Top_reciclagem

Projeto : Consumo Consciente: Eu Faço parte Dessa Corrente

ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Temos um projeto cujo o tema é Manguezal de Passé : Berçário de vida. Esse projeto foi criado para chamar a atenção dos alunos, pais e comunidade do entorno acerca da preservação do manguezal, pois o mesmo vem sofrendo muito com a poluição.

Atividades:

Fizemos varias atividades com esse projeto: Tais como aula de Campo onde os alunos observavam como o manguezal estavam poluídos e realizávamos limpeza até onde podíamos ir com a turma. Fazíamos passeatas pela comunidades distribuindo informe acerca dos cuidados com o meio ambiente, Fazíamos parodias de alerta dentre outras atividades.Sendo que este ano por conta da pandemia não realizamos trabalho nenhum com o projeto.

Desejos:

Desejo que todos tenham aprendido como evitar o desperdício comprando só o necessário para o consumo. E que procurem cuidar mais do meio ambiente evitando descartes de resíduos sólidos em lugares impróprios gerando acúmulo de lixo que causa uma grande poluição. Que todos passem a reutilizar os vasos plástico e reaproveitar as sobras das hortaliças e dos temperos fazendo adubos entre outros cuidados para que possamos viver com dignidade nesse planeta Terra.Pois onde moramos não existe coleta seletiva.O lixo é colocado todos os tipos em um só saco e levado para o lixão.

Pessoas:

Sim envolve os alunos, funcionários da escola, pais e comunidade do entorno. Todos ajudando no desenvolvimento do projeto. Os pais abraçam o trabalho sempre nos ajudando no que é preciso para o bom andamento do projeto.Os funcionários da escola e a comunidade do entorno também são muitos atuantes no desenvolvimento do projeto.Não sei precisar bem a quantidade no momento mas tenho mais ou menos uma base assim de umas 300 pessoas.

Novidades da equipe

09. Catadores de recicláveis

27
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Na nossa comunidade não há coleta de reclaveis portanto há empresa responsável pega o lixo sem separação e leva até o aterro sanitário.

1
0
quase 4 anos
Publicado por Nanci Farias

05. Feira de trocas

27
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Foi realizado a troca com meu primo uma bola por um carrinho de controle remoto

1
0
quase 4 anos
Publicado por Nanci Farias

03. Um dia na sua casa

27
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Sacos plásticos, reutilizei novamente. Fiz uma compostagem na minha mini Orta, com o uso de cascas de frutas, verduras e legumes. Observe o plantio que coisa linda Plantei sementes de quiabo, coentro, pimenta, tomate, chuchu, pimentão.

1
0
quase 4 anos
Publicado por Nanci Farias

03. Um dia na sua casa

27
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Sacos plásticos, reutilizei novamente. Fiz uma compostagem na minha mini Orta, com o uso de cascas de frutas, verduras e legumes.

1
0
quase 4 anos
Publicado por Nanci Farias

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

5
Nov

Blank

Resposta:

Relato sobre as atividades 1,2 Em comum acordo com a coordenação e a gestora da escola,achamos melhor imprimir as atividades para que os pais dos alunos fossem pegar na escola,para que nenhum aluno ficasse fora do projeto Edukatu. As atividades 1 e 2 todos os alunos do 5° ano tiveram acesso. Porém apenas 8 alunos devolveram.Porém 6 alunos do 4° tiveram acesso as atividades e todas foram devolvidas.Alguns alunos tiveram dificuldades em responder as atividades porque não tinham como assisti o vídeo alguns disseram que como moravam perto do colega assistiram juntos.Ha alunos que não possuem celular e tem que esperar o momento em que os pais estão em casa para realizarem as atividades. Relatos das atividades de 3,4 5,6,e 7 8,9 e 10. Os alunos realizaram essas atividades com muita dedicação. Eles se dedicaram em fazer o acompanhamento da quantidade de lixo gerado em suas casas,preenchendo a o diário do lixo.Uns preencheram todos os dias e outros pela metade, mas não deixaram de fazer.Essas atividades serão muito importantes para serem desenvolvidas presencialmente em sala de aula, pois faremos uma feira de trocas com todas as turmas. Mesmo assim eles não deixaram de opinar sobre essa questão. Como no nosso projeto foi colocado que faríamos atividades de reciclagem, aproveitamos o mês das crianças e solicitamos que eles construíssem com materiais recicláveis alguns brinquedos e ficaram bastante criativos. E isso contribuiu bastante com o aprendizado deles. Com certeza quando do retorno a sala de aula irá ser bastante produtivo de forma presencial. Seguem as fotos de alguns brinquedo.

1
0
aprox. 4 anos

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

30
Out

Blank

Resposta:

O presente relatório visa informar sobre sobre os resultados das atividades propostas trabalhadas com o projeto Edukatu Resíduos, durante o ensino remoto. Atividades relevantes voltadas para a diminuição dos resíduos sólidos, portanto, a equipe escolar de professores (as), gestora, e coordenador pedagógico da Escola Municipal Castro Alves, elaboramos um projeto com a temática: Consumo consciente: Eu faço parte dessa corrente, para que possamos conscientizar os nossos alunos sobre o hábito de consumo consciente e assim contribuir para a construção de uma sociedade comprometida com o cuidado ao meio ambiente. Dessa forma foram trabalhadas as atividades enviadas pela equipe Edukatu,as atividades foram enviadas aos pais e / ou responsáveis via whatsapp, para serem aplicadas e respondidas pelos alunos. Onde no retorno das mesmas, pude observar algumas dificuldades por parte das alunos, inclusive alguns não deram o retorno das atividades. Sendo assim, conversei com alguns pais e tive a informação que seria por falta de aparelhos celulares, notebook, internet, dentre outros como a falta de acesso com a tecnologia. Porém acabou dificultando um pouco nosso trabalho,sendo assim,a equipe escolar propôs uma reunião com os participantes: a gestora, o coordenador pedagógico, e os professores (a), onde foram dado várias sugestões, para sanar essas dificuldades encontradas pelos alunos e pais. Portanto, foi abordado a utilização das atividades impressas e entregue aos pais. Ainda assim, alguns alunos apresentaram dificuldades e dúvidas durante a execução das atividades, e no retorno das mesmas. Assim como pude observar que algumas respostas não estavam de acordo com o que foi proposto na atividade. Em relação ao jogo/ vídeo durante o desempenho foram abordados que os alunos tiveram algumas dificuldades relacionadas as questões de baixa frequência com a tecnologia, celular travando, por está sobrecarregado.Vale ressaltar que com o apoio das atividades impressas facilitaram bastante o andamento das atividades propostas.

1
0
aprox. 4 anos
Publicado por Nanci Farias

02. Menos é mais

14
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_img_20201019_194623974_2

Resposta:

1
0
aprox. 4 anos
Publicado por Nanci Farias

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES
CANDEIAS, BA

e mais 17 membros (ver todos)