Top_default

Resíduos doméstico: Reciclando e criando novos objetos!!!

ESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO LUIZ VIANA | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

O nosso projeto nasceu durante a Pandemia, em casa percebemos a quantidade de lixo que produzimos, e na maioria das vezes não realizamos a coleta seletiva e esses resíduos deixam de ser reciclados. Dessa forma, decidimos incentivar as famílias dos estudantes a separar do lixo domésticos matérias que pudessem ser reciclados em articulação com as atividades desenvolvidas durante a pandemia fossem construídos objetos com esses materiais recicláveis. Pesamos coletivamente e decidimos colocar como tema do projeto Resíduos doméstico: Reciclando e criando novos objetos! Nesse contexto que décimos traças alguns objetivos para alcançar de fato a reciclagem desses resíduos doméstico que seriam descartados prejudicando o meio ambiente. • Construir hortas com materiais recicláveis; • Realizar a coleta seletiva em casa; • Confeccionar brinquedos a partir de sucatas e materiais recicláveis gerados no dia-a-dia de um ambiente doméstico; • Confeccionar jogos educativos utilizando materiais recicláveis, de modo a propiciar a construção do conhecimento, pelos educandos, de forma significativa.

Atividades:

Turma do 1º ano – Construção de brinquedos com sucata - Verificamos que os alunos se motivaram para a confecção de brinquedos e para a coleta seletiva e que o trabalho contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental sobre o lixo. Turma do 2º ano – Jogos educativos com sucata – Os estudantes fizeram o jogo educativo com o uso da matéria-prima, sucata, cujo destino final é o lixo. Turma do 3º ano – Construção de objetos com sucata – Os alunos reaproveitaram garrafas pet, latas de alumínio, vidros de conserva e até CDs velhos e sem uso, para construção de pufes com pneus, mandalas com CDs, sacolas de lacre de cerveja, entre outros objetos. Turma do 4º ano - Reciclando e criando fazendo arte– Os alunos realizaram a coleta e reciclagem de garrafas PET, caixa de leite, papelão, e lata de alumínio para construção de objetos. Ao mesmo tempo em que criaram porta retrato, bolsa, porta lápis, porta treco de garrafa pet, entre outros artigos, contribuem na redução da quantidade de lixo que seria descartado na natureza. Turma do 5º ano – Horta doméstica de garrafa pet – A professora discutir com os alunos nas atividades da aula remota como desenvolver uma horta com garrafa pet.

Desejos:

Desejamos que todos que participaram do projeto compreenda que a Coleta Seletiva para reciclagem é uma ação importante para se preservar o ambiente, mas para que dê resultados é preciso que toda a sociedade colabore e participe da construção de uma mudança de mentalidade e consequentemente de hábitos em relação à problemática do lixo.

Pessoas:

Envolveu os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, suas famílias e os professores dessas turmas.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_fb_img_1595361752898
ESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO LUIZ VIANA
CANDEIAS, BA