Top_download

Coleta de óleo: A preservação da natureza depende de nós.

COLEGIO ESTADUAL PONCHO VERDE | MATO LEITAO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Incentivar a coleta e o uso da gordura e óleo saturado através da fabricação de sabão caseiro e diminuir a contaminação dos mananciais hídricos na nossa comunidade através do descarte correto de óleos e gorduras. O Projeto surgiu na sala de aula quando os alunos do 9º ano escolheram realizar a ação concreta do ano, com a finalidade de coletar óleo saturado. O destino deste óleo, que foi arrecadado, em litros de pet, vai para uma empresa do município para produção de ração animal. O óleo de cozinha é um líquido usado principalmente para fritar alimentos em uma grande quantidade. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acabam sendo jogados no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum. Visto que o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. O óleo de cozinha usado chega também aos solos, tanto por meio das margens dos mananciais quanto por meio do óleo descartado no lixo comum que acaba parando nos lixões.

Atividades:

A turma do 9º ano teve a ideia de também reaproveitar o óleo saturado para confeccionar sabão, onde o mesmo poderia ser utilizado no ambiente escolar e estaria ajudando a reduzir os impactos do óleo de cozinha em nosso meio ambiente. O trabalho foi realizado de forma coletiva envolvendo alunos, professores e a comunidade local. O projeto foi desenvolvido durante as aulas ministrada pela professora da turma, que dividiu o projeto em duas etapas, sendo a primeira de caráter teórico e a segunda a realização da prática.

Desejos:

Através deste trabalho de pesquisa pode-se concluir que quando existe o comprometimento e a participação de todos, podemos colocar em prática qualquer tipo de projeto, principalmente quando o maior objetivo é a preocupação com o meio ambiente. As atividades que envolvem a questão ambiental são de grande importância para o desenvolvimento do aluno principalmente quando se pensa em empreendedorismo na escola. Espera-se que essa iniciativa pedagógica tenha despertado, não só nos alunos, mas em toda a comunidade escolar, a consciência da preservação da natureza e a disseminação dos conhecimentos adquiridos, contribuindo através do reaproveitamento desse resíduo, não só para o meio ambiente, mas para qualidade da água e de vida.

Pessoas:

Os alunos da turma 9º ano A da escola Poncho Verde, durante três anos consecutivos, estão realizando a coleta de óleo na comunidade. . Os recursos da venda serão destinados para o setor do refeitório da escola, para compra de utensílios de cozinha. Para a população que tem a preocupação com o meio ambiente, e quer fazer o seu descarte corretamente, poderá a nível de município, fazer o seu recolhimento doméstico e entregá-lo no Colégio Poncho Verde, onde terá o seu destino adequado. O reaproveitamento pode ocorrer através da fabricação de sabão ou da produção de biodiesel.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_bdfac8b5-f79e-4e6b-abe2-f4da3a7590e0
COLEGIO ESTADUAL PONCHO VERDE
MATO LEITAO, RS