Top_default

PROJETO INTERDISCIPLINAR SUSTENTABILIDADE E VIDA

ESC EST ENS FUND SAO RAFAEL | CRUZEIRO DO SUL - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Enquanto cidadãos do mundo, enquanto professores e estudantes queremos ajudar a natureza a se recuperar “reflorestando” nossas matas, principalmente, com plantas frutíferas, cujos frutos beneficiem os animais nativos na alimentação. É uma iniciativa desenvolvida em longo prazo, da qual não colheremos frutos, tão cedo, mas a ideia é implantar na vida de nossos estudantes, a semente da conscientização ambiental. Além desse trabalho se enquadrar no projeto maior da escola “Sustentabilidade e vida”.

Atividades:

O projeto será desenvolvido durante o período do ano letivo, a partir de temas relacionados com o meio ambiente que serão abordados de forma interdisciplinar, além do subprojeto Espalhando Esperança, mais detalhado a cima, serão desenvolvidas outras propostas de trabalho com todos os estudantes, tais como: * Noção dos cinco Rs = Reduzir, Reaproveitar, Reciclar, Repensar, Recusar; * Ajardinamento e horta; * Compostagem; * Patrulha ambiental: escola e localidade: (ar, água e solo na comunidade); * Plantas medicinais; * Sinalização da trilha ecológica e utilização desta para observações e atividades pedagógicas e recreativas; * Tecnologia ambiental. No 2º semestre com ênfase no Subprojeto sobre sementes, “Espalhando Esperança”!

Desejos:

  • Promover situações de discussão sobre conceitos relacionados com a sustentabilidade e a vida;
  • Discutir a sustentabilidade em defesa do meio ambiente proporcionando ações transformadoras do meio;
  • Construir ações que promovam qualidade de vida;
  • Implantar práticas sustentáveis na escola;
  • Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula;
  • Ampliar o interesse da comunidade por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação;
  • Reconhecer que o ser humano é parte integrante do mundo natural, indissociável e interligado ao seu funcionamento e ao seu destino;
  • Revitalizar a trilha ecológica da escola;
  • Distinguir as diferentes formas de uma planta se reproduzir (sementes, mudas...);
  • Identificar as árvores frutíferas nativas de nossa região e os animais que se alimentam das mesmas;
  • Reflorestar com árvores frutíferos a área verde da escola, bem como, incrementar a horta da mesma;

Pessoas:

Os estudantes do 1º ao 5º anos trabalharão, de forma lúdica, através de histórias infantis, como também refletindo sobre suas atitudes no dia a dia e problematizando o tema “Sustentabilidade e Vida”, assim, envolvendo as áreas de Linguagens, Ciências Naturais e Ciências Humanas.Os estudantes dos anos finais (6º ao 9º anos) desenvolverão atividades em diferentes focos.A professora de Língua Portuguesa juntamente com os estudantes do 8º ano, refletirão sobre a empatia, o quão benéfico é para o cidadão e para a sociedade colocar-se no lugar do outro.As turmas do 6º e 7º anos juntamente com a professora de Ciências e Matemática, tomando como base o projeto maior de nossa escola “Sustentabilidade e vida”, desenvolverão o um subprojeto “Espalhando esperança”. Trabalhar sobre dispersores de sementes, abordando diferentes formas que a natureza encontrou para dispersar as mesmas. No intuito de envolver ainda mais a comunidade escolar os estudantes realizarão uma entrevista com pessoas mais antigas, das diferentes localidades, no entorno da escola.(aproximadamente 200 pessoas)

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO RAFAEL
CRUZEIRO DO SUL, RS