Top_default

Malu PMSP

MARIA LUIZA VALENTIM DA CRUZ PROFª | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Na escola desenvolvo com as crianças o Projeto animais e escolhemos o nome de nossa sala Baleia Jubarte. Estamos trabalhando Projeto de animais e na minha turma estamos conversando sobre a poluição nos mares e os meios de sobrevivências dos animais marinhos destacando a Baleia Jubarte. Desse modo a partir do interesse das crianças em observar por meio do vídeo sobre a poluição nos mares trouxemos a enquete sobre o que as pessoas jogam no mar e a poluição dos mares. Em consonância com a ODS 12 consumo e produção responsáveis e a ODS 14 vida na água conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Os cuidados em não poluir e jogar lixo nos mares e o uso adequado em sociedade desses materiais para um consumo que não infrinja/ afete a vida dos animais. Assim os cuidados com os resíduos e o lixo para não ferir e ou levar a morte os animais marinhos e os espaços onde habitam, os oceanos.

Atividades:

Desse modo iniciamos o Projeto conversando sobre a vida nos oceanos e em especial a Baleia Jubarte. Depois pesquisamos sobre a alimentação da Baleia Jubarte e dos animais marinhos. Conversamos sobre os vários tipos de lixo que se encontram na água da praia, e que os animais marinhos podem confundir com o alimento. Falamos sobre os plásticos, isopor, vidro entre outros resíduos que o homem interfere no meio ambiente e na vida marinha. Trouxemos alguns materiais e pesquisamos o tempo de vida para decomposição dos mesmos. Falamos sobre a reciclagem desses materiais e das possibilidades de uso desses materiais como a garrafa pet que pode ser transformada em casinha de cachorro. Com as garrafas pets fizemos garrafas sensoriais, observando o crescimento dos bichinho em gel 'animais marinhos' usamos vários materiais. Com o isopor fizemos trabalhos artísticos e conversamos sobre o uso desse material. Com papelão fizemos jogo da memória. Com potes recicláveis utilizamos como brinquedos, kit cozinha e kit beleza. Potes de requeijão utilizamos para guardar massinha, e para utilizar em brincadeiras. Embalagem de bolo, reaproveitamos produzindo bolos feitos em desenho para brincar.

Desejos:

Desejo ver crianças e famílias engajada no bem comum e social de todos e todas para um mundo melhor e com mais recursos para todos. Acredito que pequenas atitudes geram imensos pensamentos e ações para um mundo sustentável.

Pessoas:

As crianças estão trazendo potes, confeccionando brinquedos, conversando sobre os cuidados com os materiais recicláveis, sobre a comida e o desperdício. Uma das crianças disse "olha prô trouxe pra você fazer chocalho". E com os potes de yakute trouxe feijão (preto, fradinho), arroz. Assim conversamos sobre os alimentos e o cuidado em não desperdiçar/ jogar fora no lixo esses alimentos.

Novidades da equipe

01. Diário de Mesa

12
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

Vídeo : Alimentação saudável para crianças - Aprenda o que são os carboidratos, as gorduras, as proteínas... Conversamos sobre a alimentação saudável após o vídeo. E fizemos um desenho representando nosso almoço.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

07. Avaliação Percurso ODS

12
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

AS atividades e propostas com as crianças trouxe a importância de ações e da participação de todos e para todos. As crianças se sentiram empolgadas e valorizadas nessas propostas e ações. Não paravam de dar sugestões e queriam desenhar e participar. Gostaram dos vídeos e de poderem cuidar do planeta. Gostei muito desse curso e acredito que poderei ampliar minhas ações e das crianças para um olhar totalizador de nossa sociedade para sobrevivência e subsistência de nossas vidas e planeta.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

06. Parcerias e Meios de Implementação

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Plano de aula: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Parcerias e Meios de Implementação Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17: “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. Vídeo E aí ODS 17? | As Aventuras de Nina. Em nosso Projeto Politico Pedagógico, temos a ação de implementar a participação de nossas crianças nas escolhas em nossa escola. Assim visa fazer o projeto democracia e participação para fazer parte das ações/ escolhas no grêmio mirim em que poderão sugerir projetos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

05. Ação Contra a Mudança do Clima

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Plano de aula: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ação Contra a Mudança do Clima Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13: “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”. Vídeo ODS 13 para crianças – Ação contra a Mudança Global do Clima. Conversar sobre o uso de bicicleta e brincar na pista no pátio da escola. Faremos carros de papelão e conversaremos sobre as ações da poluição na natureza. Estamos situados numa escola ao lado da avenida e observaremos os carros por meio da grade da escola.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

04. Consumo e Produção Responsáveis

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Plano de aula: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Consumo e Produção Responsáveis Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12:“assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Assistimos ao vídeo ODS 12 para crianças – Consumo e Produção Responsáveis. E relembraremos o nosso projeto Baleia Jubarte, em que conversamos e pesquisamos os produtos e o tempo de decomposição desses materiais na natureza. Conversa sobre os alimentos e desperdicios assistindo ao vídeo Entendendo o ODS 12! | As Aventuras de Nina

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Plano de aula: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Cidades e Comunidades Sustentáveis Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Para esse tema assistiremos o vídeo ODS 11 para crianças – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Em seguida faremos desenhos e usaremos caixas para fazer a Cidade e usaremos glitters preto para representar a poluição, em uma parte da maquete e não outra sem o glitters representando uma Cidade sem poluição e contextualizaremos a importância para nossa saúde e sobrevivência de uma Cidade sem poluição.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

02. Água Potável e Saneamento

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Plano de aula: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Água Potável e Saneamento Prossegui com o tema das ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 06: “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. Conversando com as crianças, perguntei sobre o uso e cuidados com o desperdício da água e do saneamento, onde essa água vai ser cuidada. As crianças de 4 e 5 anos falaram que a agua vai para a pia, para o cano, e acreditavam que é só abrir a torneira e sai a água. Assistimos o vídeo Palavra Cantada | De Gotinha em Gotinha. E conversamos sobre a água da chuva, e que essa água ajudará nossas alfaces a umedece-las. Mas quando não chover poderemos rega-las. As crianças se empolgaram dizendo eu quero prô. E combinamos em fazer um regador com garrafas pet.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

01. Por onde começar?

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

PLANO DE AULA: Direito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável Iniciei o plano de aula conversando sobre o uso e descarte de embalagens. Uma das crianças falou "né pro que a gente tem que fechar a torneira", outra disse "não pode jogar lixo na rua". Então comentei sobre o alimento almoço e lanche, para experimentarmos a comida e comer o alimento que gosta evitando de jogar toda a comida no lixo. Assim falamos em deixar no canto do prato aquilo que não quer comer e se alimentar com o alimento que gosta. Observo no almoço que tem criança que quer jogar toda a comida se vê um alimento que não gosta. Falamos do cuidado com os produtos que compramos e em como podemos ajudar a separar o lixo e reaproveitar objetos e ou resíduos. Conversamos que podemos separar o pó de café para colocar nas plantas, e a casca de ovo e frutas e legumes. Conversamos da possibilidade em fazer uma horta e plantarmos alface. As crianças de 4 e 5 anos gostaram bastante da ideia. Uma delas perguntou se podia levar pra casa, respondi sim poderão levar para a casa. E perguntei onde podemos plantar a alface? Uma criança respondeu no jardim, outra disse na terra. E disse mas se for na terra como vocês vão levar a alface para casa? Então uma delas disse no pote. E começamos a conversar sobre objetos de alimentos/ embalagens que poderíamos reaproveitar. Chegamos na possibilidade em plantar a alface na garrafa pet e assim poderem levar para casa. Então pesquisamos um vídeo COMO PLANTAR ALFACE NA GARRAFA PET AUTO IRRIGAVEL E COLHER O ANO TODO ALFACE FRESQUINHA. As crianças assistiram e gostaram bastante, algumas falaram "pro vamos plantar pra minha mãe". Disse sim vamos plantar e vocês poderão também ter alface em casa fresquinha. Elas sorriram e gostaram da ideia.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Daniela Ramos Penz

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARIA LUIZA VALENTIM DA CRUZ PROFª
SAO PAULO, SP