Top_imagem_projeto

Os 5 “Rs” em nossa escola!

EEEM DR OSCAR TOLLENS | PORTO ALEGRE - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Ao longo dos anos, principalmente após a Revolução Industrial, a sociedade moderna capitalista começou a consumir desenfreadamente uma grande quantidade de produtos, facilitada pela globalização. Muitos destes produtos não são duráveis e acabam se tornando descartáveis em curtos períodos de tempo. O descarte destes produtos é na maioria das vezes feita de forma inadequada e seu acúmulo no meio ambiente causa grandes problemas ambientais locais e por consequência, globais. Materiais de uso diário como garrafas pet, plásticos, canudinhos e isopores, são misturados frequentemente ao lixo orgânico e levados a um aterro comum, ao invés de ir para um galpão de reciclagem. Outra parte destes materiais acabam indo parar em rios e mares, e em áreas naturais, causando poluição ao ambiente como um todo, inclusive ao lençol freático. Assim, é imprescindível “plantar uma sementinha” de conscientização em nossos alunos, para que eles sejam replicadores na comunidade onde vivem de que a Educação Ambiental não é conteúdo apenas da sala de aula, mas sim para aplicá-la no dia-a-dia para o bem de todos.

Atividades:

Metodologia a ser utilizada em nosso projeto Através do uso de explanações, textos, palestras e vídeos, vamos introduzir este conteúdo em nossas aulas. Para isto vamos: - Explicar sobre a importância de separar o lixo; - Diferenciar lixo orgânico de lixo seco (material que pode ser reciclado); - Construir com os alunos locais de descarte correto do lixo, seco e orgânico, produzido dentro da escola, como lixeiras de cores diferentes e uso de sacos de lixo também de cores diferentes; - Confeccionar cartazes orientadores do correto descarte do lixo; - Demonstrar a forma correta de acondicionar materiais como remédios vencidos, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, pilhas, etc.; e os locais corretos de descarte em nossa região; - Apresentar novos produtos produzidos a partir de materiais recicláveis, como camisetas feitas de pet. - Incentivar os estudantes a serem multiplicadores destes conhecimentos na comunidade onde moram; - Despertar a consciência ambiental nos estudantes e, por consequência, em seus familiares.

Desejos:

Desejamos ter alcançado, através das ações práticas ao longo do nosso projeto, a conscientização da comunidade escolar de nossa escola.

Pessoas:

Estarão envolvidos neste projeto toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos, funcionários, pais e/ou responsáveis.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EEEM DR OSCAR TOLLENS
PORTO ALEGRE, RS
Thumb_sq_default
EEEM DR OSCAR TOLLENS
PORTO ALEGRE, RS