O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
No cotidiano sempre desenvolvo atividades de conscientização das crianças e comunidades. Esse ano, na minha unidade escolar já foram trabalhados atividades como plantio de verduras, plantamos duas árvores com as crianças, trabalhamos o descarte consciente de alimentos e outros recicláveis, a conscientização do consumo consciente evitando desperdícios de alimentos, abordamos o tema "queimadas" conscientizando as crianças sobre os perigos de soltar balões, abordamos sobre a importância das crianças conscientizarem seus familiares sobre caminharem até a escola, evitando usar veículos, trazendo benefícios para o ar.
Atividades:
No momento, estou trabalhando com o tema sobre a alimentação saudável e consciente.
Desejos:
Desejo que as crianças demonstrem conscientização e sensibilidade em relação aos problemas ambientais causados pelo desperdício e descarte incorreto, principalmente aqueles ligados a alimentação, que estão mais presentes na escola.
Pessoas:
As famílias são envolvidas através de atividades realizadas no dia da família, onde compartilho as ações e objetivos, solicitando que deem continuidade em casa.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Para essa atividade, iniciei com uma roda de conversa para saber o que as crianças já sabiam sobre as ações de sustentabilidade. Após, assistimos o vídeo e retomamos o diálogo falando sobre o que chamou mais a atenção delas. Aproveitamos para escolher um tema para a campanha e quais ações podemos desenvolver para colocá-las em ação.
Finalizamos a atividade com o desenho representativo das ações humanas que causam impactos positivos ou negativos na natureza. Segue a campanha planejada com a participação das crianças.
Campanha: Reciclando para a transformação
O que: O objetivo desta campanha é levar a importância da coleta seletiva para as crianças e famílias, despertando a responsabilidade cidadã por meio da sustentabilidade ambiental.
Como: Por meio de atividades que conscientizem e ensinem as crianças a fazerem a correta separação dos lixos, trazendo para a escola aqueles que podem ser reutilizados pelas crianças para a construção de brinquedos, instrumentos musicais, painéis, dentre outros.
Quando: As atividades serão desenvolvidas durante todo o ano letivo.
Quem: Os responsáveis serão todos os educadores e familiares que ficarão responsáveis pela separação, higienização e armazenamento dos materiais recolhidos.
Segue anexo, foto da atividade 1.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Para essa atividade, iniciei com uma roda de conversa para saber o que as crianças já sabiam sobre as ações de sustentabilidade. Após, assistimos o vídeo e retomamos o diálogo falando sobre o que chamou mais a atenção delas. Aproveitamos para escolher um tema para a campanha e quais ações podemos desenvolver para colocá-las em ação.
Finalizamos a atividade com o desenho representativo das ações humanas que causam impactos positivos ou negativos na natureza. Segue foto.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Para essa atividade, iniciei com uma roda de conversa para saber o que as crianças já sabiam sobre as ações de sustentabilidade. Após, assistimos o vídeo e retomamos o diálogo falando sobre o que chamou mais a atenção delas. Aproveitamos para escolher um tema para a campanha e quais ações podemos desenvolver para colocá-las em ação.
Finalizamos a atividade com o desenho representativo das ações humanas que causam impactos positivos ou negativos na natureza. Segue foto.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Para essa atividade, iniciei com uma roda de conversa para saber o que as crianças já sabiam sobre as ações de sustentabilidade. Após, assistimos o vídeo e retomamos o diálogo falando sobre o que chamou mais a atenção delas. Aproveitamos para escolher um tema para a campanha e quais ações podemos desenvolver para colocá-las em ação.
Finalizamos a atividade com o desenho representativo das ações humanas que causam impactos positivos ou negativos na natureza. Segue foto.
Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.
Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...
Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:
Quais alimentos compõem esse grupo?
Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
Qual a importância de saber sobre a época da safra?
De que região cada alimento é?
Quais benefícios para o nosso corpo?
O que acontece quando não consumimos esse alimento?
O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?
Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.
Resposta:
Para essa atividade, as crianças pesquisaram e recortaram as imagens dos alimentos em revistas e encartes de supermercado. Após, separamos os alimentos e colamos em uma pirâmide alimentar, separando os alimentos por grupos.
Algumas crianças conseguiram entender sobre os grupos de alimentos, outras demonstraram dificuldades, pois colaram as imagens recortadas aleatoriamente, sem a devida separação em grupos.
Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?
Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.
Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.
A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.
Resposta:
Iniciei as atividades conversando com as crianças sobre a importância de se alimentar de forma saudável, fazer 3 refeições por dia, entre elas os lanches saudáveis. Após, cada criança relatou o que comeu durante o dia, inclusive, teve crianças que não haviam almoçado em casa e nem na escola. Finalizando a conversa, as crianças fizeram os registros em desenho dos alimentos que haviam comido. Segue uma foto