Top_whatsapp_image_2021-10-06_at_14.47.34__1_

Água: Um recurso natural em extinção

ESC EST ENS MEDIO DR JOSE SAMPAIO MARQUES LUZ | SAO GABRIEL - RS

Projeto da equipe

Ideias:

preveem a promoção de ações articuladas nos três turnos da escola com professores, funcionários e alunos dos anos finais e iniciais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ideia é, através de textos, artigos, vídeos e jogos (“quiz”), bem como, da análise de fatura de água residencial e da construção de uma cisterna para coleta de água da chuva, debater e discutir o tema, desenvolvendo, assim, o conhecimento e a conscientização junto à comunidade escolar sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos para a preservação desse bem tão precioso e tão imprescindível para a vida e para o planeta que é a água. A ideia do projeto nasceu a partir da divulgação da Semana da Água (28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água do RS) onde foram discutidas e debatidas ideias sobre atividades e ações a serem realizadas na escolas relativas a esta data.

Atividades:

Debater e discutir através de textos, artigos, vídeos, jogos (“quiz”) e da análise de fatura de água residencial, o tema água, sua importância importância para a vida e para o planeta. Também foi construída de uma cisterna para coleta de água da chuva, cujo funcionamento, utilização e exemplo de ação em prol da sustentabilidade foi demonstrado e explanado aos alunos durante sua inauguração.

Desejos:

Espera-se que o as atividades e ações do projeto consiga levar conhecimento e, principalmente, conscientização aos entes envolvidos no mesmo a cerca da importância do uso consciente e da preservação deste bem tão precioso que é a água. Também espera-se que através da demonstração do funcionamento e aplicabilidade da cisterna de colete de água da chuva que os alunos e demais envolvidos tomem a iniciativa de realizar em suas casas ações e ideias desta natureza.

Pessoas:

O Projeto envolve os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, do ensino médio, estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos, professores e, de forma indireta, funcionários e pais. Os alunos participaram do projeto através dos estudos de textos, artigos, vídeos, quiz e aulas expositivas, bem como, a utilização da cisterna de coleta de água da chuva para rega do jardim da escola e da horta que futuramente será construída na escola. Os funcionários da limpeza utilizarão a água da cisterna para limpeza de determinados espaços da escola. Os pais, espera-se, que se envolvem indiretamente através do relato dos seus filhos sobre as ações e atividades que foram realizadas na escola.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESC EST ENS MEDIO DR JOSE SAMPAIO MARQUES LUZ
SAO GABRIEL, RS