Top_default

8°C

EMEF HERCíLIA DE CAMPOS COSTA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Esse ano retomamos o projeto de plantio de árvores na escola e de reciclagem de papel, além desses, temos um projeto de conscientização e coleta de tampas de garrada e lacres de latinhas  pelos alunos e a separação das mesmas para serem encaminhas até a ONG eco patas SP que converte o material doado em castrações de gatos e cães de rua.

Atividades:

A referida sala que participará do projeto está realizando um projeto (durante o intervalo e com a comunidade) de conscientização da importância da reciclagem e da indicação de quais materiais são recicláveis, além, também, de estimular o recebimento das tampinhas e lacres frente aos outros alunos e realizar a separação dos materiais. Também, efetuamos a divulgação do trabalho da ONG, como o número de animais castrados e de material coletado. A entrega do material para a ONG é feito pelos professores da unidade escolar.

Desejos:

Gostaria que a ideia da importância da reciclagem de materiais fixasse nos alunos e na comunidade, além do cuidado com animais, é claro, pois, creio que a partir dai, será mais fácil trabalharmos com outras estâncias, por exemplo, o consumo consciente ou a redução do consumo.

Pessoas:

A equipe conta principalmente com os alunos para o trabalho direto da reciclagem e conscientização e dos professores que levam o material para a ONG, porém, todos da escola parecem empenhados em auxiliar na divulgação do projeto e coleta de tampinhas e lacres.

Novidades da equipe

07. Avaliando o Percurso ODS

26
Set

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Gostei bastante do projeto, o vídeos indicados são ótimos, mas, os textos são muito grandes, dificulta um pouco o debate a partir da leitura deles, pois, nem sempre temos um projetor em sala ou como imprimir, mas, resumindo-os foi possível a discussão. De forma geral, sinto que os alunos sabem que e importante cuidar do meio ambiente, mas, não sabem como e nem o motivo, muitos pensam que só reciclar é o suficiente e não entendem a importância do consumo consciente, o que é entendível, pensando que muitos vem de famílias onde o consumo é uma questão difícil devido à baixa renda. A questão da relação entre a agenda global e o consumo consciente foi facilmente destacada, eles já conheciam a ONU e algumas de suas atuações, pois, já havíamos trabalhado esse tema antes. Realizei as atividades com cerca de 35 estudantes, mas, é claro, alguns faltaram em algumas aulas e nem sempre é possível retomar. Minha única sugestão é trazer textos mais curtos e objetivos.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

06. Parcerias e Meios de Implementação

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nesta atividade, fiz algumas alterações e, como são 17 ODSs e 35 alunos frequentes na sala, fiz duplas (e um trio) para cada ODSs. Eles tinham que montar dois cartazes para serem expostos no pátio, o primeiro explicando a ODS e outro explicando como os alunos da escola e moradores do bairro podiam contribuir para alcançarmos tais objetivos. Os alunos usaram parte das aulas de informática educativa para pesquisar os temas e também tivemos o auxílio da professora de ciências que avaliou se as propostas feitas pelos alunos eram viáveis, o que se mostrou muito positivo, já que os alunos debateram muito sobre os temas e mostraram terem aprendido muito, além disso, as propostas dadas foram criativas e conscientes. Alunos de outras salas que não participaram do projeto perguntaram sobre, principalmente o 6° ano, então penso no final do bimestre aplicar o projeto com eles também.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

05. Ação Contra a Mudança do Clima

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Durante esse percurso percebi exceto a criação de gado, todos os outros itens foram entendidos facilmente como colaboradores do aumento da poluição atmosférica, inclusive, a ideia em si de reduzir o consumo de carne parece até gerar certa revolta entre os alunos. Os textos de apoio não foram lidos para os alunos devido ao tempo curto, mas, resumi os temas na lousa, por meio de mapas mentais. O resultado da atividade do filtro ainda não foi obtido, pois, construímos as bandeirinhas dias depois da leitura e debate acima.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

04. Consumo e Produção Responsáveis

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Na atividade 04 as questões para levantar o debate pedi por escrito e em grupo, para que ao invés de debater comigo eles levantassem as reflexões por si próprios e pensassem em argumentos para justificar suas fala de maneira mais cuidadosa, escrevendo-as. A questão da Feira de Trocas foi levantada, mas, os alunos já afirmaram que muitas famílias fazem isso nos chamados 'rolos'ou doam os objetos/roupas para parentes mais novos, ou vizinhos mais necessitados, visto que é uma comunidade que enfrenta muitas dificuldades financeiras. Devido a isso, a parte 'nossa criação' foi trocada pelo vídeo 'História das coisas'.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nessa atividade o roteiro pode ser seguido a risca (exceto a parte do passeio ao redor da escola, não autorizado), porém, na parte 'mãos na massa' usamos o Google Maps para analisar alguns dos deslocamentos, já que muitos moram na mesma rua e o caminho é basicamente o mesmo, e também realizamos alguns roteiros alternativos, com o caminho da escola para o Parque do Ibirapuera ou para a Avenida Paulista e outros locais. O mural fizemos com papel kraft de rolo e afixamos no fundo da sala ambiente de Geografia.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

02. Água Potável e Saneamento

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Em nossa segunda atividade infelizmente não foi possível apresentar o vídeo proposto, pois, a sala de vídeo estava sendo utilizada durante toda a semana. Porém, realizamos a leitura e debate sobre o texto “O fundo do poço da crise hídrica em São Paulo” (posto no anexo) de 2015, então tive que explicar melhor para eles o que foi aquele momento de crise hídrica, já que muitos não lembrariam, e pedi que pegassem o relato de algum familiar ou vizinho sobre como é viver com a falta de água, muitos dos estudantes são filhos ou netos de migrantes nordestinos, então os relatos trazidos foram muito interessantes, mais as questões levantadas no item 'mão na massa'. A realização dos cartazes foi feita em parceria com a professora de artes.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

01. Por onde começar?

26
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

A aplicação da atividade foi muito positiva, os alunos participaram bastante e não precisei fazer alterações no roteiro. Apesar de não conhecerem o que são as ODSs, os estudantes já tinham uma boa noção dos princípios ali trazidos, por exemplo, da importância da luta pela igualdade de gênero e afins. Ao final, somente para os alunos terem algo pontual para consulta no caderno, entreguei impressa a folha indicada no campo abaixo.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Graziela Araujo Guedes

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF HERCíLIA DE CAMPOS COSTA
SAO PAULO, SP