Top_whatsapp_image_2022-09-14_at_08.15.31

Formação de Docentes

CEI JARDIM KLEIN | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O CEI Jardim Klein é uma escola de Educação Infantil com atendimento de crianças de 9 meses a 5 anos de idade, possuímos uma equipe de 38 professores. O projeto de consumo consciente e sustentabilidade já é parte integrante de nosso PPP, mas com o estado de pandemia nos últimos anos, só conseguimos retomar esse projeto no segundo semestre do ano de 2022, sendo um eixo de muita importância na nossa Unidade. O primeiro semestre foi utilizado para desenvolvermos estratégias de como voltar a implementar o tema na rotina diária de nossas crianças. Eu particularmente participei de algumas formações envolvendo a temática, fiz o curso de hortas pedagógicas, e estarei desenvolvendo a temática com as professoras para que possam ampliar a suas crianças.

Atividades:

  • Formação com o grupo docente, para ampliar o conhecimento e manejo de hortas pedagógicas e desenvolver o consumo consciente.
  • Aplicação teórica e prática com os alunos.
  • Socialização das atividades desenvolvidas com as crianças.
  • Apresentação a comunidade escolar do projeto desenvolvido.

Desejos:

Pretendemos ampliar o nível de conscientização a responsabilidade social de nossa comunidade, somente como coletivo podemos ver os benefícios dessas ações. Onde a escola começa ser um agente gerador de mudanças, e essas ações serão executadas dentro da escola e além de seus muros.

Pessoas:

  • Toda a escola está engajada e comprometida com o projeto de Consumo consciente, a gestão tem buscado estratégias para desenvolver o projeto, buscando formação, insumos, ambiente físico. As professoras tem desenvolvido com seus alunos e ampliando aos pais. Os demais funcionários (limpeza, cozinha, apoio) também participam efetivamente, ajudando no manejo da horta, na separação de lixo para a coleta seletiva, no empenho ao não desperdício de alimentos e insumos naturais.

Novidades da equipe

04. Consumo e Produção Responsáveis

7
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_whatsapp_image_2022-10-07_at_13.56.53

Resposta:

Realizamos um projeto de formação com as professoras sobre o consumo consciente e meios de produção. Para isso levamos vídeos e textos explicativos, após realizamos um debate sobre as ideias apresentadas e levantamos estratégias para que o trabalho pudesse ser ampliado para as crianças. Mediante essas discussões, optamos em levar para as crianças a temática da educação alimentar, pois tinhamos muito desperdício de alimentos no horário da refeição. Para isso iniciamos o plantio de uma horta, para que elas pudessem acompanhar o processo de aquisição dos alimentos, depois através de oficinas culinárias, elas puderam participar do processo de produção do prato e assim serem estimuladas a comer com mais consciência, e valorizar todo o processo de produção desse alimentos. Dentre as estratégias passamos a conversar com mais frequência nos nossos encontros coletivos sobre a alimentação das crianças, e receber a devolutiva das professoras de como tem sido a implantação do projeto, que foi muito positivo e passamos a verificar uma redução no desperdício dos alimentos

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI JARDIM KLEIN
SAO PAULO, SP