outras professoras que também fizeram com os seus alunos. Como estamos em tempos de pandemia não foi feito de forma presencial e sim, de forma remota com os alunos através dos grupos de WhatsApp. O tema escolhido foi do plástico ao plástico , tema proposto pelo portal edukatu. Quem mais participou foram os alunos da turma dos dois turno dentro do possível juntamente com seus familiares.
Os resultados alcançados foi a interação dos alunos a aprender mais sobre o plástico, e desenvolver atividades relacionadas, assim, brincando e criando.
Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?
É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.
Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.
E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!
Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:
Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:
Resposta:
Atividade adaptada para os alunos de forma adaptada, junto com outras questões.
Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.
Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?
Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois, conta para a gente o que você achou:
Assista...
Resposta:
Para melhor entendimento dos meus alunos, adaptamos a atividade de acordo com o conhecimento deles, pedindo para eles.
Pedir para eles pintarem a resposta correta com lápis de cor sobre o plástico no dia a dia deles.
Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.
Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.
Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.
Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?
Confira no infográfico abaixo:
Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:
Resposta:
O plástico é algo muito importante, sem eles ficamos impossibilitados de ter a praticidade no nosso dia a dia. Passamos para os nossos alunos a importância dele e também a responsabilidade que precisamos te ao descartá-lo. Para que assim, ele não venha prejudicar o meio ambiente.
Descartando da forma correta, podemos evitar mais poluição e desastres ambientais.
obs.: Meus alunos são especiais, com isso tendem a ter dificuldades para responder, com isso, adaptamos as atividades para melhorar entendimento deles.
1. Não, as atividades foram adaptadas.
2. Sim, todas para alunos especiais.
3. Não
4. Sim
5. Não
6. Que as atividades seja mais voltadas para alunos especiais.
7. Depende do modo de ensino no próximo ano.
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
As atividades foram adaptadas para melhor entendimento dos alunos, e foram postados nos dias.
Na atividade 8, tendo como tema (Reciclar, é preservar o meio ambiente! Plante essa ideia!).
Veio mostrando que nem todo lixo pode ser lixo, com imagens para eles colocarem a letra R nos que podem ser reciclados, identificando junto com a família através de desenhos o que é plástico, papel e metal e também utilizando materiais concretos como novelo ou barbante fazendo a ligação entre os desenhos de produtos reciclável com a cor das lixeiras.
Na atividade 9 também adaptadas, com o tema (Os catadores de recicláveis, demonstrando a importância desses profissionais ) e através do vídeo eles iriam aprender mais sobre o tema. Tendo perguntas se na cidade que eles moram se tem associação de catadores de recicláveis. Como reciclar é muito importante, foi postado um vídeo ensinando afazer um porta treco com materiais recicláveis. Eles obtiveram um bom desenvolvimento e demostraram interesse nas atividades.
Na atividade 10, os alunos que desenvolveram atividade junto com a família, tiveram um bom desempenho, foi colocado um vídeo falando sobre o ciclo da vida pra eles assistirem e depois através de gravuras responder a pergunta, contar as letras das palavras reutilizar e reciclar e escrever ou colar a resposta. Na hora de reciclar acessar o link e confeccionar um jogo substituindo o adesivo por algo que tenha em casa e assim eles terminaram a atividade com criatividade e interesse.
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Fizemos uma pequena adaptação, eles fizeram as trocas entre eles dentro de casa com a familía.
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
Essas atividades também foram adaptadas para o nosso público. Os alunos que se interessaram em realizar as atividades com ajuda da família e as vezes orientadas pelo pró conseguiram com empenho e dedicação executar o que foi proposto. Foram retomadas a coleta seletiva e a importância da reciclagem para reforçar o aprendizado através da exibição de vídeo, logo depois atividades práticas, Observação da quantidades de sacos de resíduos produzidos com colagem de bolinhas de papel, completar as frases usando cores correspondentes as lixeiras seletivas, colar as palavras, reutilizar e reciclar de acordo com seus respectivos conceitos.
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
Os alunos, que participaram do desenvolvimento das atividades 01 e 02,apresentaram um bom desempenho, com ajuda da família e interesse dos mesmos conseguiram do jeito deles resolveram o que foi proposto de acordo com o projeto.
Sendo que as atividades que foram enviadas, precisaram ser adaptadas para melhor entendimento dos envolvidos com o vídeo educativo com crianças na praia descartando os resíduos de modo adequado.