Top_acf470be-9f29-4a44-b25d-a6ca7af16826

Boas Escolhas - alimentação saudável

EMEI VILA NATAL | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Como estão mais interessados pelos alimentos ofertados na hora de lanche e almoço, vou buscar motivá-los ainda mais, faremos algumas atividades relativas a cuidados com a natureza, pois dela tiramos nosso sustento, resultando em uma melhora no quesito alimentação saudável.

Atividades:

Como trabalho na educação e as leituras e músicas infantis despertam o encantamento, irei ofertar algumas acerca do tema que embasarão nossas atividades práticas. Abordamos cuidados com a natureza atrelados a alimentação saudável.

Desejos:

Desejo que de fato compreenda a importância dos cuidados com os recursos encontrados tanto em nossa unidade escolar quanto fora dela e através do plantio desencadear esse sentimento de que urgentemente devemos nos responsabilizar e cuidar da vida natural.

Pessoas:

Em minha unidade trabalhamos anualmente esses temas, mas como a prefeitura frisa o protagonismo e autorias infantis, cada turma realiza de acordo com os interesses individuais e coletivos, como por exemplo algumas trabalham consumo consciente da água, outras a fauna do entorno escolar etc.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

11
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Medium_todos

Resposta:

Gostei muito do plano de aula e adaptar para minha turma na educação infantil tudo relativo à vida natural causa interesse e encantamento. Cada etapa foi proveitosa, todos os anos o plantio causa muito interesse e as crianças ficam maravilhadas com o processo. Desde o início de cada ano fazemos o bracelete dos guardiões da natureza e desta forma desenvolvemos todos os projetos relativos ao meio ambiente de acordo com os interesses da turma. Muito grata por enriquecerem a minha prática de maneira tão prazerosa.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

11
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Medium_todos

Resposta:

Gostei muito do plano de aula e adaptar para minha turma na educação infantil tudo relativo à vida natural causa interesse e encantamento. Cada etapa foi proveitosa, todos os anos o plantio causa muito interesse e as crianças ficam maravilhadas com o processo. Desde o início de cada ano fazemos o bracelete dos guardiões da natureza e desta forma desenvolvemos todos os projetos relativos ao meio ambiente de acordo com os interesses da turma. Muito grata por enriquecerem a minha prática de maneira tão prazerosa.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

12. Direto da Horta

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_plantio

Resposta:

Em nossa escola já temos o projeto horta, um agrônomo já nos visitou esse ano e fizemos o plantio desse bimestre. Leitura do livro “Uma Andorinha Só”, que narra sobre como a natureza se renova quando seus recursos são usados com equilíbrio, o enredo é sobre uma plantinha que nasceu numa terra seca e quente. Aquele lugar que não habitava ninguém passou a ter um jardim que atraiu também pássaros e outros animais, pois quando a gente quer, é possível transformar o mundo, estando acompanhado ou não. Música “Para Germinar”, do grupo Palavra Cantada, para aprofundar. Em seguida plantio de alface por ser verdura que amam, para que através dessa prática compreendam que temos o poder e autonomia em contribuir com a biodiversidade e enfatizar que teremos os recursos, devido ao processo de germinação.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_alimenta__o

Resposta:

Ao longo do ano trabalhamos esse tema por ser muito pertinente a educação infantil, como estão aprendendo a fazer boas escolhas, cada vez estão desperdiçando menos e aceitando os alimentos que são ofertados pela escola que é composto por um cardápio rico e equilibrado.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

10. Tem gosto de quê?

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_batata_doce

Resposta:

Como na educação todas as propostas necessitam ser aprovadas pela nutricionista, não fizemos o suco, mas aproveitamos o cardápio ofertado pela escola que foi: arroz, feijão, peixe, batata doce e de sobremesa melão. Comem com frequência o arroz e feijão ofertados, mas muitas vezes rejeitam legumes ou verduras. Os estimulei a provarem a batata doce, esforçaram-se em participar, nesse processo alguns descobriram que esse tipo de batata também é bom e agradável ao paladar.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

06. O que tem no seu alimento?

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_cartaz_pronto

Resposta:

Como são pequenos classificar de maneira mais lúdica é mais eficaz compreenderam que os alimentos tirados direto da natureza e não transformado são mais saudáveis e protegem e planeta, fizemos um cartaz diferenciando alimentos naturais de industrializados, reforçando sobre os prejuízos para a saúde, flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

02. Alimentação Boa Pra Você

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_brincadeira_c

Resposta:

Imprimi as imagens dos alimentos citadas por eles e fizemos uma brincadeira "Pense Rápido", foram pegando as figuras e classificando como naturais e industrializadas, fizemos um cartaz classificando, reforçando sobre os prejuízos para flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Durante o processo verbalizaram as impressões e lições aprendidas. Brincamos de "Comida Brasileira": Vai começar a brincadeira da comida brasileira, só bate palma se for comida... arroz, feijão, caneta (não é comida então não bate palma)

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

02. Alimentação Boa Pra Você

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_cartaz

Resposta:

Imprimi as imagens dos alimentos citadas por eles e fizemos uma brincadeira "Pense Rápido", foram pegando as figuras e classificando como naturais e industrializadas, fizemos um cartaz classificando, reforçando sobre os prejuízos para flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Durante o processo verbalizaram as impressões e lições aprendidas.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

01. Diário de Mesa

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_prato

Resposta:

Como estou na educação infantil para introduzir conceitos, costumo oferecer literaturas, elas são de suma importância, pois estimulam a imaginação, sendo uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que elas se identifiquem com as situações e desenvolvam meios de lidar com seus sentimentos e emoções; promovendo reflexões e trabalhando de maneira lúdica conteúdos diversificados. Para essa prática escolhi a história "A Lagarta Comilona" de Eric Carle, que narra sobre uma lagarta que nasce faminta e sai comendo de tudo, até virar uma linda borboleta, impressiona e atrai pela repetição, interação e muita cor. Importante proposta, pois explana sobre a alimentação variada. Em seguida roda de conversa sobre a importância de uma alimentação balanceada atrelado ao tema cuidados com a natureza, pois precisamos evitar o desperdício e de maneira consciente consumir os recursos naturais. Em roda conversamos e foram falando sobre alguns alimentos naturais e outros industrializados anotei e vou imprimir para a confecção de um cartaz. Para registro receberam um "prato de kraft" para desenharem os alimentos preferidos livremente e roda de apreciação para finalizar essa etapa.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

01. Diário de Mesa

11
Set
Leia Mais ▾
Medium_lagarta

Resposta:

Como estou na educação infantil para introduzir conceitos, costumo oferecer literaturas, elas são de suma importância, pois estimulam a imaginação, sendo uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que elas se identifiquem com as situações e desenvolvam meios de lidar com seus sentimentos e emoções; promovendo reflexões e trabalhando de maneira lúdica conteúdos diversificados. Para essa prática escolhi a história "A Lagarta Comilona" de Eric Carle, que narra sobre uma lagarta que nasce faminta e sai comendo de tudo, até virar uma linda borboleta, impressiona e atrai pela repetição, interação e muita cor. Importante proposta, pois explana sobre a alimentação variada. Em seguida roda de conversa sobre a importância de uma alimentação balanceada atrelado ao tema cuidados com a natureza, pois precisamos evitar o desperdício e de maneira consciente consumir os recursos naturais. Em seguida fizemos um cartaz diferenciando alimentos naturais de industrializados, reforçando sobre os prejuízos para a saúde, flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc, visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Para registro receberam um "prato de kraft" para desenharem os alimentos preferidos e reproduzir livremente.

0
0
mais de 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP

e mais 25 membros (ver todos)