Resposta:
No tema consumo e produção responsáveis, posso dizer que continuamos as discussões com a turma sobre economia de água, de papel, o não desperdício de alimentos, sempre buscando inicialmente as rodas de conversa e posteriormente puxando o gancho para os exemplos diários, as orientações repassadas, que é onde realmente na prática conseguimos a conscientização e progresso nas ações das crianças e dos adults também.
Dentro das conversas que temos feito temos a intencionalidade de que as crianças reflitam e questionem os acontecimentos, que sejam pesquisadoras curiosas.
A indagação da vez foi: Vocês sabiam que tudo que vestimos, comemos, usamos vem de algum lugar? Já pensaram de onde vem a nossa comida e a água? E se um dia ela acabar?
Após esse momento de falas e olhos arregalados, começamos a explicar que o planeta nos dá tudo o que precisamos para sobreviver, mas para tudo isso não acabar precisamos cuidar, assim como uma árvore que nos dá frutos, se não cuidarmos ela morre e os frutos também.
E a água de onde ela vem?
** https://www.youtube.com/watch?v=1AkgiAB34ms
O primeiro vídeo ilustra a importância da água em nosso dia a dia.
** https://www.youtube.com/watch?v=rUeaT5eqCyg
O segundo vídeo mostra que podemos reutilizar muitos materiais que jogaríamos no lixo para criar brinquedos, essa também é uma forma de consumo consciente, pois utilizamos o produto e ainda procuramos formas de utilizar a embalagem caso possível. Caso não, devemos descartar corretamente, separando por itens de papel, plástico, vidro, restos de alimentos, todos separados em seu devido recipiente.
Dentre os brinquedos que já criamos com a turma fizemos um brinquedo de rosquear com tampas de frascos de plástico, piões com CDs, alinhavo com tampas de plástico, um boliche com garrafas plásticas de leite.