Top_default

APRENDENDO A PRESERVAR

CEU CEI CAMPO LIMPO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim, trabalho no CEI Ceu Campo Limpo. Quando cheguei nesta UE,o projeto já estava em andamento. Que é o projeto de Mini floresta nos Ceus em parceria com a ONG formigas de Embaúba. Os objetivos do projeto é trabalhar a sustentabilidade desde cedo na escola, onde toda comunidade possa ser envolvida.

Atividades:

Manutenção da floresta, colheita das sementes para replantio, observação e comparação do crescimento das espécies

Desejos:

O nosso projeto será permanente, cada criança e família que participa sai com a reflexão sobre a necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente.

Pessoas:

Os responsáveis dos alunos nos dias de familia na escola fizeram oficinas, onde foi explicado todo o projeto e sua importância para a comunidade. Foram convidados a andar pela mini floresta e observar flores e diversas espécies plantadas pelas crianças.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

14
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

Como trabalho em Cei, é de fundamental importância apresentar e incentivar a alimentação saudável aos pequenos, bem como o cuidado com a natureza.

0
0
aprox. 2 anos

12. Direto da Horta

14
Set

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Blank

Resposta:

No Cei temos um projeto horta, ainda não plantamos nada devido o espaço estar em obras, assim que a obra terminar iremos iniciar o plantio. Por trabalhar como bebês adaptei atividade. Em roda fiz a a leitura do livro o grande rabanete, mostrei alguns legumes e frutas, explicando de onde vem cada um e a sua importância para a saúde, frisando bem aqueles quem vem da horta.

0
0
aprox. 2 anos

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

7
Set

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

No cei onde trabalho tem em média 170 crianças e bebes, todos se alimentam com alimentos oferecidos pela escola. Há desperdício de alimentos sim, principalmente com relação as cascas e talos de alimentos. Há um projeto horta na escola onde iremos aprender a fazer a compostagem do lixo orgânico para adubo da horta onde as crianças participarão de todos os processos.

0
0
aprox. 2 anos

10. Tem gosto de quê?

7
Set

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

Faremos um piquenique com os bebês, onde levaremos diversas frutas como: melancia laranja, maca, banana, abacate. No geral nossa turma aprecia esses alimentos, pois todos os dia s da semana temos sobremesa de frutas diversas e na maioria das vezes tem boa aceitação.

0
0
aprox. 2 anos

06. O que tem no seu alimento?

25
Ago

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Trabalho com criança de 0 a 3anos, por serem bebes , trabalhamos usando os lugumes que serão preparados na refeição, levamos pra sala onde os mesmos manuseiam os legumes e verduras,no caso das frutas apresentamos para manusear e logo em seguida fazemos a dugustação.

0
0
aprox. 2 anos

02. Alimentação Boa Pra Você

22
Ago

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

Contei a história do Tupi que você fala onde tem o nome de diversas frutas de origem tupi, inclusive o abacaxi, que levaremos na próxima aula com casca e depois, farão a degustação

0
0
mais de 2 anos

01. Diário de Mesa

22
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

Trabalho com bebês, apresentei aos pequenos alimentos saudáveis como cenoura, beterraba, e diversas frutas (plástico) e fizemos brincadeira de faz de conta.

0
0
mais de 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEU CEI CAMPO LIMPO
SAO PAULO, SP