Top_default

Porto Nacional

EMEI PORTO NACIONAL | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Em nossa unidade de educação infantil, trabalhamos a reciclagem de embalagens para confecção de brinquedos e/ou utilização no parque, são materiais não estruturados/sucatas que possibilitam a criação de diferentes brincadeiras simbólicas. Este projeto começou partindo da realidade e das vivências observadas no parque da unidade, pensando na oferta de materiais que possibilitassem que as crianças ficassem mais concentradas, evitando o excesso de acidentes, assim como a ampliação do faz de conta, tendo em vista as infinitas possibilidades que o parque oferece, tendo terra, barro, pedras, árvores, galhos, folhas e sementes, oportunizando a exploração dos elementos da natureza, diversas pesquisas e possibilidades criativas, as crianças cavam, amontoam, misturam, moldam, comparam, separam, selecionam, colhem, peneiram e transformam.

Atividades:

omos duas professoras atuando em parceria, fizemos o curso, trabalhamos na mesma unidade e seguimos a mesma linha do tempo. Observando nossa realidade e necessidades das turmas, conduzimos nossos primeiros fazeres com rodas de conversa, para entender o que as crianças já sabiam sobre reciclagem e materiais reciclados, assim como meio ambiente; Seguimos com apresentação das temáticas, desde leituras de histórias: Quem Vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha Livro Imagens: "Resgate do Planeta" de Patrick George Coleção: ECO MUNDO "Meu primeiro livro de reciclagem". Também utilizamos de projeção de imagens para favorecer as discussões assim como diferentes vídeos: De onde vem? Para onde vai? - Sacolas plásticas De onde vem? Para onde vai? - Garrafa plástica De onde vem? Para onde vai? - Celular Todos do instituto edukatu Consumo responsável para crianças - Os três erres: Reduzir, Reutilizar e Reciclar do Smile and Learn - Português Uma Coisa Vira Outra - O Show da Luna!

Desejos:

Possibilitar o brincar, desenvolver a criatividade e a imaginação, também estimular o desenvolvimento sensorial pelo contato com diferentes texturas, temperaturas, cores, formas... Assim como o desenvolvimento sustentável, onde as crianças possam refletir sobre os materiais e embalagens usados também dentro de casa, dando novos caminhos e significados para estes materiais. Os materiais não estruturados (sucatas) também proporcionam diferentes momentos de pesquisa, encher e esvaziar, comparar peso e volume, e auxiliam as crianças no domínio dos elementos disponíveis.

Pessoas:

Continuação das atividades: Organizamos diversas embalagens, inclusive com doação das famílias. Depois de entendermos que alguns materiais não são lixo, colocamos a mão na massa criando alguns brinquedos a partir de diferentes embalagens; Exploração dos brinquedos. A temática vem sendo explorada desde o início do ano, com mais informações e trocas a partir do segundo semestre.

Duas professoras e 70 crianças (7O e 7P); Colaboração das famílias/Diálogo e mobilização por parte das crianças.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PORTO NACIONAL
SAO PAULO, SP

e mais 30 membros (ver todos)