Top_default

Turma que recicla

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | CANDEIAS - BA

Projeto da Equipe

Ideias:

Que existe um projeto no sentido de despertar a conscientização das pessoas. E esse projeto já é comum realizar na escola fazendo com que os alunos tenham uma relação com o meio ambiente, compreendendo a importância do meio ambiente e o uso do lixo nesse processo. Continuamente são realizados ações , atividades voltadas para despertar os alunos e da comunidade escolar para a importância do meio ambiente de forma devida.

Atividades:

As atividades são exibição de vídeos, confecção de materiais concretos, utilização do espaço de dentro da casa para eles explorarem e identificar aquilo que pode ser reutilizados, a participação dele na culinária no manuseio da terra, no plantio de sementes.

Desejos:

Que todos tenham consciência de como reutilizar os resíduos no seu cotidiano. Para que se sensibilizem da importância de reduzir, reutilizar r reciclar.

Pessoas:

A comunidade do entorno não está envolvida de forma significativa considerando o isolamento social. Em respeito em preservação á vida dos alunos e dos familiares, as atividades não estão sendo realizadas, envolvendo a comunidade em si, está limitada os espaços físico da cesta do aluno. Mas no entanto a equipe da escola está envolvida na realização dessas atividades.

Icon_anexo
Anexo:

PROJETO. CMEE

Novidades da Equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

17
Nov

Blank

Resposta:

1. Não, as atividades foram adaptadas. 2. Sim, todas para alunos especiais. 3. Não 4. Sim 5. Não 6. Que as atividades seja mais voltadas para alunos especiais. 7. Depende do modo de ensino no próximo ano.

1
0
6 meses

09. Catadores de recicláveis

17
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_whatsapp_image_2020-11-17_at_14.57.29

Resposta:

As atividades foram adaptadas para melhor entendimento dos alunos, e foram postados nos dias. Na atividade 8, tendo como tema (Reciclar, é preservar o meio ambiente! Plante essa ideia!). Veio mostrando que nem todo lixo pode ser lixo, com imagens para eles colocarem a letra R nos que podem ser reciclados, identificando junto com a família através de desenhos o que é plástico, papel e metal e também utilizando materiais concretos como novelo ou barbante fazendo a ligação entre os desenhos de produtos reciclável com a cor das lixeiras. Na atividade 9 também adaptadas, com o tema (Os catadores de recicláveis, demonstrando a importância desses profissionais ) e através do vídeo eles iriam aprender mais sobre o tema. Tendo perguntas se na cidade que eles moram se tem associação de catadores de recicláveis. Como reciclar é muito importante, foi postado um vídeo ensinando afazer um porta treco com materiais recicláveis. Eles obtiveram um bom desenvolvimento e demostraram interesse nas atividades. Na atividade 10, os alunos que desenvolveram atividade junto com a família, tiveram um bom desempenho, foi colocado um vídeo falando sobre o ciclo da vida pra eles assistirem e depois através de gravuras responder a pergunta, contar as letras das palavras reutilizar e reciclar e escrever ou colar a resposta. Na hora de reciclar acessar o link e confeccionar um jogo substituindo o adesivo por algo que tenha em casa e assim eles terminaram a atividade com criatividade e interesse.

1
0
6 meses

05. Feira de trocas

9
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_whatsapp_image_2020-10-09_at_10.36.04

Resposta:

Fizemos uma pequena adaptação, eles fizeram as trocas entre eles dentro de casa com a familía.

1
0
7 meses

03. Um dia na sua casa

21
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_whatsapp_image_2020-09-21_at_11.22.53

Resposta:

Essas atividades também foram adaptadas para o nosso público. Os alunos que se interessaram em realizar as atividades com ajuda da família e as vezes orientadas pelo pró conseguiram com empenho e dedicação executar o que foi proposto. Foram retomadas a coleta seletiva e a importância da reciclagem para reforçar o aprendizado através da exibição de vídeo, logo depois atividades práticas, Observação da quantidades de sacos de resíduos produzidos com colagem de bolinhas de papel, completar as frases usando cores correspondentes as lixeiras seletivas, colar as palavras, reutilizar e reciclar de acordo com seus respectivos conceitos.

1
0
8 meses

02. Menos é mais

14
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_whatsapp_image_2020-09-14_at_15.33.37

Resposta:

Os alunos, que participaram do desenvolvimento das atividades 01 e 02,apresentaram um bom desempenho, com ajuda da família e interesse dos mesmos conseguiram do jeito deles resolveram o que foi proposto de acordo com o projeto. Sendo que as atividades que foram enviadas, precisaram ser adaptadas para melhor entendimento dos envolvidos com o vídeo educativo com crianças na praia descartando os resíduos de modo adequado.

1
0
8 meses

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CANDEIAS, BA

e mais 12 membros (ver todos)