Top_img_20210428_153157_258

Todo dia é o Dia da Terra

COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO | RIO PARDO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto nasceu da ideia de conscientizar nossos alunos sobre o que é o Dia da Terra (22 de abril), que não apenas neste dia devemos repensar nossas atitudes, a área da Ciências da Natureza trabalhou a partir desta ideia com as modalidades Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio desde registros de hábitos sustentáveis de seus familiares durante essa pandemia (pois ficaram mais tempo em casa) a informativos/folders de conscientização criados por eles mesmos e compartilhados nas redes sociais, pois ainda estamos com um número reduzido de alunos no presencial sendo a maior parte remotamente.

Atividades:

Este mês com o fundamental irão criar objetos com materiais recicláveis, trabalhando os 5Rs.

Desejos:

Maior integração entre escola e a comunidade, o aprendizado dos alunos envolvidos e que possam compartilhar suas escolhas e descobertas.

Pessoas:

Acaba envolvendo todos que estão em casa com este alunos (familiares).

Novidades da equipe

04. Como seriam?

24
Ago

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre o ciclo de vida das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria? Como embalaríamos as coisas?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Medium_atividade_sobre_consumo_consciente.__22072021_18_47_41_

Resposta:

Foi necessário adaptar a atividade, comecei trabalhando um texto e, aula e coloquei questões a respeito "QUANTIDADE DE RESÍDUOS DE PLÁSTICO AUMENTA DRASTICAMENTE POR CAUSA DA PANDEMIA"

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

03. Entrevista

24
Ago

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista na produção de um dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Para te inspirar, vale assistir ao trailer do filme vídeo Lixo Extraordinário, projeto do artista plástico Vik Muniz que mostra a situação de um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Assista...

Blank

Resposta:

Ciclo da Vida de objetos Primeiramente deve ser extraído a matéria prima, após deve ser encaminhado á fabrica para a produção, quando o objeto está pronto ele é comprado e tem que ser transportado, para depois comercializado nas lojas, supermercados, etc. E finalmente ser utilizado por seu comprador final.

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

24
Ago

Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_atividade_sobre_reciclagem__14_de_jul._de_2021_10_49_51_am_

Resposta:

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

24
Ago

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

O percurso é muito educativo e dinâmico, não precisa mudar ao meu ver.

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

07. Desafio dos 4 Rs

24
Ago

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Medium_20210712_103520

Resposta:

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

24
Ago

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Medium_atividade_de_produ__o_textual.__10_de_ago_de_2021_14_02_21_

Resposta:

0
0
quase 3 anos
Publicado por Andréia da Silva Torres

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO ESTADUAL BARRO VERMELHO
RIO PARDO, RS

e mais 14 membros (ver todos)