Top_default

Movimento sustentável

EMEF JARDIM DA CONQUISTA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente. a Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

Pesquisas, discussões, visitas guiadas, relatórios diversos, vivencias entre outros.

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma maior consciência dos(as) estudantes e suas famílias com relação as escolhas de consumo consciente, que estimule hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Pessoas:

Estudantes e professores.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

29
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Após a explicação sobre o consumo consciente, os alunos do 5° ano tiveram a ideia de produzirem brinquedos a partir dos resíduos recicláveis. Para isso, fizeram uma campanha na escola de arrecadação de materiais, incentivando a reciclagem e destino correto dos resíduos, e promoveram uma oficina de confecção de brinquedos com os alunos dos anos iniciais com os materiais arrecadados. A interação e a percepção da importância desta ação foi perceptível e significativa para todos os envolvidos.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Helen da Silva

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

29
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

O plano de aula foi adaptada de acordo com a necessidade dos meus alunos, através da sequência pedagógica descrita abaixo (em fase de desenvolvimento). Percebi até o momento, que os alunos de modo geral estão mais abertos, com um olhar mais aguçado e crítico quanto aos assuntos ambientais, principalmente com relação aos temas mais próximos do cotidiano deles. Tema: Movimento sustentável. Disciplina: Educação Física Público alvo: Ciclo interdisciplinar (4°, 5° e 6° ano). Objetivos: - Valorizar o meio ambiente e o território onde vive; - Conhecer as principais regras de trânsito, respeitando as especificidades nos diferentes papéis (pedestre, passageiro, ciclista, motorista etc.); - Desenvolver ações seguras durante o brincar, visando a própria segurança e de todos os usuários da via; - Reconhecer e mapear os espaços seguros para a realização das “brincadeiras de rua” e esportes ao ar livre no bairro onde vive; - Desenvolver ações e soluções sustentáveis a partir das vivencias realizadas; - Estimular o uso da mobilidade sustentável; Desenvolvimento: Sequência didática: - Discussão sobre as cidades sustentáveis (ODS), mobilidade sustentável e meio ambiente; - Explicação do professor sobre os principais aspectos da mobilidade segura (explicação através de vídeos, imagens, textos e gráficos); - Solicitação de pesquisa individual ou em grupo sobre as brincadeiras/esportes de rua (nome da brincadeira ou esporte, nº de participantes, equipamentos, espaço utilizado, objetivo e regras); - Vivência das brincadeiras pesquisadas em ambiente controlado (espaço escolar); - Discussão coletiva sobre a possibilidade das práticas das brincadeiras nas ruas próximas a escola/residência dos alunos, questionando os requisitos necessários e o grau de segurança; - Mapeamento (através de fotos e vídeos) das ruas e espaços de lazer no entorno da escola/bairro que propiciem a prática das brincadeiras e esportes de modo seguro com base nos seguintes aspectos: nível do tráfico de veículos, condições das calçadas e vias, existência de rua lazer oficial, condições das praças públicas, número de frequentadores, ciclovias e acessibilidade etc.; - Elaboração de um mapa coletivo com os espaços verdes propícios para a prática de atividade física, seu estado de conservação e sugestões de melhorias para o aumento do público; - Caminhada verde – realização de uma caminhada no território a partir do mapa criado pelos alunos. Avaliação: Análise sistemática do processo (discussões, registros escritos, orais e produções diversas).

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Helen da Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JARDIM DA CONQUISTA
SAO PAULO, SP

e mais 27 membros (ver todos)