Top_imagem_do_projeto_reciclando_e_brincando_em_casa

RECICLANDO E BRINCANDO EM CASA

ESCOLA MUNICIPAL SOCIAL CULTURAL CRISTA | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto foi desenvolvido no ambiente da rede pública de Ensino Fundamental, pelo qual o contato com os educandos está sendo através de rede social por conta do atual cenário em que o mundo se deparou com a Pandemia da COVID-19. Sendo necessário a participação dos pais e ou responsáveis para o desenvolvimento desse projeto. A princípio será realizada uma conversa informal sobre a Preservação do Meio Ambiente e da importância da reciclagem, onde os educandos serão estimulados a construir brinquedos com materiais que seriam descartados no lixo de casa, sugestão de realização de brincadeiras e jogos com material reciclável, por fim serão passados vídeos sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza.

Atividades:

Conscientizar os educandos para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo e, consequentemente, com a responsabilidade da saúde do planeta.

Confeccionar brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis, de modo a propiciar a construção do conhecimento

Estimular educandos a consciência do potencial criativo do ser humano e a valorização de materiais simples como possibilidades de se tornarem objetos úteis.

Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição.

Desejos:

Despertar e conscientizar os educandos e suas famílias que o homem é parte da natureza e através de pequenos atos, dará início às grandes transformações. Há uma necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na Terra, a escola tem que se engajar na busca de soluções para preservar o meio ambiente e formar o cidadão quanto ao seu papel.

Pessoas:

Estimular o educando a utilizar da criatividade para confeccionar brinquedos e jogos educativos a partir de materiais recicláveis com a participação dos Pais ou Responsáveis e sensibiliza-los os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos ao planeta.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

29
Nov

Medium_aluna_executando_a_atividade

Resposta:

Atividade 01 - Por onde começar? Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! Simplesmente não interagem. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim. Neste caso ao vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 02 - Menos é mais Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Sim! Foi necessário inserir como uma disciplina de Ciência , para chamar a atenção coloquei quadros para que eles fossem sinalizando o que ocorre na historinha. 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! O Aluno que respondeu não, os demais implesmente não interagem. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Não responderam. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 03 – Um dia na sua casa Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 04 – Cruzadinha Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Não conseguiu completar. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! Porém não postou após a explicação. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 05 – Feira de Trocas Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Sim! Como não havia a possibilidade de trocas de brinquedos, então trocaram ideias sobra fantasias. 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Foi sugerido utilizar do que tinha em casa. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 06 – Lixo e Resíduo Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 07 – Hora de reciclar Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 08 – Reciclaki Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Alguns pais perguntaram como baixar no celular, no entanto as próprios educandos a sanou a dúvida 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 09 – Catadores recicláveis Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Sobre o descarte de pilhas e da bateria do celular. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 10 – Todos por um Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Todas as considerações são muito bem-vindas e nos ajudam a construir novos conteúdos para o circuito. Em caso de dúvidas, nos escreva por aqui, ou nos envie um e-mail: edukatu@akatu.org.br.

1
0
quase 4 anos

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

29
Nov

Blank

Resposta:

Atividade 01 - Por onde começar? Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! Simplesmente não interagem. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim. Neste caso ao vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 02 - Menos é mais Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Sim! Foi necessário inserir como uma disciplina de Ciência , para chamar a atenção coloquei quadros para que eles fossem sinalizando o que ocorre na historinha. 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! O Aluno que respondeu não, os demais implesmente não interagem. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Não responderam. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 03 – Um dia na sua casa Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 04 – Cruzadinha Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Não conseguiu completar. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! Porém não postou após a explicação. 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 05 – Feira de Trocas Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Sim! Como não havia a possibilidade de trocas de brinquedos, então trocaram ideias sobra fantasias. 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Foi sugerido utilizar do que tinha em casa. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 06 – Lixo e Resíduo Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 07 – Hora de reciclar Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não! 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 08 – Reciclaki Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Alguns pais perguntaram como baixar no celular, no entanto as próprios educandos a sanou a dúvida 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 09 – Catadores recicláveis Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Sim! Sobre o descarte de pilhas e da bateria do celular. 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Não tem vídeo. 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Atividade 10 – Todos por um Chegamos ao final da fase 1 do Percurso Turma que Recicla. Gostaríamos de contar com seu apoio na avaliação do percurso: compartilhe conosco as suas impressões sobre as dez atividades desenvolvidas. Para cada atividade, considere as perguntas a seguir: 1)Os alunos tiveram fácil acesso às atividades? Sim 2) Alguma atividade precisou ser adaptada? Se sim, qual? De que forma? Não! 3) Os alunos apresentaram dúvidas durante a execução de alguma atividade? Qual? Não 4) As respostas dos alunos estavam de acordo com o que foi proposto pelas atividades? Sim! 5) Os alunos tiveram fácil acesso aos vídeos e jogo propostos? Sim 6) Você tem alguma sugestão a fazer sobre as atividades? Não. 7) Você pretende continuar utilizando as atividades e demais conteúdos do Edukatu com sua turma no próximo semestre? O retorno das atividades está sendo o mínimo, muito distante do esperado. Todas as considerações são muito bem-vindas e nos ajudam a construir novos conteúdos para o circuito. Em caso de dúvidas, nos escreva por aqui, ou nos envie um e-mail: edukatu@akatu.org.br.

1
0
quase 4 anos

09. Catadores de recicláveis

2
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_descarte_de_pilhas

Resposta:

A proposta foi o descarte de pilha, onde pode ser realizada, pois crianças costumam ter brinquedos a pilha e foi orientado que não se pode descartar de qualquer jeito. Sugeriram até o descarte de celular, acessórios para computador, além das pilhas. Mais a dificuldade de interação continua.

1
0
aprox. 4 anos

05. Feira de trocas

2
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_feira_de_trocas_-_fantasia_de_ciclista

Resposta:

Foi pensada a proposta da Feira de Trocas, onde poderia ser realizada a troca de brinquedos usados onde pudesse ser utilizado por outras crianças, mais devido a pandemia não podemos realizar. Então foi sugerido aos alunos que trocasse ideias em relação a fantasia, daí cada um utilizou do que tinham em casa, inclusive material reciclável, desta forma trocaram ideias de fantasias, foi interessante que eles interagiram.

1
0
aprox. 4 anos

03. Um dia na sua casa

2
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_atividade_3_-_um_dia_na_sua_casa

Resposta:

Esta sendo muito difícil os alunos da um retorno nas atividades. Tento interagir da melhor maneira, adaptando as atividades para melhorar a compreensão e não há retorno. Estou sempre tentando obter retorno, mais apenas uma ou dois alunos retornam, neste caso apenas um.

1
0
aprox. 4 anos

02. Menos é mais

2
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_historinha_do_cuidado_com_as_plantas

Resposta:

Estou encontrando muita dificuldade para que as atividades sejam desenvolvidas, mesmo sendo adaptadas ainda assim não esta havendo retorno. Após várias tentativas apenas um aluno respondeu.

1
0
aprox. 4 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SOCIAL CULTURAL CRISTA
CANDEIAS, BA