Top_livrojoaopedefeij_o

Heróis do Meio Ambiente - 7C - Os Feijões Mágicos

ISABEL COLOMBO, PROFESSORA EMEI | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Realizamos a roda de história com o Conto - João e o Pé de Feijão. As crianças ficaram muito empolgadas com a história do João que plantou feijões mágicos e nasceu um pé de feijão gigante, cresceu até as nuvens, lá encontrou um castelo com um ganso que botava ovos de ouro, um gigante assustador e perigoso. João foi muito corajoso, enfrentou o gigante e salvou o ganso! Amparados pela história, conversamos sobre o plantio de feijões no algodão.

Atividades:

Realizamos o plantio de feijões no algodão e conversamos sobre a importância de cada item utilizado, o algodão, a água e os feijões. As crianças puderam formular hipóteses, sempre pensando de forma lúdica, na história do João e o pé de feijão.

Desejos:

As crianças aprenderam a cuidar e observar diariamente o desenvolvimento dos feijões no algodão. Infelizmente alguns estragaram, ficaram embolorados, e tivemos que substituí-los. A atividade nos trouxe muito aprendizado, sobre a germinação, os fatores que podem prejudicar o desenvolvimento da semente e sua manutenção. Observar as fases de crescimento e desenvolvimento de uma planta (a germinação do feijão), e a necessidade de elementos fundamentais em seu crescimento (água, nutrientes, luz). - Despertar o interesse pelo cuidar.

Pessoas:

Nos momentos de formação docente pudemos compartilhar a experiência, e as outras turmas da escola, também estão realizando a atividade.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_alice_atividade

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_alice_atividade

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20211231_203443
ISABEL COLOMBO, PROFESSORA EMEI
SAO PAULO, SP