Top_d2d3d832c3c090832cf81b63fb8fbc1e

ONDA VERDE

EMEF SOCRATES BRASILEIRO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

ESTAMOS SEMPRE TRABALHANDO A QUESTÃO DO CONSUMO CONSCIENTE MESMO QUE INDIRETAMENTE, SEM PROJETO ESPECÍFICO; POIS FAZ PARTE DO NOSSO PPP.

Atividades:

PROJETO COPA COM MATERIASI RECICLADOS.

Desejos:

CRIANÇAS CONSCIENTES E AGENTES TRANSFORMADORES NO TERRITÓRIO.

Pessoas:

ALUNOS.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

10
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Anteriormente, para sensibilização dos alunos, realizamos a leitura do livro : “Salvos por um fio” (Silvana Rando), que traz a temática da preservação ambiental e desmatamento. Após, discutimos sobre a temática e a importância da preservação do meio ambiente, elencando problemas existentes e ações que podemos adotar para acabar ou reduzir esses problemas. Em seguida, assistimos o vídeo da plataforma. Depois do vídeo questionei os alunos: quem sabe o quê são ODS e agenda 2030? E apenas 2 alunos disseram já ter ouvido a respeito, mas não tinham conhecimento claro sobre. Então, lancei a seguinte questão: “Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.” Partimos então para a aplicação do plano de aula, onde foi necessário modificar a etapa 04 – ao invés da campanha, confeccionamos cartazes sobre as ODS e agenda 2030, tendo em vista que não é um conteúdo do conhecimento da maioria dos alunos. A ideia foi compartilhar com toda a escola o conteúdo, suas necessidades, importância e informar o número máximo de pessoas - buscando a conscientização coletiva. Após, para a preparação da nossa Mostra Cultural, estamos arrecadando tampinhas de garrafa pet para a confecção de um painel pertinente ao tema da Mostra, abrangendo todos os alunos da escola nessa arrecadação. Futuramente, irei retomar com a turma a questão da campanha para aplicar, no próximo bimestre. Os alunos demonstraram interesse quando perceberam que havia mais além de discutir e mostrar as consequências da ação humana sob a natureza. Também notei a surpresa ao discutirmos a questão do impacto do consumo consciente em relação a preservação ambiental - referente a essa questão, eles tinham clareza da necessidade da reciclagem, mas não era claro o porque e como funciona a reciclagem além dos trabalhos manuais e reutilização de potes em casa. Sem dúvida nenhuma, esse trabalho é extremamente necessário na grade curricular dos estudantes, para, quem sabe assim, futuramente, ao invés de discutirmos caminhos para consertar os erros, discutiremos mais e mais estratégias de conservação e inovação da sustentabilidade praticada. Agradeço a equipe EDUKATU e espero futuramente participar de mais formações!

0
0
quase 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_lxhf3422
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF SOCRATES BRASILEIRO
SAO PAULO, SP

e mais 27 membros (ver todos)