Top_default

Conscientizar, preservar e cuidar do meio ambiente

CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Demos início ao projeto lúdico: (Conscientizar, preservar e cuidar do planeta), trabalhando a conscientização como uso e consumo consciente de materiais, evitando desperdício e poluição ao meio ambiente. Assim, envolvendo as famílias com informes, solicitação de materiais recicláveis para construção de brinquedos e parceria no projeto. Nosso objetivo é: Conscientizar o ambiente escolar e famílias; Mudar hábitos e atitudes; Abordar ações de modo a perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta.

Atividades:

Na turma que trabalho Berçário II estamos trabalhando com rodas de conversa; Vídeos musicais sobre o tema; Contação de história com livros e fantoches; Confecção de cartazes para expor no Cei; Confecção de brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis etc.

Desejos:

Essa prática de conscientização e sustentabilidade nos trouxe a reflexão de quanto mais cedo esse tema for abordado com as crianças pequenas, maiores são as chances de despertar a consciência e responsabilidade pela preservação do planeta. Estamos tendo retorno com as ações das crianças e depoimentos dos familiares, membros da escola e comunidade quanto a conscientização da coleta seletiva, consumo consciente de água, energia, alimentos e esse impacto na vida social.

Pessoas:

Sim. Através de informes via agenda, reuniões com as famílias apresentando o desenvolvimento do projeto, solicitação referente a contribuição com os materiais recicláveis e participação nas oficinas de construção de brinquedos.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

1
Nov

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Fiz um plano adaptado para o Berçário II. Procurei propostas lúdicas para essa faixa etária. Os bebes foram participativos e demonstraram pequenas atitudes enquanto preservação do meio ambiente: Como utilizar a agua sem desperdício, jogar lixo no lixo. A dificuldade foi a parte do envolvimento da família e comunidade enquanto ao consumo consciente de materiais, evitando desperdício e poluição ao meio ambiente com os descartes dos mesmos em lixos comuns. Mas que já vimos grande progresso quanto essas atitudes. A proposta foi aplicada com o agrupando com 18 crianças, com envolvimento da equipe escolar e família.

0
0
aprox. 2 anos

06. Parcerias e Meios de Implementação

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

05. Ação Contra a Mudança do Clima

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

02. Água Potável e Saneamento

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A aplicação do plano de aula foi bem interessante, prazerosa e lúdica, havendo a necessidade de adaptá-lo, uma vez que o mesmo foi elaborado para o Berçário II. O grupo é bem participativo. Ficaram atentos a roda de história se prendendo a cada detalhe que íamos frisando sobre os cuidados cono planeta partindo do que vivenciamos em nosso dia a dia. Brinquedos de sucata, ou materiais de longo alcance, ou ainda recicláveis são os brinquedos preferidos dando margem a imaginação. Ficam brincando de abrir e fechar os potes, manuseiam e interagem uns com os outros. Com os chocalhos confeccionados com as garrafas, exploram produzindo sons diversos e essa roda com musicalização é bem prazerosa e produtiva. A dificuldade foi a parte do envolvimento da família e comunidade enquanto ao consumo consciente de materiais, evitando desperdício e poluição ao meio ambiente com os descartes dos mesmos em lixos comuns.

0
0
aprox. 2 anos

01. Por onde começar?

1
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Plano de aula Ana Paula de Jesus Silva Gonçalves RF: 805.138.1 Tema: Conscientizar, preservar e cuidar do meio ambiente Turma: Berçário II Duração: Uma semana Justificativa: Esse projeto lúdico tem o intuito de desenvolver a conscientização como uso e consumo consciente de materiais, evitando desperdício e poluição ao meio ambiente. Assim, envolvendo as famílias com informes, solicitação de materiais recicláveis para construção de brinquedos e parceria no projeto. Objetivo geral: Conscientizar o ambiente escolar e famílias; Mudar hábitos e atitudes; Abordar ações de modo a perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta. Objetivos específicos: Desenvolver um processo de conscientização; Desenvolver o interesse pela preservação do meio ambiente; Produzir brinquedos através de materiais recicláveis; Desenvolver diferentes linguagens; Conteúdos: Roda de história; Roda de conversa; Apresentação e exploração de materiais recicláveis; Vídeo musical sobre reciclagem; Confecção de chocalhos; Produção de som com os chocalhos confeccionados; Confecção de cartazes; Metodologia: Iniciar o projeto com a história: (O planeta terra); Realizar uma breve roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente e como podemos ajudar nosso planeta; Apresentação de alguns materiais para conhecimento, identificação e classificação; Confeccionar chocalhos com garrafas pet, grãos diversos; Realizar uma roda de música explorando os instrumentos confeccionados; Assistir o vídeo musical: O mundo Bita (Nem tudo que se joga fora é lixo; Confeccionar cartazes com figura enviada pelas famílias. Recursos: Potes e garrafas; Grãos; Vídeo, papel, cola, tinta guache, durex colorido, figuras diversas. Livro infantil: O planeta terra Avaliação: Por meio de observação, registros e fotos. Referências: Diretrizes de aprendizagem dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no currículo da cidade de São Paulo. – São Paulo: SME / COPED, 2020.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI PARQUE FIGUEIRA GRANDE
SAO PAULO, SP

e mais 4 membros (ver todos)