Top_default

7E/2022 EMEI VILA NATAL

EMEI VILA NATAL | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A partir da vivência do projeto Edukatu, buscamos adaptar um projeto baseado da realidade da Educação Infantil da Emei Vila Natal, refletindo a nossa realidade, trabalhar com as crianças a conscientização que garantindo principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa.

Atividades:

Roda de Conversa, Leitura compartilhada, lista de alimentos, cartaz com foto com tipos de alimentos (naturais e industrializados), desenho, colagem de rótulos.

Desejos:

Desejo a conscientização das crianças para uma alimentação saudável, informando da importância dos nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de garantir energia e disposição suficiente para realizar as atividades do dia e para a prática de atividade física, auxiliando no seu crescimento.

Pessoas:

A comunidade escolar será envolvida com os agentes de apoio, professora, coordenadora e merendeira.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

15
Set

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

Parabéns pela iniciativa, excelente projeto com certeza pode contribuir ainda mais com a minha prática e poder aplicar com as crianças apesar das adaptações. Como sugestão que para um próximo momento pudesse ter atividades direcionadas para Educação Infantil. Muito agradecida

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

12. Direto da Horta

15
Set

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Blank

Resposta:

O processo para o plantio do girassol em nossa unidade envolveu a todos, é importante a integração entre as crianças e os professores da escola e demais profissionais da escola envolvidos. Desenvolvemos na escola o projeto do plantio de girassol em parceira com as famílias e escola, as crianças levaram para casa as sementes antes do girassol antes do recesso escolar, para plantar em casa e trazer germinado para acomodar no espaço da nossa horta. Este projeto horta na escola foi realizado em uma série de etapas. Em todas elas há algo que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. Solos, tanto a medição quanto a preparação, o clima, variedade das plantas e irrigação são alguns dos temas que abordamos com as crianças. Antes de iniciarmos a plantação, o nosso agente de apoio certificou-se de que o solo estava pronto para receber a plantação. Realizamos o plantio das sementes germinada e outras plantamos diretamente, temos uma escala entre as turmas para regar o girassol, realizamos a observação diariamente. Os benefícios que um projeto de horta na educação infantil pode trazer para as crianças não se limitam apenas a área acadêmica, já que esses pequenos se tornam mais sociáveis. Além disso, segundo estudos as crianças que têm contato com terra, água, vegetais, minhocas, sementes da horta na escola estabelecem mais relações com o meio na qual estão inseridas. E durante as atividades da horta na escola, desenvolvem a consciência do cuidado. Os benefícios de uma horta para as crianças são muitos. Mas, o principal é a paciência que pode ser desenvolvida durante as atividades neste ambiente.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

15
Set

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Assistimos aos dois vídeos apresentados aqui, em seguida em roda de conversa, pontuamos o desperdício dos alimentos e que muitas vezes outras crianças não têm tanta oferta quanto elas, é um trabalho diário de conscientização.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

10. Tem gosto de quê?

15
Set

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

O programa de Alimentação Escolar da cidade de São Paulo é um dos maiores do mundo. Todos os dias, são servidas cerca de dois milhões e trezentas mil refeições, para mais de um milhão de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Comprometida em oferecer uma alimentação saudável e variada, a Secretaria Municipal de Educação conta com equipes de nutricionistas, logística, qualidade e gestão. O cardápio das escolas prioriza itens orgânicos, da agricultura familiar. Na nossa escola as refeições são ofertadas a todas as crianças livremente, quando tem alguma restrição alimentar é apresentada a dieta para as crianças, não sendo possível o preparo de qualquer alimento fora do cardápio.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

06. O que tem no seu alimento?

15
Set

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Adaptamos para Educação Infantil os alimentos industrializados que eles mais consomem, fizemos uma lista com os alimentos preferidos em disparada ganhou miojo, salgadinhos, chocolates e refrigerantes.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

02. Alimentação Boa Pra Você

15
Set

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

As frutas são boas aliadas da alimentação infantil, saborosas e doces, não costumam enfrentar grande resistência das crianças no nosso cardápio diário. É tudo uma questão de adquirir o hábito de consumi-las. E, principalmente, in natura, e não somente como forma de sucos. Conversamos com as crianças a respeito das frutas servidas no cardápio da escola e a importância para nossa vida, a preferência da maioria das frutas foi a banana e maçã.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

01. Diário de Mesa

15
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

REALIAMOS A RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS ESTABELECENDO CONEXÃO COM O TEMA, NESTA PRIMEIRA CONVERSA, DIRECIONANDO PARA QUAIS ALIMENTOS CADA CRIANÇA MAIS GOSTA DE COMER, O QUE COSTUMA TOMAR DE CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇAR E JANTAR QUANDO ESTÁ EM CASA.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Isabel dalinajara Jorge

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI VILA NATAL
SAO PAULO, SP

e mais 25 membros (ver todos)