Resposta:
Eu leciono em uma turma de 1° Ano e devido os 2 anos de pandemia, a turma tem perfil de educação infantil e ainda estão no inicio do processo de alfabetização. Dessa forma o plano de aula escolhido teve que ser adaptado para realidade e perfil da turma.
O plano de aula foi dividido em dois momentos e trabalho de forma interdisciplinar com as disciplinas de Ciências e História. Iniciamos com um texto do próprio do livro didático de Ciências que abordava a higiene e cuidado dos espaços que vivemos e/ou utilizamos. Como proposta realizamos um pesquisa de campo, escolhendo um local (refeitório) e observamos o ambiente antes e depois do horário do lanche que é o momento de maior circulação de pessoas. Posteriormente voltamos a nossa sala e as anotações no livro foram realizadas com a minha ajuda, sendo a escriba na lousa e lendo as opções que cada um deveria escolher de acordo com sua percepção.
O segundo momento foi realizado com o livro didático de História, onde estávamos estudando sobre as modificações das cidades ao longo dos anos e o que poderíamos fazer em nosso dia a dia para que o mundo seja mais sustentável. Realizamos uma roda de conversa e fomos pensando juntos todas as ações diárias que podemos fazer em todos os espaços que convivemos para torna-los melhor. Elencamos algumas ações, sendo elas: jogar lixo no lixo; reaproveitar materias, como potes de sorvete, por exemplo; desligar a luz e aparelhos eletrônicos quando não estamos utilizando; cuidar das plantinhas, regando; não gastar água de forma desnecessária; não jogar alimentos fora e só pegar comida se for comer e estiver com fome; entre outros. Após a nossa conversa as crianças registraram, por meio do desenho, o que julgavam importante.
Embora o plano de aula seja algo que realizamos em dois momentos, os pontos abordados são trabalhados constantemente em nosso dia a dia, começando pela nossa sala de aula, na organização e limpeza do espaço ou quando vamos na área externa e ao perceberem lixo jogados no chão, as crianças recolhem e jogam nas lixeiras, por exemplo. Todas as crianças participaram e apreciaram muito as propostas desenvolvidas.
Não julgo que houve dificuldades, mas sim adaptações devido as crianças serem pequenas (6 anos) e dessa forma, trabalhamos muito na oralidade e com registros mais simples.
Gostaria de agradecer a Edukatu pelo curso e por disponibilizar material riquíssimo que pode ser utilizado e adaptado para todos.
Obs: Tentei enviar arquivo PDF com as imagens dos registros das crianças, porém não consegui.