O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
1) Sim, através dos grupos de WhatsApp
2)Sim. As atividades que seriam realizadas presencialmente, foram adaptadas para o ensino remoto
3)Sim, nas atividades 2 e 5. Os alunos não entenderam, a princípio, como fariam um resumo ou desenho das informações contidas no infográfico.
4) Metade da turma apresentou algumas dificuldades na realização das atividades propostas, pois não estavam acompanhando, devidamente, as orientações passadas no grupo.
5) Sim
6) Não
7) Sim.
Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!
Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.
Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).
E aí, é só colocar suas ideias em prática!
Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.
Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Vamos nessa?
Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?
Resposta:
Durante o projeto "Ação e consciência ambiental", foi trabalhado, desde o mês de junho, a reutilização de produtos como garrafas pet e outros recipientes para plantas, confecção de brinquedos e mascotes para a turma, além de atividades voltadas para o consumo consciente.
Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?
É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.
Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.
E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!
Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:
Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:
Resposta:
É preciso repensar os hábitos de consumo. Acredito que isso começa com ações simples: separar o lixo doméstico, reutilizar embalagens e recipientes e destinar o restante para coleta seletiva.
Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.
Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.
Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.
Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?
Confira no infográfico abaixo:
Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:
Resposta:
Apesar das suas vantagens, o grande consumo de plástico e seus derivados, somado ao descarte inadequado, tem se tornado um problema global. Todos os anos, grandes toneladas de plástico, incluindo o chamado microplástico, acabam parando nos mares e rios, prejudicando a fauna e a flora local. Nesse sentido, é preciso repensar os hábitos de consumo e descarte dos produtos que utilizamos.
De maneira geral, as atividades foram muito bem elaboradas, didáticas e interessantes. Contudo, no atual contexto do ensino virtual tem sido especialmente difícil manter os estudantes engajados com as atividades propostas, tendo em vista que o isolamento social prossegue. A maior dificuldade dos estudantes encontra-se no acesso a internet. Muitos deles possuem apenas um único aparelho de celular por família, tendo de conciliar as atividades do edukatu junto com as outras atividades do PED (Plano de estudos domiciliar). Procurei, na medida do possível, adaptar as atividades, enviá-las de forma fracionada e estender os prazos de entrega. Por último, apesar dos percalços, gostei muito da proposta e pretendo utilizar os vídeos e atividades em um momento mais oportuno.
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
Essa atividade, embora tenha sido enviada, não foi realizada pelos estudantes. Por causa do isolamento social e da pandemia nós estamos tendo apenas encontros virtuais. Quanto a escola, não encontrei informações acerca dos recicláveis que ela produz, especialmente porque ela se encontra em reformas.
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Essa atividade foi realizada durante a semana de 08 - 11 de setembro. Já que não estamos tendo aulas presenciais, por conta da pandemia, adaptei atividade da feira de trocas para ser realizada dentro das próprias famílias dos estudantes. Contudo, não obtive nenhum feedback dessa atividade.
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
Essa atividade foi realizada na semana de 31 de agosto - 04 de setembro. Solicitei, na segunda-feira, que realizassem um diário do lixo, registrando e anotando o consumo e o descarte de resíduos em sua casa. Para ajudar, eu simplifiquei a atividade e tomei como ponto de partida aquilo que eles já tinham estudado acerca dos 4 erres. Infelizmente, apenas um dos estudantes respondeu a essa atividade.
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
Esta atividade foi realizada durante a semana de 24 a 28 de agosto, sendo enviada através do grupo de WhatsApp. Na segunda-feira enviei o vídeo sugerido sobre os 4r, aproveitando para explicar sobre a atividade da história em quadrinhos, sendo que apenas dois estudantes assistiram ao vídeo e responderam a atividade proposta. Aproveitando a temática dos 4 erres e do consumo consciente, realizei, na quarta-feira, uma atividade de matemática voltada a redução do consumo de energia elétrica.
Quanto as dificuldades dos discentes,diria que não há muito a ser dito, posto que apenas uma pequena parcela dos meus 20 estudantes estão, realmente, participando das atividades do Plano de estudos domiciliar.