Resposta:
Realizei com os bebês e crianças do Berçário II a atividade 5 "Tem gosto de quê?" do percurso "Comer, dividir e brincar".
Foi uma experiência maravilhosa. Assistimos o vídeo com a música "Pomar" do grupo Palavra Cantada e depois conversamos sobre as frutas. Algumas crianças ficaram batucando em seu próprio corpo enquanto a música tocava (eles são muito musicais, adoram cantar e dançar). Em seguida conversamos sobre as frutas do vídeo e convidamos as crianças para fazerem um suco.
Minha primeira intenção era fazer um suco de amora pois temos uma amoreira no jardim da escola e as crianças poderiam colher, degustar e depois fazer o suco, mas já estávamos em um período de chuvas a algum tempo, impossibilitando a colheita, então resolvi fazer com a manga pois é uma fruta que eles não tem muito acesso já que não é oferecida no CEI.
Fomos ao refeitório onde o espaço já estava todo organizado. Uma mesa forrada com toalha, um prato com mangas dentro, jarra com água, liquidificador e todos os demais utensílios necessários para o preparo já separados.
As crianças chegaram no espaço e perceberam a diferença no ambiente (sentiram-se convidados e acolhidos), foram se sentando, alguns já querendo manusear os objetos, e então perguntei se eles sabiam que fruta era aquela... Eles seguraram a manga, passaram para o colega, incentivei eles a sentirem o cheiro e questionei várias vezes que fruta era, mas ninguém deu palpite. Fui perguntando se era maçã, banana, abacaxi e eles foram falando que não... Enfim revelei o nome da fruta e então descasquei uma manga para eles experimentarem, eles manusearam a casca, sentiram o cheiro... cortei em pedaços e fomos compartilhando... cada um pegou um pedaço... Apenas uma criança não quis pegar para experimentar. Fui falando para eles da importância de comer frutas, que são alimentos saudáveis.
Cortei outra manga e coloquei no liquidificador com água, depois de batido coloquei em uma jarra de vidro e fui oferecendo para eles, todos aceitaram e experimentaram, mas não gostaram muito, alguns fizeram até careta... Depois cortei outra manga, coloquei no liquidificador com pouca água e açúcar... E ofereci para eles, mas alguns já não quiseram mais experimentar, aqueles que experimentaram gostaram bastante e pediram para repetir.
Foi muito prazeroso participar dessa vivência com eles. Todos se envolveram com a proposta... algumas crianças que não costumam comer frutas, participaram e degustaram.
Não tive dificuldade em desenvolver a proposta, contei com o auxílio das outras duas professoras da sala e de uma professora módulo.
A única alteração no plano de aula foi referente a desenhar a fruta, pois eles ainda são muito pequenos e não entenderiam essa parte, mas as fotos deles participando da atividade serão impressas e colocadas em mural dentro da sala (na altura deles) para relembrarem a proposta e falarem sobre a mesma.