Top_default

O uso consciente do plástico

ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Estamos inserindo o tema dentro da realidade das crianças.

Atividades:

Abordando reciclagem.

Desejos:

Gostaria de ver toda a comunidade escolar reciclando e aproveitando todo o plástico.

Pessoas:

Envolve toda a comunidade.

Novidades da equipe

08. O que achou?

8
Set

Blank

Resposta:

Os 5 Rs da sustentabilidade Para ter atitudes sustentáveis é preciso repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Todos esses termos formam o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade, que estimulam a sociedade a ter uma postura mais consciente, principalmente em relação ao plástico. Além disso, ajudam a rever a relação que a sociedade tem com o consumo, o meio ambiente e com os atos do dia-a-dia. Portanto, repense e seja um consumidor consciente; reduza e preste atenção na durabilidade dos produtos; recuse e prefira empresas ligadas às ideias sustentáveis; reutilize e dê uma nova utilidade para o produto, como por exemplo, os plásticos; e recicle, faça a coleta seletiva e separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. É responsabilidade de todos mudar a forma como a sociedade lida com o plástico após o consumo. Com pequenas atitudes é possível utilizar esses materiais de forma mais consciente e sustentável.

0
0
mais de 2 anos

07. Mão na massa!

8
Set

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Blank

Resposta:

BUSQUE AQUI SOLICITE ORÇAMENTO (0)CARRINHO DE ORÇAMENTO LIGAMOS PARA VOCÊ HomeA FábricaProdutosBlogClientesContato TELEVENDAS (11) 4416-6868 (11) 4416-7980 (21) 3956-3885 NOTÍCIAS Você está em: Home / Notícias / O consumo consciente do plástico 20 08 2020 O CONSUMO CONSCIENTE DO PLÁSTICO Com pequenas ações no dia a dia é possível realizar o consumo consciente do plástico de forma mais sustentável, minimizando os impactos negativos no meio ambiente O consumo consciente do plástico Lar Plásticos: O Consumo Consciente do Plástico Anualmente são produzidas 340 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo e por ser um material versátil, moldável, flexível, acessível, resistente e reciclável, pode ser utilizado em diversas aplicações no cotidiano. Porém, o consumo consciente do plástico nem sempre acontece, isso se dá por sua crescente produção e consumo desenfreado ao longo dos anos. Como consequência, gerou impactos ambientais negativos pela falta de conscientização da sociedade em decorrência do descarte inadequado. Desse modo, muitas campanhas ao redor do mundo vêm propondo banir o uso do plástico como uma solução do problema. Porém, segundo um estudo da Northern Ireland Assembly, isso geraria ainda mais impactos. Ao banir os plásticos, outros materiais, como papel, vidro, tecido e metal passarão a ser utilizados, o que ainda não acabaria com os principais problemas: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente.Além de causar o aumento nas emissões dos gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. O CONSUMO CONSCIENTE DO PLÁSTICO Todo consumo causa um impacto, seja ele positivo ou negativo, tanto na economia quanto na natureza e na sociedade. A partir do momento que se tem consciência desses impactos, torna-se mais fácil maximizar os pontos positivos e reduzir os negativos. Quando se fala dos plásticos é preciso analisar o seu ciclo de vida na gestão de todos os processos, para reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Uma vez que a produção e a utilização gradual do plástico superou a capacidade da sociedade de gerenciá-lo de modo eficaz até o fim de sua vida útil. Ou seja, o consumo consciente do plástico nada mais é do que consumir de forma mais sustentável e com consciência do impacto

0
0
mais de 2 anos

05. Reciclagem do plástico

8
Set

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Blank

Resposta:

O uso desacelerado do plástico destrói o meio ambiente.

04. Do Plástico ao Plástico

10
Ago

Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.

Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?

Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois, conta para a gente o que você achou:

Assista...

Blank

Resposta:

Fragmentação: para reduzir seu tamanho, o plástico passa por um moinho de facas. Lavagem e separação: os fragmentos do plástico são lavados com água e em seguida separados pela sua densidade e tipo. Secagem: o material é secado em grandes secadoras com alta circulação de ar quente, ficando assim pronto para a próxima etapa. Extrusão: através do aquecimento e após um resfriamento, o plástico é cortado por uma granuladora, tendo assim um formato de espaguete. ...

0
0
mais de 2 anos

02. O plástico que nos cerca

10
Ago

Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.

Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.

Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.

Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?

Confira no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_consumo_pl_stico_final
Blank

Resposta:

Sem o plástico, voltaríamos a usar mais vidro, papel e madeira. O que, por outro lado, poderia gerar novos problemas. Se hoje a taxa de devastação da Amazônia brasileira é de 18%, em um mundo sem plástico ela seria maior. Afinal, continuaríamos consumindo e poluindo.

0
0
mais de 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA