Top_default

Consumo consciente e sustentável - Claudia Fernandes Brasileiro

CEI JARDIM VILA PEDROSO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim, temos uma equipe nesta luta! Nosso Projeto nasce da necessidade emergente de uma conscientização e mudanças de atitudes no que se diz respeito a sustentabilidade e consumo consciente desde a primeira infância com o intuito de fazer com que reflitam sobre suas ações diárias em relação à sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambienta e com a higiene; Valorizar a importância do consumo de água; Valorizar o consumo consciente dos alimentos evitando desperdícios e descartando-os corretamente; Valorizar atitudes relacionadas á saúde e ao bem estar individual e coletivo; Construir laços e estreitar relações na tríade CEI, família e bebês e crianças, por meio da troca de conhecimentos das diferentes culturas alimentares, numa parceria em prol do bem estar; Conhecer alimentos dos países dos bebês e crianças imigrantes e sua cultura; entre outros.

Atividades:

Organizamos juntamente com as crianças um ambiente muito bonito, utilizando de reciclagem para decoração do refeitório e das lixeiras para coleta seletiva. Também utilizamos das caixas de papelão , das bandejas de ovos que chegam em nossa unidade para confecção de brinquedos. Com as famílias criamos atividades de interação por meio de um projeto de leitura que decorre nos finais de semana onde as famílias fazem artes com seus filhos criando inúmeras possibilidades de conscientização em relação aos temas consumo consciente e sustentabilidade.

Desejos:

Uma atitude de consumo consciente com sustentabilidade de forma natural por meio de atividades do cotidiano e ampliação deste projeto entre outras unidades educacionais e famílias.

Pessoas:

Nossa equipe é composta de toda a comunidade escolar, ou seja, todos os profissionais, familiares, bebês e crianças, e comunidade local.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

14
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Desenvolver cada atividade proposta foi na verdade um reflorestar o imaginário neste jardim das ODS, onde nós enquanto educadores nos debruçamos à reflexão, reconstrução de valores em relação à sustentabilidade e consumo consciente de maneira a entrar neste universo com nossos bebês e crianças juntamente com a comunidade escolar. É maravilhoso vivenciar hoje atividades diversas e obter perguntas e/ou respostas voltadas aos temas trabalhados , o que nos demonstra o quão importante é iniciar a conscientização sobre consumo consciente e a agenda global desde de a 1ª infância, no sentido de fortalecimento à interações e experiências realizadas no intuito de sensibilização e mobilização de todos os envolvidos. Aprendemos que nossos bebês e crianças possuem grande força para transformação e conscientização de seus familiares, pudemos revisitar nosso Projeto Político Pedagógico e realizar ampliação em nossos projetos voltados à esta temática e ainda entrelaçar todas as ODS em todos os outros projetos que fazem parte de nossa unidade de ensino, no intuito da promoção de um consumo mais consciente e de escolhas mais sustentáveis em nossas atividades diárias estando em qualquer ambiente, ou seja, em um contexto geral. Gostaria de parabenizar toda à equipe pela dedicação, excelência e qualidade deste projeto tão importante em nossos dias para nosso planeta.

0
0
aprox. 2 anos

06. Parcerias e Meios de Implementação

13
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A proposta deste tema foi desenvolvida com êxito por meio de roda de conversas e atividades desenvolvidas a partir de situações problemas apresentadas por gravuras, recontos, vivências e interações entre os bebês e crianças, ou seja, por meio de recursos e metodologias ativas que tragam inovação e interesse, como por exemplo a inserção do contato com a natureza por meio de atividades em que as educadoras atuam como mediadoras dos bebês e crianças, fortalecendo assim o vínculo com o meio ambiente e inserindo conceitos que tornem a escola um espaço que propicie intervenções positivas ao abordar assuntos variados como a promoção e conscientização sobre a importância do consumo inteligente de recursos não-renováveis, como a água; a reutilização da água para limpeza de espaços comuns da escola; reaproveitamento de objetos para finalidades lúdicas, como construção de brinquedos com plástico, papelão e outros materiais; criação de uma horta cuidada pelos bebês e crianças e consumo desses alimentos com culinária desenvolvida nas vivências com os bebês e crianças, estreitando os laços entre os estudantes, a natureza e a origem da comida; plantio de mudas de flores, árvores e outras plantas na escola ou em outros lugares, como parques em parcerias com as famílias, isso ajuda a aumentar o senso de responsabilidade ecológica, de forma a coloca-los como agentes da mudança, e reforça as noções de cidadania, buscando sempre colocar em prática os aprendizados referentes ao consumo consciente e à sustentabilidade.

0
0
aprox. 2 anos

05. Ação Contra a Mudança do Clima

12
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Apresentamos a importância do meio ambiente, sua preservação e as mudanças climáticas, por meio da roda de conversa destacando a importância de conhecer e explorar o elemento AR, levantando hipóteses sobre: o que é o ar? Podemos sentir? Pegar? Ver? Após fizemos junto com os bebês e crianças exercícios de respiração e sopro e propusemos que os bebês e crianças tentassem encher um balão com ar e depois esvaziassem para assim entender a existência do ar. Também juntamente com eles procuramos listar os animais que voam. Complementamos com leitura do poema “ser e estar” de Mário Quintana e em seguida conversamos sobre as palavras que aparecem no poema e que precisam do ar para existir e brincamos de pipas e aviõezinhos de papel dobradura soltando-os para voar. Após este processo foi feito juntamente com os bebês e crianças uma socialização e por meio desta a construção de um painel com tudo o que foi observado nas atividades. Poema Ser e Estar de Mario Quintana A nuvem, a asa, o vento, a árvore, a pedra, o morto... tudo o que está em movimento, tudo o que está absorto... aparente é esse alento de vela rumando um porto como aparente é o jazimento de quem na terra achou conforto... pois tudo o que é está imerso neste respirar do universo - ora mais brando ora mais forte porém sem pausa definida e curto é o prazo da vida e curto é o prazo da morte.

0
0
aprox. 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

6
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Realizamos uma roda de conversa apresentando a temática e propusemos que fizéssemos uma feira de trocas e doações de brinquedos entre os bebês e crianças, o que ocorreu com grande sucesso com a parceria das famílias e comunidade escolar. Após a realização desta ação, convidamos as famílias a participarem conosco de um concurso de produção de brinquedos com materiais não estruturados e mais uma vez foi muito bom, além da exposição houve premiação com troféu também criado com esse tipo de material e as crianças estão se sentindo cada vez mais pertencentes desse espaço junto com suas famílias , enfim acabamos atingindo um objetivo maior do qual não estava sendo contemplado neste momento “o acolhimento”.

0
0
aprox. 2 anos

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

1
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Este plano de aula foi realizado muito semelhante ao proposto, mesmo considerando a faixa etária de nossos bebês e crianças. Com a parceria das famílias e de todos funcionários realizamos atividades no entorno da unidade escolar onde temos praças, casas térreas, prédios, comércios, estação de trem, entre outros. Essas atividades foram realizadas através de registros com fotografias de antes e de hoje, desenhos, roda de conversas finalizado com uma oficina de argila para construção de uma maquete e um mural com desenhos, fotos e reportagens representando todo este contexto temático. Vale salientar que diferente dos outros planos , este ganhou uma proporção de todo o coletivo da unidade escolar.

0
0
aprox. 2 anos

02. Água Potável e Saneamento

1
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A proposta deste tema foi desenvolvida com êxito através de roda de conversas a partir de situações problemas apresentadas por gravuras, recontos e interações entre os bebês e crianças por meio da apresentação do vídeo de uma linda música sobre a água, abordando sobre a importância de economizar a água e como ela pode ser pouca e muita em nosso planeta, além de falar sobre os estados da água. Após ensinar a música, dançar e cantar com os bebês e crianças, realizamos atividades com desenhos e preparamos uma dramatização de teatrinho sobre a importância da economia da água para os outros agrupamentos com a música: Olha a Água- Turminha do Tio Marcelo Olha a água Pra matar a nossa sede Pra molhar a nossa casa Pra regar as nossas plantas Pra chover de madrugada Se é pouco, é uma gota É um pingo, uma lágrima Se é muito, vira rio, cachoeira, vira lago, vira mar Água que a gente tem que economizar Olha a água Pode ser um oceano Pode ser um mar inteiro Pode ser aquele banho Que eu tomo no chuveiro Quando chove, vira nuvem E despenca lá do céu Quando cai no chão, é água pra beber, pra tomar banho, pra lavar Água que a gente tem que economizar Porque senão, um dia, ela acaba E então, o que a gente vai fazer se não tem água? Porque senão, um dia a fonte seca E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra? Porque senão, um dia, ela acaba E então, o que a gente vai fazer se não tem água? Porque senão, um dia a fonte seca E o que vai ser então da nossa vida aqui no planeta Terra? Olha a água Pra matar a nossa sede Pra molhar a nossa casa Pra regar as nossas plantas Pra chover de madrugada Se é pouco, é uma gota É um pingo, uma lágrima Se é muito, vira rio, cachoeira, vira lago, vira mar Água que a gente tem que economizar Porque senão, um dia, ela acaba E então, o que a gente vai fazer se não tem água? Porque senão, um dia a fonte seca E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra? Porque senão, um dia, ela acaba E então, o que a gente vai fazer se não tem água? Porque senão, um dia a fonte seca E o que vai ser então da nossa vida aqui no planeta Terra? (Água, terra, água) Vale ressaltar que Esta música é parte integrante da Turminha do Tio Marcelo, de autoria do próprio. Seu uso é liberado para fins educativos e que as famílias participaram criando podcasts juntamente com seus filhos voltados à temática.

0
0
aprox. 2 anos

01. Por onde começar?

1
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

O desenvolvimento deste plano foi muito interessante, principalmente por se tratar de crianças cuja a faixa etária varia de 1 a 3 anos, em relação ao ítem Aquecendo a turma, foi proposto para que eles escolhessem as fantasias dos super heróis dos quais eles acreditassem que pudesse salvar o meio ambiente, além da apresentação de fichas para melhor visualização e assimilação do tema na roda de conversa. No ítem Mão na massa, foi ofertado uma variedade de materiais não estruturados para que os nossos super heróis pudessem criar brinquedos, e também fazer juntamente com o Educador(a) uma maquete relacionada ao tema, e neste mesmo ítem fomos compartilhando o que aprendemos. Já em Nossa criação, apresentamos nosso trabalho para os outros agrupamentos do CEI e os convidamos à realizarem esta proposta, criando outras apresentações para nossas trocas de conhecimentos ampliando assim nossas aprendizagens e conscientização. Propostas estas onde os bebês e crianças se envolveram em vivências dinâmicas e desafiadoras das quais incentivam e estimulam a experimentar e avançar sempre respeitando o ritmo de cada um, dentro de um ambiente com muito envolvimento e alegria.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM VILA PEDROSO
SAO PAULO, SP

e mais 27 membros (ver todos)