Resposta:
Anteriormente, para sensibilização dos alunos, realizamos a leitura do livro : “Salvos por um fio” (Silvana Rando), que traz a temática da preservação ambiental e desmatamento.
Após, discutimos sobre a temática e a importância da preservação do meio ambiente, elencando problemas existentes e ações que podemos adotar para acabar ou reduzir esses problemas.
Em seguida, assistimos o vídeo da plataforma. Depois do vídeo questionei os alunos: quem sabe o quê são ODS e agenda 2030? E apenas 2 alunos disseram já ter ouvido a respeito, mas não tinham conhecimento claro sobre.
Então, lancei a seguinte questão:
“Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.”
Partimos então para a aplicação do plano de aula, onde foi necessário modificar a etapa 04 – ao invés da campanha, confeccionamos cartazes sobre as ODS e agenda 2030, tendo em vista que não é um conteúdo do conhecimento da maioria dos alunos. A ideia foi compartilhar com toda a escola o conteúdo, suas necessidades, importância e informar o número máximo de pessoas - buscando a conscientização coletiva.
Após, para a preparação da nossa Mostra Cultural, estamos arrecadando tampinhas de garrafa pet para a confecção de um painel pertinente ao tema da Mostra, abrangendo todos os alunos da escola nessa arrecadação.
Futuramente, irei retomar com a turma a questão da campanha para aplicar, no próximo bimestre.
Os alunos demonstraram interesse quando perceberam que havia mais além de discutir e mostrar as consequências da ação humana sob a natureza. Também notei a surpresa ao discutirmos a questão do impacto do consumo consciente em relação a preservação ambiental - referente a essa questão, eles tinham clareza da necessidade da reciclagem, mas não era claro o porque e como funciona a reciclagem além dos trabalhos manuais e reutilização de potes em casa.
Sem dúvida nenhuma, esse trabalho é extremamente necessário na grade curricular dos estudantes, para, quem sabe assim, futuramente, ao invés de discutirmos caminhos para consertar os erros, discutiremos mais e mais estratégias de conservação e inovação da sustentabilidade praticada.
Agradeço a equipe EDUKATU e espero futuramente participar de mais formações!