Top_default

Horta no Potinho

ESCOLA MUNICIPAL DR SILVERIO JORGE | MARECHAL DEODORO - AL

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto Horta no Potinho surgiu no período das aulas remotas quando iniciei um trabalho na disciplina de Ciências sobre alimentação natural e solicitei que fizessem um cardápio dos alimentos que consumiam habitualmente. Quando enviaram os cardápios percebi que a base alimentar do grupo era de alimentos comprados nas prateleiras do supermercado e prontos em embalagens, tipo: miojo, embutidos, salgados nos lanches, refrigerantes, etc. Alguns alunos tinham alimentação bem natural e variada. Para motivar os alunos experimentar novos alimentos, veio a ideia da horta, pois, plantando, cuidando e colhendo poderia despertar o interesse do consumo. Como muitos alunos não tinham espaço para o plantio, pensamos nos potes vazios de sorvete, açaí, garrafas pet, água mineral. Na volta às aulas de forma presencial, percebi que muitos alunos não consomem a merenda da escola insistindo em alimentos de embalagens, sucos de caixinhas e refrigerantes. A intenção é aproveitar um pequeno espaço que a escola dispõe e estender o Projeto também para os canteiros da escola e utilizar as ervas e verduras no cardápio da merenda.

Atividades:

No primeiro momento os alunos foram orientados a procurar os potinhos, fazer furos e organizar utilizando pedrinhas no fundo do pote para drenar a água, colocar areia branca, terra vermelha e adubada e trazer para a escola. Foi realizada também uma oficina para reconhecimento de algumas plantas e sementes como: manjericão, espinafre, coentro, raiz de cúrcuma. Os alunos que trouxeram os potinhos já fizeram o plantio e alguns já elaboraram relatórios dos primeiros procedimentos. Pretendemos utilizar sementes e mudas.

Desejos:

A ideia é instigar as crianças para que elas reflitam sobre de que modo podem contribuir para a conservação do planeta. Vamos investir nos verbos: cuidar, reciclar, aproveitar, produzir, colher, compartilhar. O Projeto visa também uma atividade continua na escola e a mobilização de outras turmas nesse propósito e que as crianças sejam multiplicadoras e levem para seus familiares e comunidade.

Pessoas:

O Projeto tem o apoio dos familiares na organização do material, providenciar resíduos como adubos, tipos de solo e apoiar na elaboração dos relatórios enviados como tarefa de casa e alguns funcionários da cozinha da escola estão contribuindo juntando sobras de pó de café para adubar a terra.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DR SILVERIO JORGE
MARECHAL DEODORO, AL