- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Comer, Dividir e Brincar
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.
Ufa! Quantas coisas!
Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.
Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!
Guia de Aventura na Horta
Nome dos exploradores:
- Quantas pessoas cuidam da do espaço?
- Quais são as características do clima do local?
- Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
- Recursos necessários para o funcionamento.
- Quais os alimentos plantados?
- Tem plantio na época seca ou chuvosa?
- Quem decide o que se deve cultivar?
- Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
- Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?
Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).
Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.
Resposta:
As crianças, desde de pequenas, devem ter contato com o meio ambiente e conhecerem de onde veem os alimentos que estão inseridos em nossa mesa. Nesta proposta do plantio-de-feijão, iniciei com as crianças uma roda de conversa, exemplificado com imagens, sobre o alimento. Em seguida, convidei a turminha para realizarmos o plantio das sementes em copos descartáveis, utilizando o algodão no interior dos copos. Gostaram bastante dessa etapa. Fomos observando, a cada dia, o desenvolvimento das sementes e, quando já estava crescido, sugeri para as crianças que transportássemos as mudas do feijão para os canteiros do espaço da horta da nossa Unidade Escolar e lá continuaríamos a observar seu crescimento. Ficaram bastante empolgados ao colocarem as mãozinhas na terra. Após o processo de desenvolvimento do feijão, participaram das colheita e manuseio dos grãos, observando suas particularidades. Posteriormente, nos momentos das refeições, em especial no almoço, degustaram o alimento inserido no prato, juntamente com outros elementos do cardápio. Observei, ao longo de todo o processo, o interesse e participação de todas as crianças e isso foi muito gratificante.