Top_educa__o_ambiental__crian_as_e_a_sustentabilidade

Meio Ambiente: Brincando de fazer arte na escola

ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

A escola é peça fundamental no trabalho de sensibilização e conscientização aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Para tanto,a resignificação dos materiais que seriam descartados , facilita a assimilação e compreensão através da prática de atitudes conscientes que visem melhorar e preservar o nosso meio. Este projeto visa sensibilizar funcionários, pais e alunos sobre a importância da preservação ao Meio Ambiente, a partir da reutilização e reciclagem de objetos que seriam descartados ao lixo.

Atividades:

Assistir vídeos educativos sobre o tema. Produzir acróstico com letras recortadas de revistas ou embalagens. Trabalhar com rótulos de embalagens. Produzir Jogo da Velha com palitos de picolés usados ou papelão. Produzir fantoches de dedos com papelão.

Desejos:

Colaboração e mudanças de hábitos e atitudes.

Pessoas:

Pais, alunos e funcionários da escola

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

7
Nov

Blank

Resposta:

POST 1 e 2 VÍDEO E HISTÓRIA Atividade 1 e 2 - Turma que recicla - 4 R HISTÓRIA EM QUADRINHOS Para realizar esta atividade na turminha do 1 ano ,foi enviado para os pais o PED do projeto EDUKATU e as devidas orientações, de forma que o objetivo fosse alcançado. Lembrando que as orientações foram baseadas nos atos de consumo e que cada familia/criança pudesse refletir sobre o que realmente precisa para evitar desperdício e consumo desnecessário. Ao desenvolver esta atividade, alguns alunos tiveram dificuldades em redigir e optaram por desenhar. Esta atividade necessitou de adaptação(desenhar em vez de escrever) por conta do ano em que as crianças se encontram, que é o 1 ano do Ensino Fundamental. Exemplo da produção da história em quadrinho,por uma aluna da escola Margarida Souza: A história em quadrinhos traz dicas de consumo consciente. Além orientar outras crianças para não sujar as ruas, praças, nossa casa e os rios. POST 3 E 4 - ATIVIDADE MATERIAIS RECICLADOS E CRUZADINHA Para realizar esta atividade, foi enviado para os pais o PED do projeto EDUKATU e as devidas orientações, solicitando dos pais que para que a atividade fosse realizada com sucesso. Os pais não apresentaram resistência e nem dificuldade para auxiliar as crianças nesta atividade. Eles optaram em fazer o que fosse mais fácil e evitasse o contato da criança com certos produtos descartáveis para evitar a contaminação com o covid 19. EXEMPLO DA ATIVIDADE - CONSTA NA PLATAFORMA Trabalho realizado por uma aluna do 1 Ano. COLAGEM USANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS OU REUTILIZÁVEIS A aluna aproveitou sobras de grãos,pequenos gravetos para caprichar na produção da atividade proposta sobre a Primavera. Um amor! ATIVIDADE 5 E 6 - FEIRA DE TROCAS – E MÚLTIPLA ESCOLHA A dificuldade para realizar esta atividade se encontra na problemática do afastamento social ,por conta da Covid 19. Porém as orientações e o PED do projeto EDUKATU foram passadas aos pais através do diálogo via Whatsapp e como comprovação a atividade foi copiada no caderno por uma das mães e exposta/inserida aqui na plataforma. Portanto, fica combinado de acordo o diálogo assim: A escola propõe a troca de brinquedo e livros, porém esta atividade será adiada por conta da Pandemia. ATIVIDADE SEM POST 7 – LIGA PONTOS Os alunos foram orientados a acessarem a plataforma, mas tiveram muita dificuldade por conta de acesso a internet e aparelhos disponíveis. ATIVIDADE SEM POST 8 – GAME Os alunos foram orientados a acessarem a plataforma, mas tiveram muita dificuldade por conta de acesso a internet e aparelhos disponíveis. ATIVIDADE 9 E 10 EMPRESAS RECICLADORAS – VÍDEO Para realizar esta atividade, os pais receberam informações contidas no PED do projeto EDUKATU e dialogamos a cerca de como realizar. Foi enviado para os pais algumas sugestões de empresas recicladoras, como na plataforma. Tanto eu enquanto professora, como alguns pais citaram essas empresas que consta na internet como recicladoras de materiais e chegamos a seguinte conclusão: Esta atividade é muito interessante, mas a cooperativa por ficar longe do centro da cidade, a logística não ajuda. Além de estarmos distantes por conta da Pandemia. Buscaremos outros meios alternativos. Portanto, a maior dificuldade encontrada é o distanciamento social e a distância dessas empresas para realizar a tarefa.

1
0
aprox. 4 anos

09. Catadores de recicláveis

14
Set

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_20200907_162642

Resposta:

Para realizar esta atividade, os pais receberam informações contidas no PED do projeto EDUKATU ee dialogamos a cerca de como realizar. Tanto eu enquanto professora, como alguns pais citaram essas empresas que consta na internet como recicladoras de materiais e chegamos a seguinte conclusão: Esta atividade é muito interessante, mas a cooperativa por ficar longe do centro da cidade, a logística não ajuda. Além de estarmos distantes por conta da Pandemia. Buscaremos outros meios alternativos. Portanto, a maior dificuldade encontrada é o distanciamento social e a distância dessas empresas para realizar a tarefa.

1
0
aprox. 4 anos

05. Feira de trocas

4
Set

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_20200915_174131

Resposta:

A dificuldade para realizar esta atividade se encontra na problemática do afastamento social ,por conta da Covid 19. Porém as orientações e o PED do projeto EDUKATU foram passadas aos pais através do diálogo via Whatsapp e como comprovação a atividade foi copiada no caderno por uma das mães e exposta/inserida aqui na plataforma. Portanto, fica combinado de acordo o diálogo assim: A escola propõe a troca de brinquedo e livros, porém esta atividade será adiada por conta da Pandemia.

1
0
aprox. 4 anos

03. Um dia na sua casa

30
Ago

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_img-20200929-wa0007

Resposta:

Para realizar esta atividade, foi enviado para os pais o PED do projeto EDUKATU e as devidas orientações para que a atividade fosse realizada com sucesso. Os pais não apresentaram resistência e nem dificuldade para auxiliar as crianças nesta atividade. Eles optaram em fazer o que fosse mais fácil e evitasse o contato da criança com certos produtos descartáveis para evitar a contaminação com o covid 19. Trabalho realizado por uma aluna do 1 Ano. A aluna aproveitou sobras de grãos,pequenos gravetos para caprichar na produção da atividade proposta sobre a Primavera. Um amor!

1
0
aprox. 4 anos

02. Menos é mais

28
Ago

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_img-20200828-wa0055

Resposta:

Atividade 1 e 2 - Turma que recicla - 4 R Para realizar esta atividade na turminha do 1 ano ,foi enviado para os pais o PED do projeto EDUKATU e as devidas orientações, de forma que o objetivo fosse alcançado. Lembrando que as orientações foram baseadas nos atos de consumo e que cada familia/criança pudesse refletir sobre o que realmente precisa para evitar desperdício e consumo desnecessário. Ao desenvolver está atividade, alguns alunos tiveram dificuldades em redigir e optaram por desenhar. Esta atividade necessitou de adaptação(desenhar em vez de escrever) por conta do ano em que as crianças se encontram, que é o 1 ano do Ensino Fundamental. Exemplo da produção da história em quadrinho,por uma aluna da escola Margarida Souza: A história em quadrinhos traz dicas de consumo consciente. Além orientar outras crianças para não sujar as ruas, praças, nossa casa e os rios.

1
0
aprox. 4 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EGBERTO DE CARVALHO FERREIRA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPALIZADA MARGARIDA SOUZA
CANDEIAS, BA

e mais 2 membros (ver todos)