Top_beterrabapintalingua

Heróis do Meio Ambiente - 7C - A beterraba

ISABEL COLOMBO, PROFESSORA EMEI | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Observamos que na hora do almoço as crianças apresentavam muito resistência em provar novos alimentos, principalmente legumes. Escolhemos a beterraba para fazer a atividade de degustação e conversa sobre o alimento. Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável, assistimos ao vídeo sobre o plantio da beterraba, suas características, seu valor nutricional e importância para a nossa saúde.

Atividades:

Realizamos a degustação da beterraba cozida em sala de aula, algumas crianças resistiram, mas aos poucos mostraram interesse em provar. De uma maneira lúdica, conversamos sobre o "super poder" da beterraba em "pintar" nossa língua de vermelho. Isso foi um grande incentivo para as crianças provarem e até repetirem a degustação!

Desejos:

Observei que no momento do almoço as crianças se mostraram muito mais interessadas em comer a beterraba e os outros legumes também. Foi muito gratificante a atividade de degustação! A comida funciona como uma linguagem, pois por meio dela construímos uma relação com os outros. Como escola devemos promover uma educação alimentar saudável e ainda reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Além disso, a atividade trabalha a atenção e a motricidade fina das crianças

Pessoas:

Nos momentos de formação com outras docentes, compartilhamos a experiência e as outras turmas também puderam realizar a atividade. Conversamos também com as famílias no momento da Reunião de Pais, falamos sobre a importância da alimentação saudável. E sobre o desperdício de alimentos.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_alice_atividade

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

01. Por onde começar?

11
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_alice_atividade

Resposta:

Iniciei a roda de conversa com as crianças, sobre a importância do consumo consciente, os cuidados do meio ambiente, descarte correto do lixo, o uso consciente da água, os 5 R’s, a Agenda 2030 e as ODS. Assistimos aos Filmes: Cuidando do Meio Ambiente - Turma da Mônica https://www.youtube.com/watch?v=fwY9GoxA3pE Aninha fecha a torneira https://www.youtube.com/watch?v=wZXy7cdKpcU Greta e os Gigantes https://www.youtube.com/watch?v=NSplTL24hXM E os Livros: "O meu avô" de Catarina Sobral "O caracol que não sabia desapegar" de Ingrid Dragone e Dam D'Souza Realizamos a atividade do Percurso – O que são ODS?, atividade adaptada pois são crianças de Educação Infantil (4 à 6 anos). “Vamos cuidar do nosso Planeta? Proteger os animais e as florestas? Praticar o consumo consciente e reciclar o lixo? Se você tivesse um “superpoder” o que faria para ajudar?”. As crianças fizeram os registros com muita empolgação!

0
0
quase 2 anos
Publicado por Simone Proti Ferreira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20211231_203443
ISABEL COLOMBO, PROFESSORA EMEI
SAO PAULO, SP