Top_default

TURMA 1°B

EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do AKATU em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobiliar os alunos para o consumo consciente a Agenda 2030 e ODS.

Atividades:

As atividades do Percurso EDUKATU"O que são ODS". Explico cada atividade para a turma, acompanho e monitoro sua realização.

Desejos:

Espero que o projeto possa contribuir para uma maior consciência acerca de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com 31 estudantes do 1°ano do Ensino Fundamental I e também envolve outros professores da Unidade escolar, além de pais e responsáveis pelos estudantes.

Novidades da equipe

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

9
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20221003_144311

Resposta:

Eu leciono em uma turma de 1° Ano e devido os 2 anos de pandemia, a turma tem perfil de educação infantil e ainda estão no inicio do processo de alfabetização. Dessa forma o plano de aula escolhido teve que ser adaptado para realidade e perfil da turma. O plano de aula foi dividido em dois momentos e trabalho de forma interdisciplinar com as disciplinas de Ciências e História. Iniciamos com um texto do próprio do livro didático de Ciências que abordava a higiene e cuidado dos espaços que vivemos e/ou utilizamos. Como proposta realizamos um pesquisa de campo, escolhendo um local (refeitório) e observamos o ambiente antes e depois do horário do lanche que é o momento de maior circulação de pessoas. Posteriormente voltamos a nossa sala e as anotações no livro foram realizadas com a minha ajuda, sendo a escriba na lousa e lendo as opções que cada um deveria escolher de acordo com sua percepção. O segundo momento foi realizado com o livro didático de História, onde estávamos estudando sobre as modificações das cidades ao longo dos anos e o que poderíamos fazer em nosso dia a dia para que o mundo seja mais sustentável. Realizamos uma roda de conversa e fomos pensando juntos todas as ações diárias que podemos fazer em todos os espaços que convivemos para torna-los melhor. Elencamos algumas ações, sendo elas: jogar lixo no lixo; reaproveitar materias, como potes de sorvete, por exemplo; desligar a luz e aparelhos eletrônicos quando não estamos utilizando; cuidar das plantinhas, regando; não gastar água de forma desnecessária; não jogar alimentos fora e só pegar comida se for comer e estiver com fome; entre outros. Após a nossa conversa as crianças registraram, por meio do desenho, o que julgavam importante. Embora o plano de aula seja algo que realizamos em dois momentos, os pontos abordados são trabalhados constantemente em nosso dia a dia, começando pela nossa sala de aula, na organização e limpeza do espaço ou quando vamos na área externa e ao perceberem lixo jogados no chão, as crianças recolhem e jogam nas lixeiras, por exemplo. Todas as crianças participaram e apreciaram muito as propostas desenvolvidas. Não julgo que houve dificuldades, mas sim adaptações devido as crianças serem pequenas (6 anos) e dessa forma, trabalhamos muito na oralidade e com registros mais simples. Gostaria de agradecer a Edukatu pelo curso e por disponibilizar material riquíssimo que pode ser utilizado e adaptado para todos. Obs: Tentei enviar arquivo PDF com as imagens dos registros das crianças, porém não consegui.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF OCTAVIO PEREIRA LOPES
SAO PAULO, SP

e mais 26 membros (ver todos)