O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Plantação de alguns alimentos na horta da escola;
Brincadeiras para conhecer e provar novos alimentos;
culinária.
Desejos:
Estimular uma alimentação saudável para crianças de 3/4 anos, de forma dinâmica e criativa. Levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável e sustentável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.
Chegamos ao final do Percurso Comer, Dividir e Brincar, e gostaríamos de contar com sua ajuda para melhorar os percursos do Edukatu.
É bem simples, basta completar três frases:
QUE BOM...
QUE TAL...
QUE PENA...
Explicando:
Que bom são coisas que você encontrou no Percurso e gostou. Atividades, textos, vídeos, o blog, qualquer coisa que tenha gostado.
Que tal são coisas que você gostaria que tivesse, mas não tem.
Que pena são coisas que você não gostou, e pode sugerir como podemos fazer diferente.
Prontinho. Agora é só completar as três questões e terá finalizado o percurso.
Sua contribuição vai ajudar a melhorar os próximos percursos. Por isso, é tão importante sua participação. Vamos lá?!
Resposta:
QUE BOM ter feito essa curso e ampliado a atividade das crianças
QUE TAL ter uma plataforma que atenda a educação infantil
QUE PENA que as atividades são voltadas só para o fundamental
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.
Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.
Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.
Esse é o momento para sua equipe se reunir para preparar uma atividade de mobilização: realizar piqueniques sustentáveis e convidar todo mundo para participar.
Você sabe o que é mobilizar? É convocar vontades de pessoas para que alterem seus comportamentos individuais de forma a usar o poder transformador dos seus atos de consumo para contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta.
Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo. A campanha Satisfeito é um movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos, com base em uma pequena mudança de hábitos em restaurantes.
Legal, né? Podemos usar os piqueniques para que outras pessoas também aprendam mais sobre o consumo de alimentos de forma consciente e divertida.
Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para os piqueniques de sua equipe. E planeje as atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:
Assista...
Resposta:
Organizamos um delicioso piquenique com todas as crianças
Você sabe como é preparada a merenda da sua escola? Os alimentos são aproveitados integralmente? Quais medidas existem para evitar o desperdício? Quais poderiam ser feitas?
Muitos questionamentos... Chame sua equipe e vá até a cozinha ou cantina e converse com a equipe da merenda sobre o consumo consciente de alimentos. Vocês podem usar novamente as 11 dicas para minimizar o desperdício dentro de casa do Instituto Akatu.
Registre a entrevista: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!
Quando terminarem a expedição, compartilhem com a gente para que todos possam saber como foi. Com isso, poderemos ver o que é parecido e o que é diferente em cada escola.
Curioso? A gente também. Posta logo!
Resposta:
Os alimentos da escola são elaborados para terem o mínimo de desperdício possível.
Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.
Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?
Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.
Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!
Convite Especial: use toda a sua imaginação para criar uma receita com uso integral de alimentos. Uso integral é aproveitar partes do alimento que normalmente são jogadas fora, como cascas, talos, folhas, etc...
Você não tem talentos de chef de cozinha? Tá bom, vale só pesquisar a receita. Mas, se essa for a escolha, pesquise bem para saber se a receita é realmente boa. Você pode, por exemplo, ouvir a opinião de outras pessoas.
Na hora de escolher os ingredientes, dê preferência para alimentos que você encontre no comércio da sua região, para fortalecer a cultura regional.
E aí, como foi? Conseguiu criar com facilidade? Ficou com vontade de experimentar sua receita? Aguarde os próximos capítulos.
Por agora, poste a receita e conta pra gente como foi a experiência.
Resposta:
Bolo de Cascas de Banana
4 cascas de banana madura
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícaras (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícaras (chá) de leite
2 colheres de fermento em pó
Canela para polvilhar
Modo de Preparo
1
Bater no liquidificador as cascas de banana com o leite, óleo, ovos e manteiga, até ficar uma massa homogênea.
2
Em um vasilha misturar o açúcar, a farinha e o fermento em pó, depois acrescentar a massa do liquidificador e misturar até ficar uma massa homogênea.
3
Colocar em uma forma média, polvilhar canela e colocar para assar em forno médio, se quiser pode colocar umas bananas para enfeitar.
Prepare-se! Chegou a hora de agitar a escola e compartilhar com todo mundo o que você já aprendeu até agora. Chame os colegas, os professores, mobilize toda a comunidade escolar. Quem sabe até outras escolas, que queiram se juntar para fazer um super piquenique.
Nas próximas atividades, você e sua equipe vão encarar as atividades de um Desafio, que envolve a realização de piqueniques sustentáveis, com a participação de muitas pessoas.
Que tal começar a aventura reunindo a equipe e tirando uma foto? Compartilhe conosco!
Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.
Ufa! Quantas coisas!
Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.
Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!
Guia de Aventura na Horta
Nome dos exploradores:
Quantas pessoas cuidam da do espaço?
Quais são as características do clima do local?
Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
Recursos necessários para o funcionamento.
Quais os alimentos plantados?
Tem plantio na época seca ou chuvosa?
Quem decide o que se deve cultivar?
Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?
Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).
Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.
Resposta:
Quantas pessoas cuidam da do espaço?
10 Pessoas
Quais são as características do clima do local?
Não sei explicar
Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
Pás e regadores
Recursos necessários para o funcionamento.
Quais os alimentos plantados?
Abobora, batata doce, tomate, salsa, alface e milho
Tem plantio na época seca ou chuvosa?
Em ambas
Quem decide o que se deve cultivar?
É decidido junto com as crianças, mas procuramos escolher alimentos que tenham no cardápio
Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
Tempo para cuidar
Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?
Ter mais pessoas responsáveis para ajudar.