Top_5r

5 R's

EMEF RODRIGUES DE CARVALHO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto nasce de uma inquietação minha com relação ao consumo consciente. Estou sempre repensando alguns hábitos e me vejo na obrigação de disseminar esses pensamentos para meus alunos. Para que o hábito de pensar em ser melhor para o meio ambiente não fique só na gente, mas alcance mais pessoas.

Atividades:

Já dei início as atividades com minha equipe conversando sobre o tema consumo consciente. Realizei o plano de aula 1 do circuito ODS, apresentei quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável para os alunos, bem como falei sobre a agenda 2030. Além de salientar que todos podemos fazer um pouco para impactar o nosso planeta de maneira positiva. Estou conversando com algumas empresas de coleta de lixo reciclável para ver a viabilidade de uma campanha de coleta de materiais recicláveis dentro da escola. Pela dificuldade de encontrar parceiros que retirem uma pequena quantidade de resíduos, ainda não está completamente certo quando será possível. Já tenho um contato para coleta de lixo eletrônico e basta a escola dar o aval para iniciar a campanha de coleta com os estudantes. Eu quero finalizar esse projeto com a campanha de coleta de resíduos que nós não descartamos corretamente, justamente por não saber onde nem como descartar.

Desejos:

Meu desejo é que na minha escola pelo menos algumas vezes no ano, a gente consiga fazer campanhas para descartar corretamente alguns itens poluentes ao meio ambiente. Despertar nos alunos o pensar no meio ambiente quando estiverem consumindo, e que aos poucos alguns hábitos possam ser melhorados.

Pessoas:

A equipe envolve alunos.

Novidades da equipe

01. Introdução

3
Mar

O que você achou do vídeo? Acha que seus alunos serão sensibilizados por este conteúdo?

Assista...

Blank

Resposta:

01. Por onde começar?

21
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Estou começando a me organizar para dar início ao projeto. Por enquanto me inteirei de todo o material disponível e de todo roteiro elaborado para falar sobre os ODS. Não precisei fazer nenhuma alteração no roteiro, mas algumas adaptações ao material somente. Muita expectativa para dar início ao projeto e ver os desdobramentos na prática.

0
0
quase 2 anos

03. Descarte de plástico

15
Set

Como vimos na atividade anterior, o plástico é muito utilizado no mundo atualmente. Ele está presente na maior parte das embalagens, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, itens de uso pessoal e mais. Por isso, ele tem uma participação importante na composição do total de materiais que são descartados todos os dias.

Aprender a descartá-lo adequadamente pode evitar uma série de problemas graves, como seu acúmulo nos lixões, aterros, rios e mares.

Pesquise como podemos usar melhor e descartar os resíduos plásticos corretamente. Depois, compartilhe o que você encontrou com a gente:

Blank

Resposta:

Praticando os 5 erres. Reduzir, recusar, repensar, reutilizar e reciclar. Há quem acrescente outros erres a essa família, como responsabilizar-se, respeitar... Mas para começo de conversa, os 5 erres já são muita coisa. Se a gente adotar hábitos mais conscientes com relação ao nosso consumo, já é uma forma de nos responsabilizar com o futuro do planeta, bem como respeitar a terra, sua capacidade de regeneração, além de respeitar o direito da nossa geração e das gerações futuras ao meio ambiente. Quando for comprar qualquer coisa, pense e repense se realmente tem a necessidade daquilo, se é possível esperar um pouco mais para consumir tal item, se aquele item nem fará tanta diferença na sua vida. Se de tudo perceber que precisa comprar alguma coisa, tente comprar o menos possível. Recuse o que não precisa. Nesse mundo capitalista é fácil comprar além do que precisa, as insistências de vendedores muitas vezes que precisam bater metas, pode nos levar a comprar o que não queremos e nem precisamos. Mas por mais chato que possa ser, melhor é economizar e comprar apenas o necessário. Doe itens que não utiliza mais, como brinquedos, vasilhas e tigelas de plástico... Muitos produtos que consumimos possuem plástico em sua composição, mesmo não sendo em todo o produto, como é o caso dos eletrônicos. Caso não seja mais útil para consumo, esses itens existem destinação própria, não podendo ser descartados em qualquer lugar. Ainda é possível reutilizar embalagens plásticas para vasos de plantas, guardar água, fazer brinquedos, guardar alimentos e o que mais a sua criatividade mandar. Se de tudo você perceber que não é possível, podemos mandar para reciclagem. Porque lá saberão o que fazer com esse material. Mas é importante ressaltar que o lixo reciclável precisa ser descartado apropriadamente, nunca junto com o lixo domiciliar, pois o que é coletado como resíduo comum, acaba em aterros ou pior ainda, em lixões, que poluem de mais o meio ambiente.

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF RODRIGUES DE CARVALHO
SAO PAULO, SP