Top_alimenta__o_900x600

Alimentação saudável

CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente, a alimentação saudável, a Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

  • Rodas de conversa, música e história sobre alimentação saudável
  • Experimentação de alimentos saudáveis
  • Orientação ao não desperdício na hora das refeições
  • Incentivo a aceitação de todos os alimentos oferecidos na Unidade Escolar

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma maior consciência dos estudantes e suas famílias com relação às suas escolhas de consumo e estimule a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com 9 crianças do Berçário II e também envolve toda a comunidade escolar e os familiares das crianças.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

5
Out

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

As propostas indicadas no curso são maravilhosas e eficientes para que os alunos compreendam a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a necessidade do consumo consciente e o compromisso com a agenda global. Como trabalho na educação infantil, mais especificamente no Berçário II que são crianças de 1 a 2 anos, tive que adaptar o conteúdo do curso para a linguagem das crianças que atendo, focando principalmente em relação a alimentação saudável e o não desperdício dos alimentos. Eles estão compreendendo a cada dia mais sobre a importância de comermos frutas, legumes e verduras, experimentando os sabores e desperdiçando menos. A proposta foi realizada junto com duas outras turmas de berçário totalizando 15 crianças. Sugiro apenas que o site seja reorganizado para poder contemplar melhor a educação infantil no processo de inclusão dos alunos na equipe e do próprio circuito.

0
0
quase 2 anos

06. Parcerias e Meios de Implementação

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

05. Ação Contra a Mudança do Clima

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

02. Água Potável e Saneamento

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos

01. Por onde começar?

5
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_20221005_112343_0000

Resposta:

Realizei com os bebês e crianças do Berçário II a atividade 5 "Tem gosto de quê?" do percurso "Comer, dividir e brincar". Foi uma experiência maravilhosa. Assistimos o vídeo com a música "Pomar" do grupo Palavra Cantada e depois conversamos sobre as frutas. Algumas crianças ficaram batucando em seu próprio corpo enquanto a música tocava (eles são muito musicais, adoram cantar e dançar). Em seguida conversamos sobre as frutas do vídeo e convidamos as crianças para fazerem um suco. Minha primeira intenção era fazer um suco de amora pois temos uma amoreira no jardim da escola e as crianças poderiam colher, degustar e depois fazer o suco, mas já estávamos em um período de chuvas a algum tempo, impossibilitando a colheita, então resolvi fazer com a manga pois é uma fruta que eles não tem muito acesso já que não é oferecida no CEI. Fomos ao refeitório onde o espaço já estava todo organizado. Uma mesa forrada com toalha, um prato com mangas dentro, jarra com água, liquidificador e todos os demais utensílios necessários para o preparo já separados. As crianças chegaram no espaço e perceberam a diferença no ambiente (sentiram-se convidados e acolhidos), foram se sentando, alguns já querendo manusear os objetos, e então perguntei se eles sabiam que fruta era aquela... Eles seguraram a manga, passaram para o colega, incentivei eles a sentirem o cheiro e questionei várias vezes que fruta era, mas ninguém deu palpite. Fui perguntando se era maçã, banana, abacaxi e eles foram falando que não... Enfim revelei o nome da fruta e então descasquei uma manga para eles experimentarem, eles manusearam a casca, sentiram o cheiro... cortei em pedaços e fomos compartilhando... cada um pegou um pedaço... Apenas uma criança não quis pegar para experimentar. Fui falando para eles da importância de comer frutas, que são alimentos saudáveis. Cortei outra manga e coloquei no liquidificador com água, depois de batido coloquei em uma jarra de vidro e fui oferecendo para eles, todos aceitaram e experimentaram, mas não gostaram muito, alguns fizeram até careta... Depois cortei outra manga, coloquei no liquidificador com pouca água e açúcar... E ofereci para eles, mas alguns já não quiseram mais experimentar, aqueles que experimentaram gostaram bastante e pediram para repetir. Foi muito prazeroso participar dessa vivência com eles. Todos se envolveram com a proposta... algumas crianças que não costumam comer frutas, participaram e degustaram. Não tive dificuldade em desenvolver a proposta, contei com o auxílio das outras duas professoras da sala e de uma professora módulo. A única alteração no plano de aula foi referente a desenhar a fruta, pois eles ainda são muito pequenos e não entenderiam essa parte, mas as fotos deles participando da atividade serão impressas e colocadas em mural dentro da sala (na altura deles) para relembrarem a proposta e falarem sobre a mesma.

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20220703_213507567
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PEDRO HENRIQUE SIQUEIRA LIMA
SAO PAULO, SP

e mais 4 membros (ver todos)