Top_default

EDUCAR PARA RECICLAR

ESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO LUIZ VIANA | CANDEIAS - BA

Projeto da Equipe

Ideias:

Nosso projeto consiste em conscientizar os alunos ao descarte correto do lixo e sua utilidade para reciclagem. Onde todo lixo será devidamente separado. Iremos sugerir ideias de reutilização dos mesmos e os orgânicos serão reutilizados em horta feita com garrafas pet, juntamente com os pais.

Atividades:

Atividades de conscientização.

Desejos:

Desejamos ver mais conscientização ao descarte do lixo e a reciclagem ,tornando assim um ambiente mais limpo e menos poluído.

Pessoas:

Durante esse período em que as aulas estão sendo remotas, a família será uma grande aliada na orientação dos alunos em relação às etapas do projeto.

Novidades da Equipe

02. Planejando a campanha

12
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

12
Nov

Blank

Resposta:

Mediante ao sistema remoto de aulas, podemos afirmar que houve alguns entraves na execução de algumas atividades do projeto.Muitos pais tiveram dificuldades em orientar as crianças no desenvolver de algumas atividades, portanto, se fez necessário a intermediação do professor. Houve necessidade de transformar algumas questões, pois a turma ainda não esta alfabetizada(trocando a escrita pelo desenho)O projeto é de fundamental importância para uma educação voltada para a proteção do meio ambiente e com certeza aproveitaremos sempre o tema em outras series e semestres.

09. Catadores de recicláveis

27
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

JOGAR FOI MUITO INTERESSANTE!DE ACORDO COM O RELATO DOS ALUNOS,, FICOU MAIS FACIL SABER QUAIS OS OBJETOS DESTINADOS A CADA LOCAL.ALGUNS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO JOGO E PRECISARAM DE AUXILIO. POR CONTA DA PANDEMIA ,TORNA-SE INVIAVEL PROCURAR LOCAR DE COOPERATIVA PARA DESCARTAR ALGUM TIPO DE RESIDUOS

05. Feira de trocas

20
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Essa atividade foi um pouco complicada,pois os alunos não puderam sair para realizar a troca de produtos, visto que em meio a pandemia a ordem dos pais e OMS é para mantermos o isolamento social.

03. Um dia na sua casa

20
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

os alunos fizeram a experiência em observar o que tinha no lixo de sua casa durante um dia.Com isso eles puderam observar muitas coisas que poderiam ser reaproveitadas ,descobriram que poderiam fazer uso de muitas embalagens.Alguns fizeram porta tiaras com latas de leite em pó

02. Menos é mais

20
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Mesmo em tempos de aulas remotas, foi possível verificar que alguns alunos se interessaram pelo descarte correto dos resíduos.os desenhos feitos por eles só nos mostra como o assunto ficou claro e com a certeza que irão transmitir seus conhecimentos para seus familiares.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO LUIZ VIANA
CANDEIAS, BA