Top_default

Economia sustentável, hortas domésticas

EEEF 24 DE FEVEREIRO | IJUI - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos tentar e começar a mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea, com exemplos e trabalhos motivadores. Todos os alunos geram quantidades significativas de resíduos orgânicos que poderia ser utilizado para adubar e construir uma horta orgânica. Também, podem cultivar hortaliças orgânicas na sua propriedade.

Atividades:

Os alunos receberam mudas de alface sementes de rúcula, semente de couve manteiga e mudas de temperos (cebolinha) para cultivar em uma horta caseira. Cada aluno construiu um canteiro retangular de 1,80 x0,60 para fazer o plantio dessas hortaliças. Todos os alunos terão que fazer o registro do plantio e o seu desenvolvimento. Irão também, pesquisar uma adubação orgânica, podendo se via composteira, ou esterco de galinha. Além disso, irão aprender a produzir um inseticida natural (caso seja necessário aplicar nas hortaliças) de água e cebola. Toda a produção das hortaliças serão doadas para uma entidade carente da cidade.

Desejos:

Ao final desse projeto, eu desejo que o aluno: - desenvolva técnicas e hábitos sustentáveis através da Educação Ambiental, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos;
- desenvolva atividades interdisciplinares na disciplina de Matemática, Projeto de vida e Arte a partir da construção da horta caseira; - Tenha conscientização da importância de selecionar os resíduos sólidos, e reaproveitar os resíduos orgânicos; - Utilize adubos orgânicos , possíveis de serem produzidos em casa, além da produção de inseticida natural que auxiliam na conservação do meio ambiente. - Valorize a alimentação saudável com utilização de hortaliças produzidas em sua casa. - Desperte o sentimento da solidariedade, ajudando a quem necessita com produtos naturais.

Pessoas:

O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos do 9º ano da nossa escola. Cabe lembrar que no momento da doação das hortaliças, iremos envolver a direção da escola e uma parte da comunidade da cidade (a entidade que doaremos as hortaliças, a qual ainda não foi decidida).

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EEEF 24 DE FEVEREIRO
IJUI, RS
Thumb_sq_default
EEEF 24 DE FEVEREIRO
IJUI, RS