Top_default

Turma 7T Amarela - Consumo consciente

EMEI LAJEADO II | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar os estudantes para o consumo consciente, a Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

Irei desenvolver na EMEI: Roda de conversas; Vídeos ilustrativos de fácil compreensão para as crianças "turma da Monica", separação de materiais recicláveis; manipulação e transformação desses materiais.

Desejos:

Que as crianças possam adquirir pequenos hábitos sobre a sustentabilidade, e que esses possam ser refletidos e multiplicados em seus lares com seus familiares.

Pessoas:

Nesse primeiro momento conta com a participação da professora do período intermediário, 29 crianças, e eu, professora do período da tarde.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

26
Set

Blank

Resposta:

Antes de conhecer a plataforma, estava receosa de como adaptar as atividades para a Emei, sendo que no início do curso já foi avisado que a plataforma era desenvolvida para os alunos do ensino fundamental e médio. Escolhi o tema da reciclagem, pois como já havia trabalhado anteriormente em outra Emei, conhecia alguns materiais que poderiam me auxiliar. E assim foi feito. Ao ler as atividades propostas pelo Edukatu, consegui repassar para as crianças de 4 e 5 anos de forma lúdica e prazerosa. O jogo em si era muito interessante, porém difícil para jogar com eles. Esse foi o modulo onde tive mais dificuldade com eles. Acredito que a Ong deveria montar uma plataforma especifica para educação infantil, pois acredito no trabalho e nas sementes plantadas nessa fase da educação. Pretendo sim continuar a explorar a plataforma, e os outros circuitos.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Giselle Ribeiro da Silva

09. Catadores de recicláveis

26
Set

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Conversei com as crianças que perto da minha casa existe um eco ponto. Onde semanalmente passo por lá para efetuar alguns descartes conscientes. Infelizmente próximo a nossa escola não existe nenhum. Pretendemos organizar para o próximo ano esse descarte consciente principalmente com as embalagens e caixas de papelão que recebemos na merenda escolar.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Giselle Ribeiro da Silva

05. Feira de trocas

26
Set

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Em nossa Emei estamos programando para o final d segundo semestre a "Feira do Troca de Livros", incentivando assim o hábito da leitura, e também o consumo consciente.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Giselle Ribeiro da Silva

03. Um dia na sua casa

26
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Realizamos essa vivência em sala de aula. Criei uma caixa "Eu não sou lixo", onde colocamos nela todo resto de papel, que sobra de qualquer atividade, e que antes era descartada no lixo. Agora teremos sempre uma caixa de retalho, onde as crianças, e até mesmo, nos professores, poderemos utilizar esses retalhos para novas vivencias e atividades, diminuindo assim o uso de novas folhas e ajudando a derrubar menos arvores.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Giselle Ribeiro da Silva

02. Menos é mais

26
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Como a maioria das crianças do 7T tem entre 4 e 5 anos, hoje decidi mostrar esse desenho do Show da Luna, que mostra de maneira lúdica e divertida que depois de um lanchinho da tarde, Júpiter está para jogar o potinho de iogurte no lixo, quando Luna avisa que o plástico precisa ser reciclado. Mas como exatamente isso acontece? Será que é só lavar os potinhos e reutilizar? Os três tentam reciclar os potinhos: colocam tudo no chão, Júpiter passa o triciclo em cima e Luna tenta moldar outras coisas com o plástico... mas não dá muito certo. Logo eles percebem que só tem um jeito de saber o que está acontecendo aqui... Faz de conta! Luna Júpiter e Cláudio fazem de conta que são empilhadeiras em uma usina de reciclagem e descobrem tudo sobre como o potinho de iogurte é reciclado. Após assistir o desenho, decidimos fazer a experiencia que foi citada, da separação do plástico no momento da reciclagem. Pegamos alguns brinquedos de plásticos, tampa de garrafa, garrafa pet e colocamos em uma bacia com água para ver o que acontecia! Para finalizar a atividade ouvimos a música Nem tudo que sobra é lixo do Mundo Bita, enquanto brincamos e explorávamos alguns materiais recicláveis e de longo alcance.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Giselle Ribeiro da Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI LAJEADO II
SAO PAULO, SP

e mais 23 membros (ver todos)