- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Comer, Dividir e Brincar
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.
Ufa! Quantas coisas!
Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.
Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!
Guia de Aventura na Horta
Nome dos exploradores:
- Quantas pessoas cuidam da do espaço?
- Quais são as características do clima do local?
- Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
- Recursos necessários para o funcionamento.
- Quais os alimentos plantados?
- Tem plantio na época seca ou chuvosa?
- Quem decide o que se deve cultivar?
- Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
- Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?
Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).
Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.
Resposta:
PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR - EDUCAÇÃO INFANTIL - DIRETO DA HORTA:
O seguinte faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico, todas as turmas constroem propostas voltadas para o consumo consciente dos alimentos e organizam de acordo com a faixa etária. A proposta de plantar a mandioca surgiu do colaborador da limpeza, no qual fez o plantio na nossa “floresta” (local no qual existem muitas árvores e um barranco), após 6 meses, a turma ficou curiosa em colher a mandioca e entender todo o processo de higienização até a chegada na mesa.
A proposta foi de grande importância, principalmente para as crianças que participaram de todo processo de colheita, higienização e preparo da mandioca. Uma sugestão seria trazer a família para participar dessas etapas e incentivar o consumo consciente dos alimentos.
Inicialmente convidamos as crianças para visitarem o espaço do plantio de mandioca, após observarem, alguns puderam colher com o auxílio das professoras. Foi o momento de higienizar e descobrir como cozinhar a mandioca para ser servida. Então preparamos uma grande fogueira no parque, no qual as crianças observaram o cozimento da mandioca e ficaram impressionadas com o fogo. Mostramos a turma como a mandioca ficou após cozida e então servimos em pequenos potes, todos adoraram, inclusive as professoras. Essas propostas foram desenvolvidas no prazo de 8 meses.
A avaliação foi positiva, pois tivemos a participação e envolvimento de todos.
A seguir apresentarei os principais objetivos do projeto Alimentação Saudável e a metodologia utilizada.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Comer, Dividir e Brincar
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?
Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D
Resposta:
PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR - EDUCAÇÃO INFANTIL - DIRETO DA HORTA:
O seguinte faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico, todas as turmas constroem propostas voltadas para o consumo consciente dos alimentos e organizam de acordo com a faixa etária. A proposta de plantar a mandioca surgiu do colaborador da limpeza, no qual fez o plantio na nossa “floresta” (local no qual existem muitas árvores e um barranco), após 6 meses, a turma ficou curiosa em colher a mandioca e entender todo o processo de higienização até a chegada na mesa.
A proposta foi de grande importância, principalmente para as crianças que participaram de todo processo de colheita, higienização e preparo da mandioca. Uma sugestão seria trazer a família para participar dessas etapas e incentivar o consumo consciente dos alimentos.
Inicialmente convidamos as crianças para visitarem o espaço do plantio de mandioca, após observarem, alguns puderam colher com o auxílio das professoras. Foi o momento de higienizar e descobrir como cozinhar a mandioca para ser servida. Então preparamos uma grande fogueira no parque, no qual as crianças observaram o cozimento da mandioca e ficaram impressionadas com o fogo. Mostramos a turma como a mandioca ficou após cozida e então servimos em pequenos potes, todos adoraram, inclusive as professoras. Essas propostas foram desenvolvidas no prazo de 8 meses.
A avaliação foi positiva, pois tivemos a participação e envolvimento de todos.
A seguir apresentarei os principais objetivos do projeto Alimentação Saudável e a metodologia utilizada.
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- -
- O que são ODS?
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase Única
Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?
Resposta:
PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR - EDUCAÇÃO INFANTIL - DIRETO DA HORTA:
O seguinte faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico, todas as turmas constroem propostas voltadas para o consumo consciente dos alimentos e organizam de acordo com a faixa etária. A proposta de plantar a mandioca surgiu do colaborador da limpeza, no qual fez o plantio na nossa “floresta” (local no qual existem muitas árvores e um barranco), após 6 meses, a turma ficou curiosa em colher a mandioca e entender todo o processo de higienização até a chegada na mesa.
A proposta foi de grande importância, principalmente para as crianças que participaram de todo processo de colheita, higienização e preparo da mandioca. Uma sugestão seria trazer a família para participar dessas etapas e incentivar o consumo consciente dos alimentos.
Inicialmente convidamos as crianças para visitarem o espaço do plantio de mandioca, após observarem, alguns puderam colher com o auxílio das professoras. Foi o momento de higienizar e descobrir como cozinhar a mandioca para ser servida. Então preparamos uma grande fogueira no parque, no qual as crianças observaram o cozimento da mandioca e ficaram impressionadas com o fogo. Mostramos a turma como a mandioca ficou após cozida e então servimos em pequenos potes, todos adoraram, inclusive as professoras. Essas propostas foram desenvolvidas no prazo de 8 meses.
A avaliação foi positiva, pois tivemos a participação e envolvimento de todos.