Top_fotos_horta

Projeto Horta na Escola

CEI VILA PENTEADO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Turma do Mini Grupo I envolvendo todos os alunos e equipe escola. Está sendo desenvolvido, em nossa UE o "Projeto Alimentação Saudável" e o "Projeto Horta" está inserido nesse projeto maior, que envolve toda escola, visando hábitos saudáveis, consumo consciente e sustentabilidade. Sentimos, alunos e equipe escolar, a necessidade da conscientização da alimentação saudável e da diminuição do desperdício de alimentos; Despertar o interesse nas crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação e o cultivo das hortaliças; Conscientizar sobre a importância de bons hábitos alimentares, nutritivos, conhecendo os benefícios de uma alimentação saudável; Trabalhar a motricidade e sociabilidade das crianças, ampliando conhecimentos em relação a importância dos alimentos à saúde; Levar os alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente, manuseando a terra, sementes, mudas, plantando, semeando, cultivando, colhendo e degustando o alimento, hortaliças, preparado pela equipe da cozinha da escola.

Atividades:

O preparo da terra e cultivo para o plantio, preparando, manuseando a terra, as sementes, mudas, adubando a terra com adubo construído por vermicompostagem, ou seja, são as minhocas que processam (cascas e restos de frutas, de verduras...) as crianças acompanham todo o processo, essa decomposição servirá de adubo, se transformando em substrato rico para as plantas, que contribui com o crescimento e preservação do meio ambiente, minimizando a quantidade de lixo produzido, sustentabilidade e conscientização para uma alimentação mais saudável na escola, repercutindo no âmbito familiar, com atividades práticas, aprendendo como funciona o minhocário, que são essenciais no crescimento das plantas, até a colheita. Na rotina diária há os cuidados com a horta, regando, retirando ervas daninhas e pragas, além de plantio de novas sementes e mudas de hortaliças, para posterior colheita e degustação feita com participação da equipe da cozinha da escola, para higienização e preparo dos alimentos.

Desejos:

Criar em nossos pequenos hábitos de alimentação saudável, desde cedo influenciando as famílias na mudança de hábitos e costumes alimentares, buscando consumo consciente e sustentabilidade no dia a dia.

Pessoas:

Sim, alunos e toda equipe escolar. Estão envolvidos participando ativamente do projeto. Em minha UE, minha turma de atribuição é o Mini Grupo I - B, com 12 crianças, e na mesma sala temos também o agrupamento "Mini Grupo I - A, com mais 12 crianças, que está atribuído a minha parceira de sala, - Maria Aparecida David Brito, que também está fazendo esse curso nessa mesma turma, e assim, estamos desenvolvendo o projeto citado "Horta na Escola" em parceria, com a ajuda de toda equipe escolar acabamos envolvendo, em média, mais de 200 pessoas, contando com crianças, famílias e equipe escolar.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

4
Out

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, com idades entre 02 e 03 anos, assim tivemos que fazer adaptações nas atividades propostas na primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar (Fund. I),como nossas crianças tem pouca idade muitas atividades propostas não são possíveis desenvolver com a equipe, turma Mini grupo. Adaptamos as atividades utilizando recursos como roda de conversa, manuseio de livro de alimentação saudável, assistindo os vídeos propostos e principalmente utilizando nosso projeto "Horta na Escola" que já estamos desenvolvendo desde o inicio do ano letivo, com o envolvimento de toda equipe escolar e de todos alunos da Unidade Escolar, contagiando as famílias de nossas crianças, modificando costumes e hábitos alimentares, priorizando a alimentação saudável. Minha parceira de sala na Unidade Escolar, Cei Vila Penteado, Maria Aparecida David de Brito, também está fazendo esse curso nessa mesma turma, e nós duas estamos fazendo as adaptações das atividades propostas juntas, desenvolvendo com nossas crianças( turma A e turma B)que são do mesmo agrupamento mini grupo I, e ocupam o mesmo espaço, sala de aula, sendo 12 alunos na turma "A" e 12 alunos na turma "B", assim trabalhamos as atividades propostas com as 24 crianças juntas, e registramos as observações e relatos nas respectivas equipes, e espaços das propostas do percurso.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

12. Direto da Horta

4
Out

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Medium_fotos_horta

Resposta:

Nossas turma é de educação infantil, mini grupo I, crianças com idade entre 02 e 03 anos, assim estamos fazendo adaptações para realizar as atividades propostas. Nossa escola está desenvolvendo o "Projeto Alimentação Saudável" e nosso agrupamento, está desenvolvendo o "Projeto Horta na Escola", agrupamento mini grupo I com 12 alunos em minha turma "MGI-B" e mais 12 alunos na turma "MGI-A" que está atribuída à minha parceira de sala, agrupamento, a professora Maria Aparecida David de Brito que também está fazendo esse curso, nessa mesma turma e por isso estamos fazendo as adaptações das atividades propostas em parceria, e postando os registros do mesmo agrupamento, com equipes, turmas diferentes, mas as atividades sendo realizadas juntas "MGI-A e MGI-B", que vem complementar o projeto maior da escola, que envolve todos os alunos da Unidade Escolar, que no total são 157 alunos, além de 60 funcionários envolvidos, equipe escolar. Minha parceira de sala e eu estamos mantendo cuidados diários da horta, regando, retirando ervas daninhas e pragas e colhendo as hortaliças para consumo pelos alunos, na escola. Contamos com a parceria e apoio da gestão da escola desde a implantação do projeto nos fornecendo o material necessário, como terra, adubo, sementes ou mudas e está sendo construído um novo espaço, com melhor infraestrutura, para que nossa horta cresça ainda mais, com plantio de maior variedade de alimentos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

4
Out

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, com idade entre 02 e 03 anos, assim estamos fazendo adaptações nas atividades propostas, e como citado anteriormente, estamos observando um dia de alimentação na escola, cardápio escolar, visto que nossas crianças passam 10h na escola(8h as 18h), e não trazem nenhum tipo de alimento de casa para a escola, não é permitido. Toda alimentação das crianças durante o período escolar segue o cardápio escolar, que prioriza a alimentação saudável, que também está presente no Projeto da escola e no Projeto Horta na Escola, de nosso agrupamento, com a preocupação em também reduzir o desperdício de alimentos, que já vem sendo reduzido com as ações praticadas desde o inicio de nosso Projeto.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

10. Tem gosto de quê?

4
Out

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, com idades entre 02 e 03 anos, portanto estamos fazendo adaptações nas atividades propostas. Devido a pouca idade de nossas crianças, estamos observando um dia do cardápio da escola, como citamos na primeira atividade (lista de alimentos consumidos no dia), e no cardápio há suco natural, sempre sem ser adoçado, e nossos alunos já estão adaptados a dieta, e ao gosto e consomem o suco sem açucares, sem nenhum problema. Os pratos servidos aos nossos alunos, conforme o cardápio escolar, priorizam a alimentação saudável, com carboidratos, proteínas animais e ou vegetais, verduras e ou vegetais e frutas de sobremesa, além de sucos naturais. Nossos alunos já estão adaptados à dieta e ao cardápio da escola. Nosso projeto "Horta na Escola" vem enriquecendo esses hábitos alimentares saudáveis, e contribuindo para a redução do desperdício de alimentos em nossa escola.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

06. O que tem no seu alimento?

4
Out

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Medium_img-20220927-wa0053__2_

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, com crianças com idade entre 02 e 03 anos, assim estamos tendo que fazer adaptações nas atividades propostas, para que nossos pequenos possam compreender qual a intencionalidade da atividade. Como descrevemos na atividade sobre a lista de todo alimento consumido em um dia na escola, visto que nossas crianças, além de serem muito novas, ficam no Centro de Educação Infantil por 10h (8h as 18h), observamos o cardápio do dia, e o único alimento industrializado consumido foi o pão tipo bisnaguinha, que foi consumido por toda a equipe, crianças, no café da manhã nesse dia. Solicitamos à cozinha da escola a embalagem do pão tipo bisnaguinha, e fizemos roda de conversa com as crianças, mostrando a embalagem do produto consumido e falamos que esse "pãozinho" foi feito por uma empresa que recebeu os ingredientes (farinha de trigo, açucar, gordura vegetal, ovo, glicose de milho, sal, leite, entre outros conservantes) e funcionários misturaram todos ingredientes levaram ao forno para assar, colocaram em embalagem e só depois o caminhão de transporte leva o produto até os supermercados e nas escolas também, para complementar a alimentação de toda a turma. E mostramos, a parte escrita na embalagem, que traz as informações que aparecem na embalagem sobre o valor nutricional do produto, explicamos que essas informações são importantes, pois ajudam a comparar os produtos, na hora de escolher aqueles com menores quantidades de açucar ou sódio,além de outros ingredientes que podem prejudicar nossa saúde. Na embalagem a informação nutricional traz as seguintes informações: Quant.por porção %VD(*) Valor energético: 141 Kcal 7 Gordura trans: 0 g ** Carboidratos: 27 g 9 Gorduras poliins.:0,7 g ** Proteínas 4,8 g 6 Colesterol 0 mg 0 Gorduras totais: 1,6 g 3 Fibra alimentar: 1,2 g 5 Gorduras saturad.:0,4 g 2 Sódio 158 g 7 (*)% Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

02. Alimentação Boa Pra Você

4
Out

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, com idades entre 02 e 03 anos, portanto tivemos que adaptar a atividade com nossos alunos, e utilizamos revistas e livros infantis para a pesquisa. Primeiramente distribuímos livros de histórias infantis com o tema "Alimentação Saudável" para que as crianças manuseassem observando as ilustrações de alimentos nos livros, nomeando-as. Em seguida fizemos roda de conversa falando sobre a alimentação saudável, e as figuras de alimentos que acabaram de visualizar nos livros. As crianças citavam o alimento e as professoras explicavam sobre esse alimento, se era hortaliça, proteína, carboidrato, lipídeo(gordura) ou fruta. Falando sobre seus nutrientes, como é cultivado, se é natural ou industrializado e como consumimos cada alimento, se cru, cozido, "in natura" quais vitaminas, fibras e outros nutrientes cada alimento fornece, sendo importante no crescimento e desenvolvimento das crianças. Observamos que as informações que mais chamaram a atenção das crianças, nessa roda de conversa, foram quando falamos sobre o que acontece com nosso corpo quando não consumimos determinados tipos de alimentos e quando consumimos mais do que precisamos, como por exemplo fraqueza, palidez, intestino desregulado (diarréia), intestino preso(dificuldade para fazer cocô), entre outros... As crianças acharam interessando o alimento causar dificuldade em fazer cocô, acharam engraçado, e lembraram que com a nossa horta na escola passaram a comer bastante "saladinha" que colhemos na horta, e que agora estão muito fortes e cheio de saúde.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

01. Diário de Mesa

4
Out

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

Nossa turma é de educação infantil, mini grupo I, crianças com idade entre 02 e 03 anos, portanto adaptamos a atividade utilizando como referencia o cardápio da escola, sendo que toda a equipe, alunos, comeram os mesmos alimentos durante o dia, nas dez horas que permanecem no Centro de Educação Infantil: -Café da manhã: Leite com achocolatado quente, pão tipo bisnaguinha e maçã; -Almoço: Arroz, feijão, ovos mexidos, cenoura ralada e suco laranja; -Lanche: Leite com achocolatado; -Jantar: Sopa de legumes e banana. Todos os alunos recebem a mesma quantidade de alimentos, sendo: No café da manhã: Uma caneca de 200 ml de leite com achocolatado, uma unidade de bisnaguinha e meia maçã: No almoço: Prato de comida pesando 200gr, e caneca de 200 ml de suco; No lanche: Uma caneca de 200 ml de leite com achocolatado; No jantar: Um prato de sopa de 200 ml e uma unidade de banana. A água é servida durante todo o período que a criança está na escola, conforme a vontade da criança. Nesse dia cada criança tomou, em média quatro canecas de 200 ml de água, no decorrer do dia, entre 8h e 18h, período que estão na escola. Nossa escola está desenvolvendo o "Projeto Alimentação Saudável" e nosso agrupamento, mini grupo I, está desenvolvendo o "Projeto Horta na Escola" que vem complementar o projeto maior de alimentação saudável e a diminuição do desperdício de alimentos que vinha ocorrendo na escola em todas refeições. Com o Projeto Horta as crianças tiveram a oportunidade de acompanhar o plantio, germinação e cultivo de hortaliças, com cuidados diários regando, retirando ervas daninhas e pragas, além da colheita das hortaliças para consumo na alimentação na escola. Esse processo fez com que as crianças passassem a consumir mais hortaliças, legumes e frutas, estando mais atentas à alimentação saudável, diminuindo o desperdício de alimentos na escola. O projeto tem contagiado toda a escola, que está mais atenta à alimentação saudável e a diminuição do desperdício e consumo sustentável.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Marcia de Campos Pereira

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI VILA PENTEADO
SAO PAULO, SP

e mais 7 membros (ver todos)