Top_acf470be-9f29-4a44-b25d-a6ca7af16826

Boas Escolhas - alimentação saudável

EMEI VILA NATAL | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Como estão mais interessados pelos alimentos ofertados na hora de lanche e almoço, vou buscar motivá-los ainda mais, faremos algumas atividades relativas a cuidados com a natureza, pois dela tiramos nosso sustento, resultando em uma melhora no quesito alimentação saudável.

Atividades:

Como trabalho na educação e as leituras e músicas infantis despertam o encantamento, irei ofertar algumas acerca do tema que embasarão nossas atividades práticas. Abordamos cuidados com a natureza atrelados a alimentação saudável.

Desejos:

Desejo que de fato compreenda a importância dos cuidados com os recursos encontrados tanto em nossa unidade escolar quanto fora dela e através do plantio desencadear esse sentimento de que urgentemente devemos nos responsabilizar e cuidar da vida natural.

Pessoas:

Em minha unidade trabalhamos anualmente esses temas, mas como a prefeitura frisa o protagonismo e autorias infantis, cada turma realiza de acordo com os interesses individuais e coletivos, como por exemplo algumas trabalham consumo consciente da água, outras a fauna do entorno escolar etc.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

11
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Medium_todos

Resposta:

Gostei muito do plano de aula e adaptar para minha turma na educação infantil tudo relativo à vida natural causa interesse e encantamento. Cada etapa foi proveitosa, todos os anos o plantio causa muito interesse e as crianças ficam maravilhadas com o processo. Desde o início de cada ano fazemos o bracelete dos guardiões da natureza e desta forma desenvolvemos todos os projetos relativos ao meio ambiente de acordo com os interesses da turma. Muito grata por enriquecerem a minha prática de maneira tão prazerosa.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

11
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Medium_todos

Resposta:

Gostei muito do plano de aula e adaptar para minha turma na educação infantil tudo relativo à vida natural causa interesse e encantamento. Cada etapa foi proveitosa, todos os anos o plantio causa muito interesse e as crianças ficam maravilhadas com o processo. Desde o início de cada ano fazemos o bracelete dos guardiões da natureza e desta forma desenvolvemos todos os projetos relativos ao meio ambiente de acordo com os interesses da turma. Muito grata por enriquecerem a minha prática de maneira tão prazerosa.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

12. Direto da Horta

11
Set

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Medium_plantio

Resposta:

Em nossa escola já temos o projeto horta, um agrônomo já nos visitou esse ano e fizemos o plantio desse bimestre. Leitura do livro “Uma Andorinha Só”, que narra sobre como a natureza se renova quando seus recursos são usados com equilíbrio, o enredo é sobre uma plantinha que nasceu numa terra seca e quente. Aquele lugar que não habitava ninguém passou a ter um jardim que atraiu também pássaros e outros animais, pois quando a gente quer, é possível transformar o mundo, estando acompanhado ou não. Música “Para Germinar”, do grupo Palavra Cantada, para aprofundar. Em seguida plantio de alface por ser verdura que amam, para que através dessa prática compreendam que temos o poder e autonomia em contribuir com a biodiversidade e enfatizar que teremos os recursos, devido ao processo de germinação.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

11
Set

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Medium_alimenta__o

Resposta:

Ao longo do ano trabalhamos esse tema por ser muito pertinente a educação infantil, como estão aprendendo a fazer boas escolhas, cada vez estão desperdiçando menos e aceitando os alimentos que são ofertados pela escola que é composto por um cardápio rico e equilibrado.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

10. Tem gosto de quê?

11
Set

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Medium_batata_doce

Resposta:

Como na educação todas as propostas necessitam ser aprovadas pela nutricionista, não fizemos o suco, mas aproveitamos o cardápio ofertado pela escola que foi: arroz, feijão, peixe, batata doce e de sobremesa melão. Comem com frequência o arroz e feijão ofertados, mas muitas vezes rejeitam legumes ou verduras. Os estimulei a provarem a batata doce, esforçaram-se em participar, nesse processo alguns descobriram que esse tipo de batata também é bom e agradável ao paladar.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

06. O que tem no seu alimento?

11
Set

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Medium_cartaz_pronto

Resposta:

Como são pequenos classificar de maneira mais lúdica é mais eficaz compreenderam que os alimentos tirados direto da natureza e não transformado são mais saudáveis e protegem e planeta, fizemos um cartaz diferenciando alimentos naturais de industrializados, reforçando sobre os prejuízos para a saúde, flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

02. Alimentação Boa Pra Você

11
Set

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Medium_brincadeira_c

Resposta:

Imprimi as imagens dos alimentos citadas por eles e fizemos uma brincadeira "Pense Rápido", foram pegando as figuras e classificando como naturais e industrializadas, fizemos um cartaz classificando, reforçando sobre os prejuízos para flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Durante o processo verbalizaram as impressões e lições aprendidas. Brincamos de "Comida Brasileira": Vai começar a brincadeira da comida brasileira, só bate palma se for comida... arroz, feijão, caneta (não é comida então não bate palma)

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

02. Alimentação Boa Pra Você

11
Set

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Medium_cartaz

Resposta:

Imprimi as imagens dos alimentos citadas por eles e fizemos uma brincadeira "Pense Rápido", foram pegando as figuras e classificando como naturais e industrializadas, fizemos um cartaz classificando, reforçando sobre os prejuízos para flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc. Visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Durante o processo verbalizaram as impressões e lições aprendidas.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

01. Diário de Mesa

11
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Medium_prato

Resposta:

Como estou na educação infantil para introduzir conceitos, costumo oferecer literaturas, elas são de suma importância, pois estimulam a imaginação, sendo uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que elas se identifiquem com as situações e desenvolvam meios de lidar com seus sentimentos e emoções; promovendo reflexões e trabalhando de maneira lúdica conteúdos diversificados. Para essa prática escolhi a história "A Lagarta Comilona" de Eric Carle, que narra sobre uma lagarta que nasce faminta e sai comendo de tudo, até virar uma linda borboleta, impressiona e atrai pela repetição, interação e muita cor. Importante proposta, pois explana sobre a alimentação variada. Em seguida roda de conversa sobre a importância de uma alimentação balanceada atrelado ao tema cuidados com a natureza, pois precisamos evitar o desperdício e de maneira consciente consumir os recursos naturais. Em roda conversamos e foram falando sobre alguns alimentos naturais e outros industrializados anotei e vou imprimir para a confecção de um cartaz. Para registro receberam um "prato de kraft" para desenharem os alimentos preferidos livremente e roda de apreciação para finalizar essa etapa.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

01. Diário de Mesa

11
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Medium_lagarta

Resposta:

Como estou na educação infantil para introduzir conceitos, costumo oferecer literaturas, elas são de suma importância, pois estimulam a imaginação, sendo uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que elas se identifiquem com as situações e desenvolvam meios de lidar com seus sentimentos e emoções; promovendo reflexões e trabalhando de maneira lúdica conteúdos diversificados. Para essa prática escolhi a história "A Lagarta Comilona" de Eric Carle, que narra sobre uma lagarta que nasce faminta e sai comendo de tudo, até virar uma linda borboleta, impressiona e atrai pela repetição, interação e muita cor. Importante proposta, pois explana sobre a alimentação variada. Em seguida roda de conversa sobre a importância de uma alimentação balanceada atrelado ao tema cuidados com a natureza, pois precisamos evitar o desperdício e de maneira consciente consumir os recursos naturais. Em seguida fizemos um cartaz diferenciando alimentos naturais de industrializados, reforçando sobre os prejuízos para a saúde, flora e fauna o uso de plástico, agrotóxicos etc, visando que façam melhores escolhas que favorecerão a saúde e o planeta. Para registro receberam um "prato de kraft" para desenharem os alimentos preferidos e reproduzir livremente.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Gisele Praxedes

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP

e mais 25 membros (ver todos)