Resposta:
O plano de aula foi adaptada de acordo com a necessidade dos meus alunos, através da sequência pedagógica descrita abaixo (em fase de desenvolvimento). Percebi até o momento, que os alunos de modo geral estão mais abertos, com um olhar mais aguçado e crítico quanto aos assuntos ambientais, principalmente com relação aos temas mais próximos do cotidiano deles.
Tema: Movimento sustentável.
Disciplina: Educação Física
Público alvo:
Ciclo interdisciplinar (4°, 5° e 6° ano).
Objetivos:
- Valorizar o meio ambiente e o território onde vive;
- Conhecer as principais regras de trânsito, respeitando as especificidades nos diferentes papéis (pedestre, passageiro, ciclista, motorista etc.);
- Desenvolver ações seguras durante o brincar, visando a própria segurança e de todos os usuários da via;
- Reconhecer e mapear os espaços seguros para a realização das “brincadeiras de rua” e esportes ao ar livre no bairro onde vive;
- Desenvolver ações e soluções sustentáveis a partir das vivencias realizadas;
- Estimular o uso da mobilidade sustentável;
Desenvolvimento:
Sequência didática:
- Discussão sobre as cidades sustentáveis (ODS), mobilidade sustentável e meio ambiente;
- Explicação do professor sobre os principais aspectos da mobilidade segura (explicação através de vídeos, imagens, textos e gráficos);
- Solicitação de pesquisa individual ou em grupo sobre as brincadeiras/esportes de rua (nome da brincadeira ou esporte, nº de participantes, equipamentos, espaço utilizado, objetivo e regras);
- Vivência das brincadeiras pesquisadas em ambiente controlado (espaço escolar);
- Discussão coletiva sobre a possibilidade das práticas das brincadeiras nas ruas próximas a escola/residência dos alunos, questionando os requisitos necessários e o grau de segurança;
- Mapeamento (através de fotos e vídeos) das ruas e espaços de lazer no entorno da escola/bairro que propiciem a prática das brincadeiras e esportes de modo seguro com base nos seguintes aspectos: nível do tráfico de veículos, condições das calçadas e vias, existência de rua lazer oficial, condições das praças públicas, número de frequentadores, ciclovias e acessibilidade etc.;
- Elaboração de um mapa coletivo com os espaços verdes propícios para a prática de atividade física, seu estado de conservação e sugestões de melhorias para o aumento do público;
- Caminhada verde – realização de uma caminhada no território a partir do mapa criado pelos alunos.
Avaliação: Análise sistemática do processo (discussões, registros escritos, orais e produções diversas).