Top_default

SobreVIVER Sustentável

N/A | VILA VELHA - ES

Projeto da equipe

Ideias:

Conscientizar os alunos de que a sustentabilidade ambiental e social é condição de subsistência humana urgente, que deve reestruturar e restabelecer novos hábitos em nossa cultura diante da utilização dos recursos naturais. Reconhecer que a qualidade ambiental está ligada à ações e atividades humanas. Refletir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil, compreendendo a importância de ter consciência ao consumir. Identificar a importância do ato sustentável e valorizar novos usos para um mesmo produto. Reconhecer a importância da redução de consumo e/ou do descarte correto dos materiais.

Atividades:

Filme Wall-E, que aborda a temática do descarte dos resíduos, poluição, estilo de vida consumista, excesso de tecnologia, sedentarismo e obesidade. Pesquisas com seus familiares sobre o descarte do lixo em suas casas, tipo de lixo descartado, quantidade e o destino. Laboratório de informática: circuito “Turma que recicla” na plataforma Edukatu, pesquisas em sites da internet sobre o tempo de decomposição dos materiais na natureza e construirão tabelas e gráficos usando os dados coletados nas pesquisas feitas com as famílias. Estudo de campo em um supermercado: será observado o excesso de embalagem dos produtos, embalagens econômica e ecologicamente corretas. Visita à uma associação de coleta de lixo seco: observar como é feito o recebimento do material, a separação e o destino que é dado ao lixo. Iniciaremos uma proposta de separação dos resíduos sólidos na escola, nesta etapa haverá o envolvimento das outras turmas da escola e dos funcionários.

Desejos:

Por meio do projeto os alunos terão a oportunidade de conhecer as questões ambientais e sociais e de modo ativo e participativo avaliar a responsabilidade de cada um e decidir por adotar um estilo de vida sustentável, buscando reduzir o consumo dos recursos naturais, sendo este um requisito básico para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Pessoas:

À frente dos trabalhos que envolvem o projeto “Vida sustentável” estará as professoras regentes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, bem como os alunos dessas turmas, um total de 50 pessoas. Porém, pretende-se envolver os pais dos alunos, professores, funcionários e demais turmas do turno vespertino da escola.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20191222_211632
EMEF ALVIMAR SILVA
VITORIA, ES