Top_default

Pensar e Repensar Brincando

CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Nossa equipe diária é o Minigrupo I do CEI Jardim Três Corações, com essas crianças passamos toda a nossa manhã e pretendemos junto com elas criar um espaço de brincadeiras e vivências significativas que proporcionem o educar e cuidar, de si, do outro e do meio em que habitamos ou convivemos. Para isso, em pequenas ações diárias que compartilhamos, vamos tentando reciclar, reutilizar e reduzir com o intuito de preservar mesmo que seja minimamente o meio ambiente.

Atividades:

Temos realizado em equipe a construção de alguns brinquedos e brincadeiras a partir de materiais como papelão, garrafas pet, tampinhas, cds, frascos, potes viram porta canetas e trecos e materiais; as caixas organizadoras de nosso brinquedos são caixas de papelão decoradas com restos de papeis, revistas, jornais, folhetos; objetos como celulares velhos, teclados, mouses, controles remoto, lanternas velhas também compõem nossas caixas de brinquedos; utilizamos materiais da naturais encontrados na própria natureza como barro, folhas e gravetos em nossas experiências reduzindo o uso de papéis e brinquedos estruturados. Fazemos também muitas rodas de conversas sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente, temos conversado sobre o desperdício de alimentos, água e energia e como podemos agir para fazer a nossa parte em não desperdiçar.

Desejos:

Desejo que as crianças tenham experiências significativas na escola, que elas levem consigo essas vivências para a sociedade, como seres sociais e produtoras de cultura que são; reconhecendo a importância da vida e com isso a preservação do meio. Desejo que as pessoas reflitam sobre a responsabilidade individual com o planeta e consequentemente com a vida, mas que elas também trabalhem coletivamente para isso, respeitando umas as outras de forma cíclica e harmônica.

Pessoas:

Minha equipe envolve diretamente as crianças da turma, porém toda a comunidade escolar é atingida pelo projeto, quando observam e imitam os bons exemplos demostrados pelas crianças e quando elas multiplicam as trocas e aprendizagens em casa e na sociedade em geral.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

9
Out

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Achei as atividades propostas bem pertinentes, gostei muito da forma que foi colocado o conteúdo de estudo e pesquisas, principalmente dos planos de aula, que abriram um leque de ideias para minha prática. As crianças pequenas entendem o tema quando este é colocado de forma mais lúdica, então as propostas foram importante pois me fizeram pesquisar mais para poder adequar de uma maneira um pouco mais simples. Consegui, creio eu, aprofundar com as crianças um pouco mais sobre o consumo consciente, são ações que já vínhamos fazendo no dia a dia, mas que podem ser aprimoradas e se estenderem ainda mais às famílias e toda a comunidade. A turma do minigrupo I é composta por 24 crianças, mas nem todos os dias estão todas presentes porém, com a extensão das tarefas pude trabalhar com quase todas elas em dias variados, e o interessante é que quando uma criança faltava e comparecia posteriormente, os colegas tratavam logo de atualiza-la, sendo realmente multiplicadores. A página do Edukatu é muito interessante e ampla, aprendemos muito e também podemos trocar experiências significativas compartilhando nossa prática. Para a Educação Infantil o legal é poder adaptar as atividades, pensar em formas para isso, é uma maneira de pesquisarmos e estudarmos mais.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

06. Parcerias e Meios de Implementação

8
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20220902_085537

Resposta:

No entorno do CEI encontramos muito descarte de lixo e entulho, fazendo uma caminhada com as colegas professoras durante o horário de estudos (PEA - Projeto Especial de Ação), pensamos em grupo que medidas poderíamos tomar para sanar esse problema. Dentre as ideias apresentadas resolvemos fazer a revitalização do espaço, escrever placas pedindo para não jogarem lixo, fazer panfletos para entregar à comunidade. Diante das ações que já realizamos com as crianças diariamente, a conversa com os familiares, os vídeos, músicas e histórias educativas, resolvemos também levar o tema para a discussão em Conselho de Escola e reunião que fazemos com as famílias, como forma de conscientização. Muitas se animaram a cuidar do espaço que de fato é delas, trocaram ideias, se propuseram a participar da revitalização, os vizinhos de frente estão "fiscalizando" o espaço. Observamos que tem surtido resultados, a comunidade mais próxima já deixou de descartar lixo e entulho nos arredores do CEI. No evento Dia da Família na Escola, fazemos diferentes oficinas de brinquedos e brincadeiras com frascos vazios, caixa de papelão, garrafas pet, entre outros. Nesse último evento do dia 08/10/22, algumas famílias trouxeram garrafas pet para a confecção de bilboquê. Incentivamos as famílias a reutilizar de forma simples e a descartar de forma consciente, aos poucos vão surgindo os resultados, e nada melhor do que as crianças para serem as multiplicadoras dessa ações tão benéficas para todos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

05. Ação Contra a Mudança do Clima

8
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

** https://www.youtube.com/watch?v=3xOvIm5EqCY Para iniciar essa experiência fizemos um momento de relaxamento e respiração com uma música/vídeo trazendo os sons de vento e mar. Com os olhos fechados as crianças e professoras deitaram-se nos colchonetes para apreciar o momento. Depois de alguns minutos, pedimos para que todas se sentassem tranquilamente para iniciarmos nossa roda de conversa sobre o ar que respiramos. O que as crianças acharam desse momento? Em seguida colocamos outro vídeo: ** https://www.youtube.com/watch?v=UMSV2JLNWdA Essa experiência terá continuidade, falaremos sobre a poluição do ar e queimadas, algo muito frequente nos bairros do entorno do CEI, onde as pessoas costumam por fogo no lixo, no mato, causando poluição do ar.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

04. Consumo e Produção Responsáveis

8
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20220223_085942

Resposta:

No tema consumo e produção responsáveis, posso dizer que continuamos as discussões com a turma sobre economia de água, de papel, o não desperdício de alimentos, sempre buscando inicialmente as rodas de conversa e posteriormente puxando o gancho para os exemplos diários, as orientações repassadas, que é onde realmente na prática conseguimos a conscientização e progresso nas ações das crianças e dos adults também. Dentro das conversas que temos feito temos a intencionalidade de que as crianças reflitam e questionem os acontecimentos, que sejam pesquisadoras curiosas. A indagação da vez foi: Vocês sabiam que tudo que vestimos, comemos, usamos vem de algum lugar? Já pensaram de onde vem a nossa comida e a água? E se um dia ela acabar? Após esse momento de falas e olhos arregalados, começamos a explicar que o planeta nos dá tudo o que precisamos para sobreviver, mas para tudo isso não acabar precisamos cuidar, assim como uma árvore que nos dá frutos, se não cuidarmos ela morre e os frutos também. E a água de onde ela vem? ** https://www.youtube.com/watch?v=1AkgiAB34ms O primeiro vídeo ilustra a importância da água em nosso dia a dia. ** https://www.youtube.com/watch?v=rUeaT5eqCyg O segundo vídeo mostra que podemos reutilizar muitos materiais que jogaríamos no lixo para criar brinquedos, essa também é uma forma de consumo consciente, pois utilizamos o produto e ainda procuramos formas de utilizar a embalagem caso possível. Caso não, devemos descartar corretamente, separando por itens de papel, plástico, vidro, restos de alimentos, todos separados em seu devido recipiente. Dentre os brinquedos que já criamos com a turma fizemos um brinquedo de rosquear com tampas de frascos de plástico, piões com CDs, alinhavo com tampas de plástico, um boliche com garrafas plásticas de leite.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

7
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20220819_102838

Resposta:

Sobre essa experiência, trazendo para a sala de aula do minigrupo I, trabalhamos muito a roda de conversa. Nessa vivência conversamos com as crianças sobre a importância de cada um cuidar do espaço em que vive, brinca, passeia, enfim do território no geral. Começamos por falar sobre o mundo que tem um montão de pessoas, e indagamos: Será que cada pessoas tem arrumado o mundo assim como nós arrumamos e organizamos nossos espaços da escola e especificamente de nossa sala? Fizemos para as crianças algumas perguntas como: o que encontramos no caminho até a chegada ao CEI; o que elas mais gostaram e acharam bonito pelo caminho; o que acharam feio; o que elas mais gostam no território que vivem. A cada resposta fomos fazendo as anotações e depois comentamos o que é legal e bonito, o que é feio e desorganizado e o que e como podemos ajudar a manter ou organizar nossa casa mundo. As professoras também compartilharam suas visões. As crianças gostam de se expressar e ficam felizes quando depositamos nelas algumas pequenas responsabilidades, neste caso, a de cuidar dos nossos espaços, na escola, em casa e em todo lugar que habitamos. Trabalho em equipe Cooperação Organização Cuidado consigo, com o outro e com o meio.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

02. Água Potável e Saneamento

7
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_20221007_103714_1_

Resposta:

Sobre água potável e saneamento fazemos sempre uma conversa com a turma sobre a importância da água, neste momento de roda de conversa as crianças vão expondo suas falas e ideias. Dentre as indagações que fizemos estão as seguintes perguntas: Vocês gostam da água? Vocês acham a água importante? Onde, e para que vocês costumam usar a água? Neste momento vamos conversando com as crianças sobre a importância da água no planeta para todos os seres vivos. Como a turma é de Educação Infantil fiz alterações no roteiro para tratar do tema. Entre as ações estão o momento de lavagem das mãos onde conversamos sobre fechar a torneira enquanto ensaboamos e esfregamos as mãos, e para secar usar apenas duas folhinhas de papel, visando o não desperdício. As crianças nesta fase (minigrupo I - 02 e 03 anos), são muito visuais, sabendo disso usamos algumas estratégias como teatro de fantoches, manuseio e leitura de livros, imagens, vídeos e músicas que abordem o tema. https://www.youtube.com/watch?v=NsQlDBMFGjU https://www.youtube.com/watch?v=bkr1wS8D-6A

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

01. Por onde começar?

3
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_20221007_100232_1_

Resposta:

Na turminha do minigrupo I A e B, que comporta 24 crianças entre 2 e 3 anos de idade, costumamos fazer muitas rodas de conversa e entre elas falamos da importância de cuidar do nosso espaço e do meio ambiente como um todo. Iniciando os trabalhos sobre a reutilização mostramos para as crianças o vídeo, ODS e o Consumo Consciente, com algumas pausas explicativas, e a partir das imagens da figura A. As crianças identificaram que na figura havia muito lixo espalhado, rato, mosquito e disseram no lixo tem cheiro ruim. Indagamos se isso é legal. A resposta foi não. Sobre o porque não é legal tivemos algumas respostas, entre as falas estavam: o lixo é fedido, o lixo tem que ir embora no caminhão, na minha casa tem baldinho do lixo, minha mãe coloca o lixo pro "lixeiro", entre outras. A partir disso começamos a falar sobre coisas que devemos descartar e coisas que podemos aproveitar. Relembramos com a turma a construção das nossas caixas temáticas. Caixas de papelão que reutilizamos para colocar brinquedos e materiais. Essas caixas foram encapadas para ficar bem bonitas e para isso também utilizamos sobras de papéis coloridos que talvez fossem para o lixo. Relembramos também que esse trabalho foi feito em equipe, todos que quiseram, ajudaram a transformar nossa sala em um espaço organizado e bonito com materiais que antes eram vistos como lixo. Nessa experiência além da reutilização de material, trabalho cooperativo, coletivo, desenvolvimento das habilidades motoras e atenção, também conseguimos trocar o plástico pelo papelão. Com essa ação deixamos de comprar algumas caixas organizadoras de plástico, um material que sabemos que é bem prejudicial para o meio ambiente, pois demora centenas de anos para se decompor. Em conversa com as crianças explicamos que há coisas que podem ser transformadas em outras coisas bem legais. Foto: Ana Beatriz da turma C brincando e organizando brinquedos nas caixas temáticas de papelão.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Dulcilene Costa da Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI DIRETO JARDIM TRÊS CORAÇÕES
SAO PAULO, SP

e mais 4 membros (ver todos)