Top_default

uso consciente da agua

CEI JARDIM MATARAZZO | GUARULHOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Aprendemos no curso a importância da conscientização sobre a agua e o alimento então a intenção é passar um pouco desse conteúdo de forma lúdica para nossos alunos

Atividades:

Atividades lúdicas

Desejos:

Desejo que diminua o desperdício na escola

Pessoas:

Somente alunos e professores

Novidades da equipe

10. O que achou do percurso?

6
Out


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

gostaria de parabeniza-los por esse projeto tão importante para os nossos dias, sabemos da importância de conscientizar nossos alunos sobre esses temas de sustentabilidade, quanto mais nos conscientizar agora teremos um futuro melhor. amei trabalhar sobre esse tema com meus alunos e pretendo continuar utilizando a plataforma no decorrer do ano letivo.

0
0
aprox. 2 anos

09. Toda a escola unida!

6
Out


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Medium_sustentabilidade.jpeg_1

Resposta:

como se trata de educação infantil, fizemos um projeto simples como uma musica da turma da Mônica, as crianças assistiram o vídeo da turma da Mônica falando sobre o desperdício logo após fizemos alguns desenhos.

0
0
aprox. 2 anos

08. Criando nossa campanha

6
Out


Você sabe o que é uma campanha?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
  • Como vamos organizar tudo?


Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.

Blank

Resposta:

Vamos trabalhar a musica sobre economizar agua da turma da Mônica. Água! Vamos Economizar! Turma da Mônica Economizar água! Sabendo usar não vai faltar Água em nenhum lugar Economizar água! Água é pra se usar Mas sem exagerar Economizar água é bom! Não deixe a torneira pingando Senão a água pode acabar Se é fácil abrir a torneira É muito mais fácil fechar Você que lava calçada E gosta de cantar no banheiro A água é desperdiçada Acaba e custa muito dinheiro Por isso, é preciso Economizar água! Sabendo usar não vai faltar Água em nenhum lugar Economizar água! Água é pra se usar Mas sem exagerar Economizar água! Economizar água! Economizar água! Economizar água! Economizar água! Economizar água é bom!

0
0
aprox. 2 anos

07. Ideias que transformam

6
Out


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Medium_sustentabilidade

Resposta:

fizemos uma roda de conversa mostrando imagens sobre pessoas lavando as mãos, tomando banho, limpando a casa e etc. conversamos como é bom economizar a agua e qual a importância desse ato, qual a maneira mais adequada para lavar as mãos, Molhe as mãos e feche a torneira. ... Depois de ter lavado suas mãos, não abandone o banheiro sem antes se certificar de que deixou a torneira bem fechada. Quando vai lavar suas mãos, não abra a torneira no máximo pois você não precisa de todo esse fluxo de água para uma tarefa tão simples e rápida Você também pode poupar água quando utiliza a privada, Para isso, aperte a descarga de água apenas durante o tempo necessário para eliminar o resíduo e, caso existam dois botões, que equivalem a diferentes fluxos de descarga, sempre tente o mais pequeno primeiro, pois ele poderá ser suficiente e evitará assim o desperdício de uma quantidade de água maior.

0
0
aprox. 2 anos

06. Investigadores em ação

4
Out


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

notamos que a agua na escola esta sendo utilizada de modo bem consciente, elogiamos os profissionais por isso, notamos apenas um vazamento em um dos chuveiros da sala, mas um funcionário na unidade conseguiu resolver o problema.

0
0
aprox. 2 anos

03. Banho e desperdício não combinam

4
Out


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

na roda de conversa os alunos comentaram que amam a hora do banho, gostam de brincar com agua e cantar no chuveiro.. expliquei para eles que tem momentos certos de brincar com a agua, expliquei a importância da economia dela, então eles falaram que depois da roda de conversa orientam os pais e irmãos sobre a economia.

0
0
aprox. 2 anos

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

3
Out

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Gostei bastante de aplicar essas instruções para meus alunos, foram momentos de aprendizagem para eles e pra mim, as dicas e os meios de abordar os conteúdos foram lúdico para eles. conseguimos agregar bastante conhecimento, e já vejo que eles estão colocando em pratica no ambiente escolar e nas suas casa, pois trazem alguns relatos bem interessantes, conscientizando os pais em casa.

0
0
aprox. 2 anos

08. Desafio: uso integral de alimentos

3
Out

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

Na minha unidade escolar não foi possível ter acesso a cozinha com todos os alunos, fizemos uma adaptação da pratica, levei alguns alimentos para o refeitório explicando a importância do consumo, fiz algumas perguntas sobre os alimentos explicando que poderia se consumir o alimento integralmente, o aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar todas as partes, o que inclui sementes, casca, polpa, folhas, talos e a rama, para a preparação de refeições saborosas e nutritivas, como sucos, tortas, chás, saladas, sopas, entre outros pratos. Consumir cascas, sementes, talos, flores, folhas e outras partes dos alimentos comumente jogados fora oferece uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. fizemos de exemplo a banana a casca da banana, por exemplo, é rica em triptofano, um dos nutrientes essenciais para a sensação de bem-estar e prazer. A semente e a casca da melancia, por exemplo, possuem grande concentração de licopeno, um nutriente associado à prevenção de várias doenças, como o câncer de próstata. Outra vantagem de aproveitar os alimentos integralmente é a redução do desperdício e o estímulo ao consumo consciente. Ao reduzir o descarte de partes boas para o consumo estamos economizando recursos essenciais como água e energia, que são gastos durante o processo de produção dos alimentos. Além disso, há uma redução significativa da emissão de gases nocivos e da poluição de solos e águas que ocorrem pela degradação desses produtos.

0
0
aprox. 2 anos

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

3
Out

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Junto com a turminha andamos pela escola procurando por torneiras ou chuveiros vazando agua, andamos de sala em sala, eles amaram o tour.. verificamos que em uma sala tinha um chuveiro vazando agua, a principio eles falaram que era fácil de arrumar, era só fechar o chuveiro direitinho mas depois de algumas conversas eles entenderam que precisaríamos de alguém pra consertar o problema, então chamamos um agente de apoio que nos auxiliou e conseguiu resolver o problema. eles falaram que iriam investigar em casa também para vê se achavam algum vazamento. eu amei essa experiência com eles, foi repleta de aprendizado.

0
0
aprox. 2 anos

02. Observando a água em nossa casa

29
Set

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

achei essa atividade muito criativa e rendeu dias de roda de conversa sobre esse tema, notei que as crianças de conscientizaram sobre o desperdício de água em casa e relataram que tiveram que chamar a atenção dos pais e irmãos quanto a isso, é incrível como as crianças se empenharam e gostaram dessa brincadeira de detetive. os maiores gastos relatados pelos alunos, foi no próprio banho deles, porque disseram que gostam de brincar com água, então orientei que tinha diversas maneiras de brincar com água que não envolvia o desperdício.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
GUARULHOS, SP
Thumb_sq_default
CEI JARDIM MATARAZZO
GUARULHOS, SP