Top_default

Consumo Consciente 7F

EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto é uma parceira do Akatu com a Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de incentivar o consumo consciente e responsável, algo de exdxtrema importância para nosso desenvolvimento como sociedade.

Atividades:

  • Rodas de conversas sobre ODS
  • Apresentação do conceito de consumo consciente.
  • produção gráfica (desenho ou pintura).
  • produção de fotos.
  • investigação e análise sobre quais são os hábitos de consumo que ocorrem na unidade escolar.

Desejos:

Gostaria de ver mudanças quanto ao consumo e direcionamento responsável de dejetos.

Pessoas:

Envolve os 30 alunos da turma 7F da EMEI Professora Vera Arnoni, e conta com a orientação dos 2 professores da escola e com o apoio de 2 funcionários da escola.

Novidades da equipe

01. Diário de Mesa

29
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Medium_20220929_180931

Resposta:

Apliquei está atividade e gostei muito. Apesar de ser com uma turma do infantil não foi necessária nenhuma adaptação, e decidi ampliar para continuar com o diário até mesmo em outros formatos (em cartaz/painel e um na agenda para que os pais possam ver). Foi muito legal a aplicação, e durante a conversa para melhor auxiliar as crianças anotei em uma lista na lousa o que eles diziam que haviam almoçado hoje na escola.

0
0
aprox. 2 anos

07. Avaliação Percurso ODS

29
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Apesar das necessárias adaptações de aplicação para minha turma da educação infantil achei muito proveitoso o quanto as aulas incentivaram e enriqueceram nossas conversas. Percebi também que houve uma ampliação no olhar das crianças quanto aos cuidados do próprio espaço escolar. Foi muito bom participar deste curso e ter contato com esse material.

0
0
aprox. 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

28
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Após analisar o plano de aula percebi que a adaptação necessária para minha turma da educação infantil seria a de alterar a sensibilização. Pesquisei e encontrei uma série de animações chamada "De Onde Vem?" E selecionei duas que falavam da produção do Vidro e do Plástico e a partir disso comecei a discussão sobre estes recursos, seu descarte e reciclagem. Durante a conversa para ilustrar melhor trouxe para a sala de aula as latas de lixo reciclável de nossa escola. As crianças até propuseram que cada sala tivesse estas latas. Foi uma conversa que eles se interessaram bastante, principalmente quanto ao descarte.

0
0
aprox. 2 anos

02. Água Potável e Saneamento

22
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20220922_174103

Resposta:

Realizei a sensibilização com a animação de apoio "Consumo Consciente e Água". Após assistirmos a animação, instituem a turma com a pergunta norteadora: "Aonde encontramos água em nossa escola ?" E as crianças começaram a falar várias respostas (inclusive de locais fora da escola). Então sugeri que tirassem fotos dos lugares que tem água na escola e enquanto algumas crianças tiravam as fotos com um celular, perguntei como usarmos esses locais sem desperdiçar ao que novamente ouvi várias respostas sendo uma delas a do aluno Elias que reproduzo abaixo: - a gente não precisa encher um copo com água quando vamos beber, senão a gente acaba jogando fora se enche.

0
0
aprox. 2 anos

01. Por onde começar?

21
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_20220921_163428

Resposta:

Hoje selecionei 4 imagens da Internet e as imprimi, para realizar a sensibilização e iniciar uma roda de conversa com as crianças. Duas imagens eram de trânsito (algo comum em nossa região) e duas de lixo acumulado na calçada. Pedi que as crianças observassem as imagens dispostas e após um momento de observação iniciei a discussão com a pergunta "O que vocês viram?" E então recebi em resposta: -carros; -moto; - caminhão; -lixo. Comecei a explicar o que seria um 'trânsito' e também a falar sobre lixo jogado na rua. Sobre o lixo foi o momento em que as crianças mais falaram, trazendo suas ideias sobre o tema e já até mesmo explicando a outras crianças sobre reciclagem. Então dispus na lousa a segunda pergunta: "O que fazer com o lixo?" Ao que responderam: - jogar na lixeira para o caminhão pegar; - jogar no reciclável. Nesta hora que uma criança começou a explicar que ela e o avô separam o lixo de casa para reciclar. Até mesmo explicou as cores para as outras crianças. Foi um momento foi muito bom. Ao final sugeri que pegassem as letras móveis e montasse as palavras listadas na lousa o que realizaram.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20220808_135919
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VERA ARNONI SCALQUETTE
SAO PAULO, SP

e mais 24 membros (ver todos)