Top_default

Sustentabilidade

EMEF SOLANO TRINDADE | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a SME. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente e Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

As atividades do percurso Edukatu "O que são as ODS?" Irei escolhar um ou dois temas principais e trabalhar esses temas com a turma.

Desejos:

Espero que eles se conscientizem sobre o descarte adequado de cada produto, contribuindo com a geração de menos lixos através do consumo consciente (água e alimentos) e reaproveitamento do que iria ser descartado.

Pessoas:

Turma: 3ªB

Novidades da equipe

05. Avaliação

7
Out

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu gostei muito dessa iniciativa de poder melhorar o nosso bairro e consequentemente o planeta. É de pequeno que os alunos podem transformar e passar para as gerações à seguir o que aprenderam em todo o processo do projeto.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

04. Mão na massa!

7
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_img_20221007_122653

Resposta:

Sim, os alunos estão mais conscientes de que não devem jogar lixo pela sala, manter o ambiente limpo na sala de aula e isso se estende pelo bairro. Já esse processo é um trabalho de formiguinha que deve ser ampliado para todos os moradores. Se cada um mantiver as suas calçadas e ruas limpas, todos se beneficiarão dessa ação.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

03. Desenhando a Campanha

7
Out

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium_recycle_activity

Resposta:

Estou trabalhando com a turma a conscientização do descarte adequado do lixo. Li o livro Where does our rubbish go? (Onde vai o nosso lixo?) e eles gostaram muito e eles acharam as palavras nesse caça-palavras em inglês.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

02. Planejando a campanha

7
Out

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Medium_qrcode_m.media-amazon.com

Resposta:

Li um livro em inglês chamado "Where does our rubbish go?". O assunto é sobre os caminhos que o lixo leva desde o momento que é coletado pelo caminhão até as fábricas que transformam esse lixo em novos materiais como papel, vidro, plástico. E na segunda parte do livro conta uma história sobre duas crianças que jogam o lixo no rio e no mar e a partir disso duas outras crianças do outro lado do mundo que estão pescando e pescam os lixos que eles jogaram e foram parar nas águas. Indignadas as crianças escrevem uma carta para as crianças que jogaram o lixo e uma coruja da neve leva para eles. As crianças se conscientizam, recolhem os lixos da praia e do rio e levam para as lixeiras recicláveis.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

02. Água Potável e Saneamento

28
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

22
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Os alunos estão elaborando uma redação sobre o tema ODS- Cidade e Comunidade sustentáveis. Eles estão observando o seu bairro, o modo como eles se deslocam, a exploração de todo o espaço escolar e a admiração da natureza ao redor, com intermédio do professor de Arte que faz esse trabalho de exploração. Eles adoram poder sair da sala e ter o contato com a natureza.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

01. Por onde começar?

13
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_img_20220926_132607

Resposta:

Passei os vídeos do Instituto Akatu sobre a origem do que consumimos 01/10), De onde vem? Para onde vai? Sacolas plásticas Os alunos assistiram também o vídeo da ODS e consumo consciente. A turma está fazendo uma redação comparando as imagens 1 e 2 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, analisando os aspectos positivos e negativos e fazendo uma ilustração.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Susana Satie Matsuoka

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOLANO TRINDADE
SAO PAULO, SP

e mais 24 membros (ver todos)