Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?
Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:
1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.
2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!
3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço).
ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.
Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Resposta:
Na minha unidade escolar não foi possível ter acesso a cozinha com todos os alunos, fizemos uma adaptação da pratica, levei alguns alimentos para o refeitório explicando a importância do consumo, fiz algumas perguntas sobre os alimentos explicando que poderia se consumir o alimento integralmente, o aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar todas as partes, o que inclui sementes, casca, polpa, folhas, talos e a rama, para a preparação de refeições saborosas e nutritivas, como sucos, tortas, chás, saladas, sopas, entre outros pratos.
Consumir cascas, sementes, talos, flores, folhas e outras partes dos alimentos comumente jogados fora oferece uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais.
fizemos de exemplo a banana a casca da banana, por exemplo, é rica em triptofano, um dos nutrientes essenciais para a sensação de bem-estar e prazer. A semente e a casca da melancia, por exemplo, possuem grande concentração de licopeno, um nutriente associado à prevenção de várias doenças, como o câncer de próstata.
Outra vantagem de aproveitar os alimentos integralmente é a redução do desperdício e o estímulo ao consumo consciente. Ao reduzir o descarte de partes boas para o consumo estamos economizando recursos essenciais como água e energia, que são gastos durante o processo de produção dos alimentos. Além disso, há uma redução significativa da emissão de gases nocivos e da poluição de solos e águas que ocorrem pela degradação desses produtos.