O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O projeto é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a SME. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente e Agenda 2030 e os ODS.
Atividades:
As atividades do percurso Edukatu "O que são as ODS?" Irei escolhar um ou dois temas principais e trabalhar esses temas com a turma.
Desejos:
Espero que eles se conscientizem sobre o descarte adequado de cada produto, contribuindo com a geração de menos lixos através do consumo consciente (água e alimentos) e reaproveitamento do que iria ser descartado.
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Eu gostei muito dessa iniciativa de poder melhorar o nosso bairro e consequentemente o planeta. É de pequeno que os alunos podem transformar e passar para as gerações à seguir o que aprenderam em todo o processo do projeto.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Sim, os alunos estão mais conscientes de que não devem jogar lixo pela sala, manter o ambiente limpo na sala de aula e isso se estende pelo bairro. Já esse processo é um trabalho de formiguinha que deve ser ampliado para todos os moradores. Se cada um mantiver as suas calçadas e ruas limpas, todos se beneficiarão dessa ação.
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
Estou trabalhando com a turma a conscientização do descarte adequado do lixo. Li o livro Where does our rubbish go? (Onde vai o nosso lixo?) e eles gostaram muito e eles acharam as palavras nesse caça-palavras em inglês.
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
Li um livro em inglês chamado "Where does our rubbish go?". O assunto é sobre os caminhos que o lixo leva desde o momento que é coletado pelo caminhão até as fábricas que transformam esse lixo em novos materiais como papel, vidro, plástico. E na segunda parte do livro conta uma história sobre duas crianças que jogam o lixo no rio e no mar e a partir disso duas outras crianças do outro lado do mundo que estão pescando e pescam os lixos que eles jogaram e foram parar nas águas. Indignadas as crianças escrevem uma carta para as crianças que jogaram o lixo e uma coruja da neve leva para eles. As crianças se conscientizam, recolhem os lixos da praia e do rio e levam para as lixeiras recicláveis.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Os alunos estão elaborando uma redação sobre o tema ODS- Cidade e Comunidade sustentáveis.
Eles estão observando o seu bairro, o modo como eles se deslocam, a exploração de todo o espaço escolar e a admiração da natureza ao redor, com intermédio do professor de Arte que faz esse trabalho de exploração. Eles adoram poder sair da sala e ter o contato com a natureza.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Passei os vídeos do Instituto Akatu sobre a origem do que consumimos 01/10), De onde vem? Para onde vai? Sacolas plásticas
Os alunos assistiram também o vídeo da ODS e consumo consciente.
A turma está fazendo uma redação comparando as imagens 1 e 2 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, analisando os aspectos positivos e negativos e fazendo uma ilustração.